Quais os principais passos de como se tornar bom gestor?

Um bom líder não nasce feito. Claro que algumas pessoas contam com uma aptidão aparentemente natural para a liderança, no entanto, buscar caminhos de como se tornar um bom gestor é algo que requer atualização constante. Bons gestores estão sempre alertas para as tendências do mercado, buscando mais capacitação e trabalhando para melhorar os resultados de seu time de colaboradores.

No artigo de hoje, trouxemos algumas dicas e passos essenciais para quem deseja saber como ser um bom gestor. E, acredite, se você chegou até aqui com essa dúvida, é porque está no caminho certo, pois essa é uma pergunta que sempre deve ser recorrente no pensamento de boas lideranças.

Como se tornar um bom gestor assumindo o papel de líder

Diferente da imagem do ‘chefão’ que apenas manda e poucas vezes está envolvido com a rotina da equipe, o líder se mantém ativo no dia a dia, ajuda nas tarefas, propõem soluções para os problemas em vez de encontrar culpados e se preocupa com o bem-estar do time.

Se você quer saber como se tornar um bom gestor, o primeiro passo é assumir esse papel de liderança e se inteirar sobre o dia a dia e sobre as demandas dos seus colaboradores. Isso ampliará sua capacidade e visão na gestão da empresa.

Seja um exemplo para o time

Como ser um excelente gestor se você ainda não dá bons exemplos para o seu time? Impossível. O espelhamento e a admiração ao líder são ingredientes essenciais para se ter sucesso nas melhores equipes.

Coloque-se no lugar de exemplo e não crie privilégios. Chegue no mesmo horário que seus colaboradores ou mais cedo. Sabe aquele problemão que apareceu no final de semana e você reuniu todo o time para resolver? Então, você precisa estar lá com eles também.

Saiba como delegar tarefas

Apesar de precisar estar envolvido no cotidiano da sua equipe para ser bom gestor, isso não quer dizer que você precisa fazer exatamente as mesmas tarefas que eles ou acabar puxando muita responsabilidade para si.

Uma boa gestão de pessoas está ligada a capacidade de saber delegar as tarefas e dividir suas obrigações com confiança ao seu time. Para isso, é preciso ter um olhar analítico e encaixar cada peça da equipe nos cargos e responsabilidades em que cada um desempenha com melhor eficiência.

É ideal que você tenha um braço direito ou um encarregado em que possa confiar tarefas mais complexas e de responsabilidades mais altas.

Como ser um bom gestor de pessoas usando a empatia

A empatia, se colocar no lugar do outro, é um processo importante para uma boa gestão da equipe. Usando esse atributo, você consegue entender as dificuldades individuais de cada colaborador de uma forma mais clara e planejar ações estratégicas para corrigir problemas.

Se um determinado membro do time tem dificuldades em executar uma tarefa, por exemplo, com empatia você conseguirá passar um feedback personalizado. Assim, você aumentará as chances de o colaborador assimilar construtivamente sua mensagem e não apenas se sentir intimidado com um pedido de ajuste de postura ou execução de tarefas.

Gostou das dicas? O caminho para se tornar um bom gestor é longo e requer empenho constante. Cargos de gestão precisam de atualizações diárias e um bom líder deve estar sempre ligado ao presente e nas mudanças. Para isso, você pode sempre contar com o conteúdo do blog 99 Empresas! 🙂

Compartilhe nas suas redes! Quer continuar acompanhando artigos sobre Recursos Humanos? Então clique aqui e conheça nossa seção exclusiva ao tema.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *