Prédios amarelos com nuvens e céu azul ao fundo

Descubra como o armazenamento em nuvem pode ajudar sua empresa

Você já ouviu falar de armazenamento em nuvem? Essa é uma ótima solução para empresas que trabalham com times remotos ou que têm equipes que precisam levar materiais e histórico de documentos diversos para clientes, por exemplo. Essa tecnologia traz a capacidade de armazenar qualquer tipo de arquivo na internet em um servidor remoto – não, esses arquivos não ficam em uma nuvem de fato, essa é apenas uma expressão 😀 -, sem a necessidade de ter o download do arquivo no aparelho celular ou notebook. 

A melhor notícia é que existem muitas opções no mercado e algumas são gratuitas! Se o seu time têm encontrado dificuldades para acessar documentos de trabalho importantes, acompanhar e auxiliar produções em tempo real e, claro, ter mais praticidade no dia a dia, essa pode ser uma saída! Se identificou? Então, o armazenamento em nuvem é para você (e este artigo também). Confira:

Produção nas alturas com o armazenamento em nuvem

As horas do dia estão apertadas na empresa e, de repente, você é surpreendido com uma ligação de um colaborador que está em trabalho remoto ou externo, ele envia fotos dos documentos ou arquivos que está editando pelo Whatsapp ou, pior, tenta tirar dúvidas e pedir a sua aprovação no telefone.

Esse além de ser um problema comum em empresas muito verticalizadas e pouco horizontais, também é um diagnóstico de que está na hora de aderir às tecnologias no trabalho. Por exemplo, se esse documento estivesse na nuvem, você poderia acessar, editar e revisar antes que seu colaborador feche contrato, entregue uma peça publicitária ou em outras situações, dependendo do ramo do seu negócio.

Ganhe a agilidade nas nuvens

Downloads demorados? Internet lenta? Colaborador sem acesso a um documento crucial para fechar o dia? Com o armazenamento em nuvem, esse problema seria facilmente resolvido, uma vez que é possível produzir e fazer o upload de documentos de texto, powerpoint, planilhas, imagens, PDF e tudo o mais que você precisar dentro dos próprios servidores remotos. Depois, basta dar o acesso para as pessoas envolvidas no projeto e pronto.

Facilidade para manter uma rede e organizar documentos

Como você está armazenando os documentos e arquivos da sua empresa? Se a resposta for em um computador, a chance de problemas técnicos comprometerem todo o histórico de documentação da sua organização é grande! Se for em uma rede física, a má notícia é que você poderia estar economizando com o armazenamento em nuvem. Confira os principais benefícios:

  1. Encontre tudo com poucos cliques online;
  2. Acabe com o problema do extravio de documentos físicos;
  3. Mantenha uma equipe remota como se estivessem todos na mesma sala;
  4. Chega de sobrecarregar seu computador;
  5. Evite perder arquivos em backups ou outros problemas técnicos no computador;
  6. Acompanhe a produção do seu time;
  7. Otimize a capacidade de revisão de documentos e contratos;

Quais os principais serviços de armazenamento em nuvem?

Ufa! Falamos tanto dos benefícios, vamos agora conhecer alguns dos mais populares serviços? Confira:

  1. Google Drive
  2. Dropbox
  3. OneDrive

Você já usou algum deles? Comente este post com suas impressões e experiências e ajude os outros leitores com o seu review!

Já que o assunto é tecnologia, você quer saber como a 99 Empresas pode ajudar na praticidade e economia da sua empresa? Clique aqui e descubra porque essa nossa dupla de benefícios é imbatível!

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.