homem-com-papel-motivacional

7 dicas de como ser um bom líder que vão mudar a sua visão sobre gestão

O perfil do chefe controlador, que inspira mais medo do que respeito na equipe, é cada vez menos comum nas empresas e está perdendo espaço para gestores com habilidades e espírito de liderança.

Se você ocupa um cargo de gestão atualmente e está de mente aberta para revisar posturas e aprender, este artigo é para você! Reunimos dicas preciosas de como ser um bom líder e assim manter o seu time sempre motivado e vestindo a camisa da empresa. Confira!

Como ser um bom líder em 7 passos

  1. Entenda o que é ser líder hoje e o que fazer

Um líder é diferente de apenas um chefe, uma vez que o cargo de liderança requer envolvimento a fundo com os processos e capacidade de inspirar e guiar a equipe para um objetivo em comum. Isso está muito mais ligado à capacidade de relacionamentos interpessoais e habilidades comportamentais do que com conhecimentos técnicos, mas claro que a combinação de ambos é importante. Aprender a ser um líder mais envolvido com a equipe do que um gestor desconectado da operação é um exercício necessário.

Ser líder tem tudo a ver com cultura organizacional! Confira aqui material exclusivo sobre o assunto:

  1. Menos intimidação e mais incentivo

Toda empresa tem metas e prazos, porém, saber como fazer para alcançá-los é o que diferencia os bons líderes de apenas chefes. Estimular que todos vistam a camisa por meio de programas de incentivo ou simplesmente com o apoio diário e apontando os pontos positivos das execuções do trabalho é essencial. Por exemplo, quando for estipular e apresentar os objetivos, proponha premiações e comissões para aqueles que chegarem ao resultado esperado e nunca ameaças caso o objetivo não seja cumprido.

  1. Diálogo é importante

Um bom líder quase sempre tem as ideias aceitas e seguidas pelos seus liderados e, para tal, é essencial que se tenha tempo para escutar as opiniões dos colaboradores. Fique longe de posturas intransigentes e preze por reuniões com sua equipe que deem espaço para que todos falem e opinem sobre as metas e metodologias de trabalho. Em caso de negativas para as sugestões ou pedidos dos subordinados, explique os motivos com clareza.

  1. Alinhe as expectativas

Deixe claro o que é esperado de todos em termos de qualidade de execução das tarefas e volumes. A comunicação é um ponto fundamental para liderança. Tenha certeza de que todos os colaboradores entendem suas funções e esteja sempre disposto a auxiliá-los.

  1. Seja um solucionador

Esbravejar e apenas apontar quando os problemas acontecem, além de estressar você e a equipe, não irá resolver nada. Procure sempre por soluções e não por culpados. Aponte os caminhos para o time e ajude-os a chegarem lá. Se você deseja ser um bom gestor, deve estar disposto a arregaçar as mangas e trabalhar junto com todos quando os imprevistos acontecerem.

  1. Seja o exemplo

Seja o exemplo de motivação e empenho para o seu time. Apenas exigir que todos vistam a camisa quando você mesmo não está fazendo isso é um erro grave. Faça parte da operação e comprometa-se com suas tarefas.

  1. Feedback é essencial

Trabalhar sem nenhum retorno sobre o seu próprio desempenho ou sem saber se as suas tarefas estão sendo relevantes para empresa é uma experiência extremamente frustrante. Portanto, dê feedbacks com frequência ao seu time e aponte os pontos positivos e quesitos a melhorar. Lembre-se: um bom feedback deve ser sempre motivador e nunca amedrontar o colaborador.

Gostou do conteúdo? Então, é hora de colocar em prática! Aproveite e compartilhe conosco a sua experiência com a gestão da sua equipe comentando este post.

Sabia que a 99 Empresas é uma solução econômica e prática para o transporte de funcionários? Clique e saiba como ter a economia e a praticidade do App na sua empresa, independentemente do tamanho dela!

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.