Mãos masculinas apoiadas em uma mesa de madeira marrom mexem em um tablet que tem em sua tela um gráfico de cor azul. Na mesa há um copo térmico descartável tampado e um óculos de grau.

As 8 soluções inovadoras para o cotidiano das empresas

Você passa a semana tão intensamente que mais parece que está em uma maratona? São dezenas de coisas a resolver, pensar, planejar e colocar em prática? A vida de empreendedor é bem assim mesmo.

Felizmente, a cada dia que passa, encontramos  mais soluções inovadoras para empresas que podem melhorar bastante essa situação.

As facilidades tecnológicas não param chegar, tornando um pouco difícil se manter por dentro de tudo que pode facilitar o dia a dia das corporações e amenizar a carga de trabalho. Neste post vamos mostrar algumas soluções que vão ajudar bastante você e sua empresa!

1. Cloud computing

A famosa “nuvem” está abrindo portas para várias soluções inovadoras que podem otimizar o trabalho da sua empresa, como é o caso dos sistemas de gestão na nuvem.

As possibilidades do mercado são enormes: você pode ter desde um simples sistema de emissão de boletos para facilitar o controle de pagamentos até uma solução completa de gestão, que integra da recepção à alta direção.

A grande vantagem do cloud computing é que a maioria das soluções são no modelo SaaS – Software as a Service, ou seja, você paga uma mensalidade pelo uso da ferramenta, não precisa adquirir o software por completo. Além disso, todas as informações de negócio ficam disponíveis a qualquer hora, em qualquer lugar, basta você ter acesso à internet e os seus dados de usuário.

Isso tem tudo a ver com a realidade da mobilidade corporativa, uma forte tendência contemporânea. Muitas empresas estão flexibilizando as noções de espaço e tempo para o trabalho, empregando equipes remotas, colocando seus colaboradores para atuar “em campo” e incentivando o home office.

Mas essa flexibilidade depende, de maneira direta, da acessibilidade das informações da empresa. De que adianta colocar seu vendedor nas ruas, para fazer visitas aos clientes, se ele não puder visualizar o estoque ou verificar informações do histórico enquanto isso?

Felizmente, com a computação em nuvem hospedando os sistemas de gestão informatizada, o colaborador pode desempenhar suas atividades a partir de qualquer aparelho, até mesmo um smartphone.

Com isso, não é mais necessário estar no escritório para trabalhar. Para muitos profissionais jovens, esse é um grande atrativo.

2. Formas de pagamento

Tramitar pagamentos e recebimentos também ficou bem mais fácil nos últimos anos, sendo que soluções inovadoras para empresas não param de chegar a esse mercado. Se antes pensávamos em boletos bancários e cartão de crédito, agora é possível realizar transferências financeiras sem nenhuma dificuldade.

Alguns exemplos de plataformas de pagamento que estão revolucionando a maneira de fazer negócios são os intermediadores de pagamento, como Paypal e Mercado Pago. Carteiras digitais também estão se proliferando bastante, facilitando no momento de oferecer opções de pagamento a seus clientes.

Plataformas de pagamento que podem ser integradas a e-commerces, ERPs e CRMs também podem ser uma boa opção para quem deseja aumentar a segurança nas transações e oferecer maior comodidade a seus clientes.

Existem muitas vantagens em utilizar plataformas de pagamento digitais. A primeira delas e, talvez, mais óbvia, é que isso garante mais vendas. Afinal, um dos fatores que o cliente leva em consideração na hora de fazer uma compra é a praticidade e segurança do pagamento.

Se você vai colocar os dados do seu cartão de crédito em um site, quer ter certeza de que não vai acordar na manhã seguinte com sua conta zerada e várias compras indevidas no seu nome.

Outra vantagem importante é o fato de que essas plataformas permitem a confirmação imediata do pagamento, o que acelera todo o processo que se segue à venda.

Em poucos segundos o pedido está liberado para produção ou separação, o que permite que a entrega seja mais ágil (deixando o cliente muito satisfeito). É um avanço significativo em relação ao pagamento via boleto, por exemplo, que exige até três dias para a confirmação bancária.

3. Gerenciamento de tarefas

Sabe aquela dificuldade enorme de fazer com que todo mundo saiba o que deve ser feito, quando, como e porquê? Pode ser resolvida com uma solução simples, como um software de gestão de tarefas.

Existem vários que podem ser aproveitados pela sua empresa, como o RunRun.it, o Todoist e o Evernote. Todas essas soluções trazem recursos de lista de atividades, controle de prazos, avisos e lembretes e o melhor: colaboração entre sua equipe.

Uma vez que todos estejam cadastrados é possível compartilhar projetos e atividades, atualizar o status de cada tarefa, anexar documentos que auxiliem na execução e ainda manter todos informados e atualizados sobre o que está sendo desenvolvido.

Não existem limites para as vantagens de adotar uma solução tecnológica em gerenciamento de tarefas. Algumas delas são:

  • incentivar a produtividade dos colaboradores;
  • aumentar o senso de responsabilidade;
  • acompanhar o progresso de projetos que envolvem diferentes fases, desenvolvidas por diferentes setores da empresa;
  • registrar eventuais atrasos nos prazos e, se necessário, rever o planejamento.

E engana-se quem pensa que as soluções para gerenciamento de tarefas são meras “listas”. Elas permitem organizar atividades de acordo com critérios de prioridade, e isso faz toda a diferença.

Todo profissional encara uma quantidade extremamente alta de demandas em seu trabalho, diariamente, e muitas vezes é difícil manter sua atenção naquilo que precisa ser feito primeiro. Corremos o risco de passar o dia “apagando incêndios”, resolvendo o que é urgente, mas nunca trabalhando naquilo que é realmente importante.

Com a ajuda de um bom software de gestão de tarefas, que permita atribuir prioridades, fica mais fácil redirecionar seu foco para as atividades que vão gerar impacto real.

4. Atendimento mobile

Se você ainda vê o call center como um setor que é um verdadeiro caos, é porque ainda não conhece soluções inovadoras para empresas, como o aplicativo Me Atende. A empresa se cadastra na plataforma para fornecer um atendimento diferenciado aos usuários, ligando para eles em vez de eles ligarem para a empresa.

O usuário que deseja ser atendido e está cansado de horas de espera ao telefone baixa o aplicativo no dispositivo mobile e abre um chamado de atendimento para a empresa com a qual deseja falar.

A empresa recebe essa solicitação e retorna o contato no momento mais propício, melhorando a qualidade da comunicação com o cliente.

No atendimento mobile podemos ainda citar o uso de aplicativos de mensagens, como Whatsapp e Messenger. Cada vez mais empresas aderem a estas ferramentas como canais de atendimento personalizado ao consumidor, melhorando a taxa de resposta e o engajamento da audiência após o atendimento.

Sem dúvidas, um dos maiores benefícios das tecnologias ligadas ao atendimento é o aumento do nível de satisfação dos clientes. Entretanto, os efeitos positivos não acabam aí.

Quando o serviço é melhor e o cliente se sente bem atendido, a tendência é que isso leve a um relacionamento mais saudável entre consumidor e empresa. Por consequência, há um reposicionamento da imagem da sua marca no mercado.

Quer entender melhor do que estamos falando? Basta imaginar a situação de uma empresa de telefonia — lembrando que, tradicionalmente, este é um dos segmentos que recebem mais reclamações de consumidores insatisfeitos.

Se uma dessas empresas fizesse um esforço para aumentar a qualidade e eficiência do seu call center, você não acha que isso a posicionaria de maneira totalmente diferente, trazendo uma vantagem competitiva importante?

5. Crowdfunding

Estando na posição de empreendedor ou responsável pelo financeiro de uma empresa, você sabe muito bem como é difícil captar recursos para desenvolver projetos, mesmo que a proposta seja trazer ao mercado soluções inovadoras. É por isso que as plataformas de crowdfunding, como Catarse e Kickante, estão fazendo grande sucesso.

Se você tem uma grande ideia, está buscando financiamento e não conseguiu nada com os bancos – até porque os juros são altíssimos – pode experimentar lançar sua ideia em uma plataforma de crowdfunding, ou financiamento coletivo.

Nestas plataformas existem pessoas físicas e empresas que, quando gostam de determinada ideia, investem nela em troca de alguma vantagem, como participação acionária, bônus, produtos etc.

Além da maior acessibilidade e do fato de que não é preciso devolver o dinheiro em espécie (muito menos com juros), o crowdfunding ainda traz outra vantagem que poucas pessoas notam: visibilidade. E, se você está tentando lançar um produto novo, isso é determinante para o sucesso.

Muitas empresas, ao trazer um produto para o mercado, distribuem até gratuitamente. Com isso, elas esperam que os primeiros consumidores tornem-se divulgadores, até que exista uma demanda espontânea consistente.

No entanto, ao criar uma campanha de crowdfunding, você consegue que os primeiros consumidores não apenas sejam “pagantes” como, de fato, financiem o projeto!

Então, ao receber o produto finalizado, eles vão usá-lo e divulga-lo, tanto pelo método boca-a-boca quanto através das mídias sociais. Para completar, esses financiadores também serão a fonte de um feedback valioso para melhorias futuras.

6. Gerenciamento eletrônico de documentos

Que tal libertar-se daqueles arquivos velhos e pesados, cheios de papel? É só apostar no GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos. GEDs são sistemas informatizados que podem estar na nuvem ou hospedados no servidor da sua empresa e que servem como repositório de documentos importantes.

Com as funcionalidades de um GED, você pode digitalizar, armazenar, compartilhar, segmentar, categorizar e resgatar qualquer tipo de documento quando queira, tudo isso sem precisar entrar em contato com pó, caixas e arquivos velhos.

Em poucos cliques você tem acesso a toda a documentação da empresa e pode tramitar processos online, agilizando o que deve ser feito. Bom para você, para o espaço físico da sua empresa, para a natureza e também para o seu cliente, que terá um atendimento mais ágil e eficiente.

Mas organização e agilidade não são os únicos benefícios desta tecnologia. O gerenciamento eletrônico de documentos ainda garante maior segurança às informações da sua empresa.

Comparados a registros de papel, os dados salvos em formato digital são mais duráveis, não estando sujeitos aos efeitos do tempo e do clima.

Além disso, o fato de usar a computação em nuvem, em vez do armazenamento local (isto é, em servidores físicos da empresa), permite que eles estejam mais protegidos contra vírus de computador, erros de salvamento, exclusão acidental dos arquivos ou até mesmo danos físicos aos computadores.

7. Criptografia de dados

Nós já falamos um pouco sobre isso no item anterior, mas ele é tão importante que merece seu próprio tópico. Afinal, segurança da informação é algo sério, independente do segmento de mercado em que você atue. Não só as informações da empresa como também as informações de seus clientes devem ser mantidas sob o mais rigoroso sistema de segurança.

E é por isso que a criptografia de dados também faz parte da lista de soluções inovadoras para empresas que não podem faltar na sua organização.

Google, Dropbox e Mega, são algumas das empresas que oferecem serviços de armazenamento na nuvem com criptografia de dados, mantendo toda a informação da sua empresa pra lá de segura.

A criptografia de ponta a ponta, usada pelo Whatsapp, por exemplo, permite que apenas quem transmitiu a informação e quem a recebeu tenham acesso. Qualquer tentativa de quebra do código gera um novo código, impedindo que haja vazamento de informações.

Tendo em vista esse cenário, você deve levar em consideração a segurança como um fator de decisão, ao escolher uma nova solução tecnológica para ser implementada na sua empresa. Procure optar por serviços que tenham uma preocupação maior com a criptografia de dados. Se for necessário, peça a ajuda de um profissional para identificar as opções mais confiáveis.

8. Big Data

E se você ainda não entrou para o mundo da análise de dados, fica aqui o convite para conhecer o Big Data, que consiste num conjunto de soluções que permitem coletar, processar e analisar grandes volumes de dados.

Nós vivemos, afinal, em um mundo inundado por dados. Hoje, é quase impossível trabalhar com eles do começo ao fim. Imagine, por exemplo, se você tivesse que localizar, organizar e filtrar todos os pedidos de vendas feitos pela sua empresa nos últimos dez anos — tudo isso manualmente!

Parece loucura, não é? No entanto, isso pode ser feito em poucos minutos usando uma solução de Big Data. No final, resta para o ser humano apenas a parte estratégica do trabalho: analisar as informações e tomar decisões.

Com o auxílio do Big Data você é capaz de conhecer melhor o mercado, seus concorrentes, seu público-alvo e, por meio dos insights extraídos, melhorar sua eficiência e competitividade. Tudo isso sem burocracia ou trabalho braçal.

É uma solução indispensável para aumentar o desempenho da equipe, maximizando sua produtividade e mantendo seu foco nas atividades de alto impacto. Afinal, ninguém quer pagar um excelente profissional para que ele passe o dia simplesmente criando planilhas de Excel.

Agora que você já sabe como otimizar o trabalho na sua empresa e melhorar sua capacidade de decisão, que tal compartilhar esse post com seus amigos nas redes sociais?

Assim, mais gestores terão a chance de conhecer e implementar soluções inovadoras para empresas, trazendo seus negócios para o século XXI.

 

post-1

Veja Também

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *