Automação empresarial: como a tendência pode ser usada pela sua empresa e quais os benefícios

Economizar tempo, dinheiro e ainda ter uma equipe mais eficaz. Esse é o desejo da maioria dos empreendedores. O investimento em tecnologia, nesse sentido, pode ser uma excelente saída, principalmente quando se fala em automação empresarial. Essa é uma técnica que consiste basicamente em simplificar processos e tornar automático o que é feito de forma mecanizada.

O auxílio de softwares, plataformas e a disponibilidade da empresa para arriscar e testar novas possibilidades é essencial nessa transição para uma atuação no mercado com mais inovação. Neste artigo, separamos algumas ideias e reflexões sobre o assunto. Confira:

Automação empresarial: menos interferência humana e mais agilidade

Quanto menos interferência humana em processos burocráticos melhor! Isso porque sua equipe irá economizar tempo e poderá investir em tarefas que exigem um grau de complexidade maior.

Analise processos e tarefas que podem ser feitas com o auxílio de plataformas ou programação de sistemas, como o disparo de e-mails com comunicados para clientes e equipes, controle financeiro e parte da comunicação de atendimento, que pode coletar dados dos consumidores.

Benefícios de apostar na automação empresarial

Uma coisa é fato: essa tendência chegou para ficar. Dizemos isso principalmente porque, com processos automatizados, é possível economizar o tempo da sua equipe, que não precisará mais fazer diversas tarefas manualmente. Algumas delas são: acompanhamento financeiro diário, controle de estoque, disparo e envio de e-mails/comunicados. Com plataformas bem aplicadas e o processo bem implementado, sua empresa poderá:

  1. Comunicar-se com mais exatidão com clientes/fornecedores;
  2. Acompanhar o estoque com menor risco de erros;
  3. Prestar contas mais facilmente;
  4. Diminuir burocracias desnecessárias;
  5. Organizar documentos de maneira eficiente;
  6. Ampliar visão sobre as receitas da empresa;
  7. Diminuir o risco de erros gerais cometidos por desatenção;

Em quais processos aplicar automação empresarial?

Os processos a serem aplicados dependem do ramo da sua empresa, mas alguns dos principais são:

Geração de contratos

Para acompanhar com mais exatidão os detalhes de cada contrato e evitar inadimplência, multas ou outros imprevistos. Existem plataformas criadas para isso.

Marketing

Esta é uma área que funciona muito bem com uma boa automação empresarial. Usar o disparo automático de e-mail marketing, junto com o trabalho da equipe de criação de conteúdos diferentes para cada perfil de cliente, pode ajudar muito a alavancar as vendas do seu negócio. Para isso será preciso usar uma boa base de dados e programas próprios para a função.

Área comercial/atendimento

Nesta área, você pode usar desde ferramentas para controlar o faturamento em tempo real até autoatendimento online, em que o cliente pode tirar dúvidas mais simples sem necessariamente precisar falar com alguém.

Transporte Corporativo

Como é feita a gestão desse tipo de benefício na sua empresa? Hoje é possível automatizar boa parte dela, controlando a quilometragem usada, os dias da semana em que os colaboradores podem usar, conferir tabelas de uso e frequência, além de aposentar a velha prática do reembolso que sempre toma muito tempo. Com a 99 Empresas tudo isso é possível! Quer saber mais? Clique aqui.

Gestão da equipe

Existem diversas plataformas capazes de automatizar parte da gestão da equipe trazendo dados sobre rendimento, produção e cumprimento das metas. Elas também trazem a possibilidade de liderar o time de forma remota!

Gostou do conteúdo? Continue navegando e mantenha sua empresa sempre atenta ao mercado e às invocações! Acesse a nossa seção de Transformação Digital clicando aqui, e fique ligado!

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.