bomba-de-combustível

9 maneiras de como economizar combustível na empresa

Saber como economizar combustível na sua empresa é uma ótima forma de poupar recursos. Há maneiras de conduzir os veículos que fazem gastar menos. Transmitir e estimular essas práticas aos seus colaboradores fará com que sua empresa poupe no posto de gasolina, caso tenham uma frota própria.

No artigo de hoje separamos uma lista com 9 dicas que irão ajudar. Vamos a fundo na economia com a gente? Confira a seguir.

9 formas de como economizar combustível no dia a dia da empresa

  1. Evitar aceleração até altas rotações

O RPM (rotações por minuto) mostra o giro do motor, acelerar além da conta fará com que a rotação do motor suba muito e isso aumentará consideravelmente o gasto. Em carros manuais o ideal é usar as marchas baixas somente para sair e nunca para arrancar bruscamente dos semáforos de trânsito. Nos automáticos, aliviar o pé do acelerador pode ajudar. Alguns carros têm a opção econômica, um botão que fará consumir menos, use essa estratégia também.

  1. Não use o ‘ponto morto’

Também em carros manuais, o chamado ‘ponto morto’ ou posição neutra do câmbio muitas vezes é usado para descer aclives e ladeiras com a falsa ideia que se está economizando, mas pelo contrário, está se gastando mais, pois o carro irá precisar manter a rotação do motor em atividade, e como ele faz isso? Queimando combustível. Quando você cambia a marcha para posições como 3º ou 5º isso não acontece, pois a própria força física das rodas se movimentando farão com que o carro poupe combustível ao manter o motor em rotação.

Aprenda Como Calcular Gasto Com Transporte Na Sua Empresa!

  1. Faça uma direção defensiva e não perigosa

Acelerar além dos limites das vias, forçar ultrapassagens e frear bruscamente irá colocar todos os ocupantes do veículo em risco, assim como os outros motoristas e fará com que o consumo do carro aumente bastante. Faça sempre uma direção prudente para evitar esse tipo de situação.

  1. Calibre os pneus uma vez na semana

Pneus com baixa calibragem fazem com que a rodagem fique prejudicada e o carro tenha que forçar mais o motor para andar, o que consequentemente fará o consumo de combustível aumentar. Confira a pressão uma vez na semana. Geralmente o valor da calibragem está indicado na parte interna da portinhola que dá acesso à tampa do tanque de gasolina ou na coluna da porta do motorista. Caso não encontre, confira o manual do veículo. A calibragem deve ser feita com os pneus frios.

  1. Mantenha a manutenção correta

Veículos com a manutenção atrasada tendem a consumir mais, pois seus componentes interferem no bom funcionamento do motor fazendo com que gaste mais combustível. Fique atento ao som do motor e ao tempo indicado para revisões no manual. 

  1. De olho na qualidade do combustível

O barato pode sair caro, isso porque combustíveis de má qualidade podem prejudicar o motor, além de queimar mais rápido. Prefira sempre abastecer em postos de confiabilidade em comparação aos que apenas oferecem preços baixos.

  1. Balanceamento e alinhamento

O balanceamento e o alinhamento devem ser feito em média duas vezes ao ano no mínimo, ou sempre que perceber que a direção do veículo está ‘puxando’ para um lado. Ignorar esses sinais pode fazer com que se gaste mais combustível e pneus.

  1. Deixe o carro o mais leve possível

Se você ou seus colaboradores têm o hábito de carregar itens no carro que nem sempre utilizam, o melhor é retirá-los. Quanto mais leve o veículo, menos ele irá consumir.

  1. Considere contratar um transporte corporativo

Se você chegou até aqui é porque o consumo de combustível é realmente um desafio em sua empresa. Uma ótima solução pode ser contratar um aplicativo de transporte corporativo. Com a 99 Empresas é possível economizar até 40% em comparação com uma frota própria que tem custos altos com manutenção, imprevistos e motoristas.

A Facilidade da 99 app chegou para as empresas também!
Quer saber mais sobre a 99 Empresas? Então, clique aqui e descubra como podemos te ajudar com praticidade, economia e qualidade no transporte de funcionários.

Aprenda A Calcular O Gasto Com Transporte Corporativo



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *