Como ampliar a visão financeira e evitar o gasto com juros

Manter uma agenda de contas a pagar é um método indispensável para não perder o controle dos gastos da empresa.. Para entender melhor, imagine que você não tenha muito conhecimento das datas que o seu salário vai cair (isso é impossível) e dos valores das contas da sua casa, como luz, água, internet etc. Ok, tem gente que vive assim, mas, no geral, não ter controle algum disso tudo pode transformar as finanças em um verdadeiro caos. E com a empresa não é diferente.

Portanto, a agenda de contas a pagar é a peça principal para ter sob controle os gastos da empresa e evitar o pagamento de juros desnecessários pelo esquecimento de pagamentos. Essa é uma ferramenta importante que lhe trará informações preciosas sobre o seu negócio.

Se você nunca ouviu falar disso, mantenha a calma! É comum que empresas pequenas estejam mais focadas no controle diário, como o fluxo de caixa, mas é tudo bem simples e nós estamos aqui para ajudar a descomplicar. 

Confira a seguir dicas de como aplicá-la na sua empresa e outros benefícios desse sistema de controle financeiro. Vamos lá? 

Como criar uma agenda de contas a pagar

O primeiro passo para criar uma agenda de contas a pagar é organizar um calendário dos próximos vencimentos. Ordene pela data e pague conforme o dia do vencimento for se aproximando. Fique atento e aproveite caso a quitação antecipada possa lhe render algum desconto.

Agenda de contas a pagar na prática

Você pode fazer uma agenda de contas a pagar em planilhas ou softwares (existem opções gratuitas na internet).  Ao escolher um sistema ou fazer em planilhas de Excel, a chance de erros de cálculo são menores, além da opção de alterações e acompanhamento se tornarem muito mais fácil em comparação com as feitas em papel.

O que minha agenda precisa ter? 

  • Custos de produção
  • Equipamentos
  • Serviços contratados
  • Impostos
  • Aluguel
  • Empréstimos
  • Salários
  • Demais saídas de caixa previsíveis que ocorrerão
  • Férias de funcionários
  • Bônus salariais
  • Possíveis encargos trabalhistas

Método pode ajudar a evitar uma ‘bola de neve’

Uma conta esquecida pode acabar virando uma ‘bola de neve’ pelo valor dos juros acumulados. Com uma agenda de contas a pagar, isso pode ser evitado. Portanto, administre-a diariamente e inclua mesmo os serviços esporádicos usados naquele mês, como a troca de uma janela na empresa, manutenção de equipamentos quebrados etc.

E quando o dinheiro faltar?

Deixar de honrar os compromissos financeiros em uma empresa é uma das piores sensações e situações, mas isso pode acontecer até mesmo com os melhores pagadores.

Com uma agenda de contas a pagar organizada, você poderá ter uma perspectiva maior do que é possível deixar para o próximo mês e quais os vencimentos que terão menos juros cobrados se atrasarem.

Outro fator importantíssimo é tentar negociar com o credor e verificar se existe a opção de parcelamento (mas fique atento aos juros, ok?) ou redução da dívida. Essa dica é ainda mais importante se a conta estiver em aberto com algum fornecedor.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *