Homem segura um tablet que tem em sua tela um formulário de registro. Só é possível ver suas mãos. Ele está sentado à mesa e nela há um teclado branco e um bloco de anotações onde está escrito: meeting 9:30 AM.

6 tipos de aplicativos para melhorar a produtividade da sua empresa

Aquela sensação de que os dias estão cada vez mais curtos tem se tornado constante? Acha que 24 horas não bastam para dar conta de todas as suas responsabilidades? Pois essa impressão surge como consequência natural da chuva de possibilidades e informações que esse mundo hiperconectado e globalizado traz. Antigamente, era preciso se preocupar basicamente com a lavoura ou com a saúde dos animais da fazenda. Hoje em dia, é preciso estar atento à economia, à formação acadêmica dos filhos e ao próprio conhecimento técnico para desempenhar bem as atividades do trabalho.

Mas sabia que, com o uso da tecnologia para melhorar a produtividade, é possível fazer mais que o essencial no dia a dia? Pensando nisso, resolvemos elencar aqui algumas soluções para você deixar a falta de tempo de lado de uma vez por todas! Pronto para entender como otimizar sua rotina? Então confira nossa seleção de aplicativos e os use sem moderação!

Armazenadores de notas

Com tanta informação sendo bombardeada todo dia, é até natural que as pessoas estejam ficando mais esquecidas. E isso, na verdade, pode não ser um problema. O que acontece é que o cérebro humano não é capaz de processar tantas informações ao mesmo tempo, tanto que acaba por privilegiar aqueles dados mais importantes.

Buscando ajudar nesse ponto, aplicativos foram desenvolvidos para ajudar a armazenar informações diversas por meio de notas digitais, que podem ser incluídas ou acessadas pelas mais diferentes plataformas. Com aplicativos como o Google Keep ou o Evernote, é possível tirar uma foto de um outdoor sobre uma campanha publicitária, por exemplo, armazenando-a para, posteriormente, conferir melhor a informação transmitida.

Essas soluções ajudam a melhorar a produtividade justamente por facilitar seu dia a dia tanto no que se refere ao armazenamento de informações (por imagem, áudio, texto ou links) como em relação ao compartilhamento desses dados com colegas do trabalho ou familiares.

Conversores de cartões

Seja durante eventos corporativos, cursos de aperfeiçoamento ou mesmo em reuniões sociais, sempre é possível conhecer profissionais interessantes, que eventualmente podem se transformar em importantes contatos de negócio. E, nessas ocasiões, o mais comum é trocar cartões de visitas com telefones, sites, endereços de e-mail e demais formas de contato. Ao final desses eventos, muita gente acaba saindo com os bolsos cheios de cartões!

Para evitar o desperdício e facilitar o acesso às informações, existem aplicativos (como o CamCard) que permitem que você fotografe os cartões de visitas. E a melhor parte é que o aplicativo converte as informações fotografadas em dados, que serão armazenados juntamente com a imagem.

Assim, não será mais preciso digitar manualmente nome por nome e telefone por telefone de cada uma das pessoas que te passarem um cartão, além de diminuir significativamente as chances de eventualmente perder aquelas informações.

Organizadores de tarefas

Quanto mais organizado um profissional é, mais facilmente consegue otimizar suas rotinas e promover resultados melhores por meio da gestão de seus afazeres e do tempo necessário para resolver quaisquer pendências. E essa necessidade de gerir adequadamente os processos se torna ainda mais importante (e difícil) quando as tarefas envolvem mais de um profissional, como no caso de um grupo de trabalho.

Contudo, com o desenvolvimento de plataformas como o Trello, é possível otimizar o trabalho em equipe de forma bastante flexível e visual. E isso sem perder horas redigindo e-mails ou buscando informações em planilhas desatualizadas. Com esse tipo de aplicativo, é possível gerir tanto trabalhos individuais como rotinas em grupo, diferenciadas por quadros individuais ou compartilhados. Com a capacidade de inserir conteúdo multimídia para geração de insights, os resultados de seus projetos tendem a ficar ainda mais ricos e criativos.

Você pode dividir os quadros por tarefas a fazer, sendo feitas e efetivamente feitas, por exemplo, permitindo que todos os envolvidos saibam exatamente como está o andamento daquela iniciativa. E tudo isso sem perder prazos, acompanhando em tempo real o desenrolar dos projetos por meio de checklists praticamente autoexplicativas.

Gestores de relacionamentos

A necessidade de reunir em um único lugar a maior quantidade de informações possível a respeito dos clientes tem sido ainda mais indispensável a cada dia que passa. Afinal de contas, encontrar tudo sobre os clientes em um único lugar representa uma importante economia de tempo e, com isso, ajuda bastante a melhorar a produtividade.

De olho nessa demanda, empresas desenvolveram sistemas de Customer Relationship Management (gestão de relacionamento com o consumidor), que colocam o cliente como foco dos processos do negócio. Por meio de CRMs como o Agendor, as ações da empresa ficam centradas nas necessidades dos clientes e não em seus produtos. E é justamente assim que esses aplicativos ajudam a área comercial a organizar e aumentar as vendas.

Com eles, é possível criar e controlar processos comerciais que impedem que as equipes percam oportunidades em ciclos de vendas muito longos. Por meio deles, os profissionais consultam históricos de vendas, têm a comunicação entre os vendedores facilitada pela plataforma e ainda consultam relatórios para análises detalhadas.

Facilitadores de vendas

A plataforma mobile, composta por dispositivos móveis (como smartphones, palmtops e tablets), traz grande facilidade para quem pode fazer negócios praticamente a todo momento e de qualquer lugar. Nesses casos, é preciso estar sempre a postos para fechar uma venda e não deixar a oportunidade para depois. Vai a uma feira do segmento ou agenda muitas reuniões fora do escritório? Não é mais justificativa para perder venda!

Justamente para facilitar esse processo, foram criados aplicativos como o ContaAzul, um software de gestão financeira que, de forma simples e eficiente, faz com que você ganhe tempo. Por meio dele, é possível administrar o fluxo de contas a pagar e receber, além de emitir notas fiscais eletrônicas de forma rápida e fácil.

Com todas essas informações e possibilidades na palma das mãos, você automaticamente gera mais negócios para a empresa. Já imaginou conseguir, durante um breve encontro, emitir uma NF-e e já encaminhá-la por e-mail para seu cliente?

Otimizadores de mobilidade

Já se foi o tempo em que era preciso ficar gesticulando e assoviando para um táxi na rua ou até mesmo disputar os carros disponíveis com outros passageiros. Com o dia a dia cada vez corrido, nem tempo para isso as pessoas têm! Por isso, as palavras-chave da modernidade são facilidade e otimização.

Para atender a essa demanda, surgiram os aplicativos otimizadores de mobilidade, como o 99Corporativo, que facilita os deslocamentos dos funcionários da empresa e ainda proporciona economia tanto de dinheiro como de tempo.

 

post-2

 

Quer um exemplo? Uma empresa que faz 50 corridas de táxi por mês pode economizar até 16 mil reais por ano e 21 horas mensais de seus colaboradores! Isso porque o processo de chamada de táxi pelo aplicativo é extremamente rápido e fácil, além de eliminar necessidade de reembolso ou adiantamento de valores para o traslado dos profissionais.

Como você pode ver, a tecnologia é a principal arma do homem contemporâneo para melhorar a produtividade e evitar os desperdícios de dinheiro e tempo. Por isso, use e abuse desses recursos para facilitar sua rotina e ter ainda mais tempo para produzir ou curtir a família e os amigos!

E você, que ferramentas usa para melhorar sua produtividade? Comente aqui e divida suas dicas conosco!

Veja Também

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *