homem-soltando-flecha-em-algo

5 forças de Porter: conheça o seu lugar no mercado, seus riscos e potencialidades

Responda rapidamente: em que lugar está a sua empresa hoje no mercado? Se não soube como responder ou ficou em dúvida, saiba que conhecer a posição do seu empreendimento frente aos concorrentes é essencial para construir estratégias, analisar oportunidades e riscos.

Mas estamos aqui para te ajudar! Com o método chamado “5 forças de Porter”, é possível determinar o lugar das empresas no mercado, as forças que elas têm e os riscos que estão expostas. Veja mais a seguir e o porquê usar essa estratégia no seu negócio.

Conheça as 5 forças de Porter e como usá-las

Em 1979, o professor Michael Porter consagrou a metodologia conhecida como “5 Forças de Porter” em seu artigo na Harvard Business Review, que destacou os fatores considerados como forças competitivas de empresas e que devem ser levados em conta na hora de construir planos estratégicos.

Veja Como Dar Autonomia Para Seus Times E Ter Mais Produtividade! 🙂

Conheça quais são os fatores:

  1. Rivalidade entre os concorrentes

A rivalidade irá definir não só o quão os seus concorrentes estão dispostos a criar ofertas atraentes em relação ao preço, mas como estão dispostos a inovar, criar novos produtos e investir em tecnologia. É preciso analisar alguns cenários como:

  • Quantas empresas estão concorrendo diretamente com a sua?
  • Qual a principal vantagem da concorrência (preço, produtos diferenciados, atendimento)?
  • Qual a posição dos seus concorrentes no mercado (tamanho, capilaridade, reconhecimento de marca)?
  1. Poder de barganha do consumidor

As primeiras perguntas a serem respondidas neste tópico são: “Qual a disponibilidade do seu produto/serviço no mercado? E quantas empresas estão dispostas a vender?”. Quanto mais disponibilidade no mercado maior serão as opções dos consumidores e consequentemente o seu poder de barganha pelo preço. Alguns dos cenários a serem analisados são:

  • Existem produtos substitutos?
  • Os clientes têm poder para influenciar o preço do seu produto/serviço?
  • Qual a dependência dos seus clientes em relação ao seu produto/serviço?
  1. Poder de barganha dos fornecedores

Neste tópico a lógica é inversa ao anterior, pois aqui a sua empresa está no lugar de cliente do fornecedor. Então, quanto mais fornecedores da sua matéria-prima ou serviço melhor será o cenário para sua empresa. No entanto, serviços e produtos específicos podem levar vantagem ao fornecedor fazendo com que ele detenha o maior controle da situação. Preste atenção nestes cenários:

  • Evite ter apenas um fornecedor
  • Avalie o grau de diferenciação e qualidade entre os fornecedores
  • Levante qual a quantidade de fornecedores no mercado
  • Determine o custo e os riscos de uma eventual troca de fornecedor
  1. Possibilidade de novos concorrentes

As barreiras de entrada também são uma questão importante. Quanto mais dificultoso for entrar no seu mercado e se estabelecer nele mais seguro está o seu negócio e os clientes conquistados ao longo do tempo. Então, é importante observar:

  • Necessidade de investimento de capital para entrada (quanto mais baixo, maior o risco)
  • Barreiras de entrada (patentes, alvarás de funcionamento, autorizações governamentais)
  • É possível começar um negócio com modelos de economia de escala (com baixo custo)?
  1. Produtos ou serviços alternativos

Os consumidores têm a possibilidade de escolher por um produto alternativo ao seu? Há versões semelhantes no mercado? Se no tópico um o foco é analisar os concorrentes diretos, aqui você deve se preocupar com serviços e produtos em escala semelhante, isso é, que entreguem funções equivalentes ou parecidas ao consumidor. Como por exemplo, se você tem uma escola de capacitação em que as aulas são presenciais, empresas que oferecem cursos online podem se encaixar como concorrentes em produtos substitutos. Analise os seguintes fatores;

  • Quais as diferenças de qualidade entre os produtos?
  • Qual a diferença de preços entre os produtos?
  • Há algum produto seu que pode ser otimizado?

Agora que você já conhece as cinco forças de Porter, aplique essas análises ao cenário do seu empreendimento e saiba como categorizar o lugar da sua empresa no mercado e as ameaças e riscos que enfrenta atualmente.

Você já conhece a 99 Empresas? Somo uma opção para desburocratizar o transporte de colaboradores e aumentar o controle sobre o uso desse benefício. Clique aqui e saiba como podemos ajudar empresas de todos os segmentos e tamanhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.