gráficos verdes, analisados a quatro mãos

Responsabilidade ambiental: Sustentabilidade nas empresas

Precisamos falar de um assunto importante: responsabilidade ambiental. Esse é um tema que envolve todos nós, mas você sabe como colaborar com a proteção do meio ambiente, um dos nossos bens mais preciosos? 

Com o passar dos anos, o mundo foi desenvolvendo sua habilidade de compreender o meio ambiente em que se vive, as ações realizadas em relação a ele e quais são os impactos causados a curto, médio e longo prazos.

Pensando nisso, trouxemos um conteúdo completo para você entender melhor qual o papel e a importância das empresas na construção de uma sociedade mais sustentável. Continue com a gente e boa leitura! 😉

O que é responsabilidade ambiental?

A responsabilidade ambiental é um conjunto de atividades que visa um desenvolvimento mais sustentável do planeta e a preservação do seu meio ambiente. Afinal, este ainda é o nosso lar e precisamos cuidar dele.

Empresas que adotam essas políticas criam maneiras de aliar o desenvolvimento econômico a diversos fatores conscientes, como a economia de recursos, descarte menor de resíduos e diminuição dos danos que possivelmente causam à natureza.

Qual a importância de ser uma empresa sustentável?

O conceito de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental das empresas está conectado ao olhar estratégico sobre como aplicar mais inovação nos seus negócios, concorda?

As companhias têm participado ativamente da preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Muitas, inclusive, dão um passo à frente promovendo projeto de responsabilidade socioambiental e incentivando seus clientes a fazerem o mesmo. 

Elas perceberam que agir de forma social e ambientalmente responsável é mais do que apenas um dever legal: afeta positivamente os lucros e o sucesso dos negócios em longo prazo.

Responsabilidade ambiental na prática

A responsabilidade ambiental pode ser uma medida adotada na empresa, mas também pelos membros da sociedade civil, ou até em nossa vida particular. Veja a seguir alguns exemplos de como ela se aplica: 👇

Responsabilidade Ambiental Individual

Muitas vezes não percebemos como a responsabilidade ambiental está presente no nosso dia a dia, seja nos detalhes que passam despercebidos, ou também nos pontos em que temos consciência, mas acabamos deixando passar.

Alguns exemplos disso são: 

  • Economizar água;
  • Comprar produtos de empresas que não agridam o meio ambiente;
  • Poupar energia elétrica;
  • Colaborar na diminuição da poluição usando menos o carro particular e mais transportes públicos, app de transportes etc,
  • Não despejar entulhos, lixo em local inapropriado.

Responsabilidade Ambiental Empresarial:

Em relação à sustentabilidade e responsabilidade socioambiental das empresas, alguns tópicos que podemos destacar como exemplos são: 

  • Investir em medidas de economia de recursos não renováveis;
  • Criar um programa de reciclagem de lixo;
  • Poupar água na limpeza da empresa com reutilização de água da chuva;
  • Comprar matéria-prima de empresas responsáveis com o meio ambiente;
  • Informar os colaboradores sobre boas práticas de sustentabilidade;
  • Não poluir rios, afluentes e nascentes;
  • Produzir serviços e produtos com menos degradação possível da natureza (com materiais biodegradáveis, por exemplo).

Valores e ações de responsabilidade ambiental

Bom, acabamos de ver alguns exemplos de atitudes e ações que promovem um desenvolvimento sustentável empresarial, mas como podemos aplicar esses valores? 🤔

Nós separamos algumas ideias com exemplos práticos para te ajudar, confira.

  • Consumo responsável e consciente: oriente sua equipe para evitarem o desperdício de água e energia. Desligar os monitores dos computadores após o trabalho e todas as lâmpadas é um bom começo. Isso vale para todos da empresa.
  • Todos são responsáveis: todos os colaboradores precisam saber que são responsáveis pelas folhas de papel que usam, por exemplo. Implemente essa cultura dentro da sua empresa e instrua-os a como descartar o lixo da forma correta.
  • Novas formas de transporte: se todos usarem o carro particular para ir à empresa, essa conta com certeza ficará para o meio ambiente. Estimule o uso de alternativas coletivas e/ou saudáveis como bikes, transporte coletivo ou o uso do transporte corporativo por app de forma compartilhada.

Se quiser saber mais sobre isso, clique aqui e veja como a 99 Empresas pode te ajudar. 😊

Qual o meu papel na responsabilidade ambiental?

Pois bem, sabemos que está nas mãos dos governantes decretar leis para proibir produtos nocivos à natureza. Contudo, os consumidores, trabalhadores, empresários e os outros membros da sociedade também podem evitar práticas que não sejam amigas do meio ambiente, não é mesmo?

Já as organizações empresariais devem assumir a liderança no fornecimento de suas próprias soluções para os problemas ambientais.

É responsabilidade socioambiental das empresas tomar medidas, não só para verificar todos os tipos de poluição, mas também para proteger os recursos naturais. Isso pode ser feito por meio de:

  •  Melhoria do design de equipamentos;
  •  Substituição de materiais de má qualidade por outros melhores;
  •  Abordagens inovadoras.

Aprenda Como Inovar Para Reduzir A Poluição Em Sua Empresa!

O que as empresas já fazem?

A sustentabilidade não é mais um assunto deixado em segundo plano. Muito pelo contrário, o tema está em ascensão, visto que permite que as empresas reduzam custos, ingressem em novos mercados e melhorem sua reputação corporativa.

Ela afeta todo mundo em um negócio, desde os CEOs até os trabalhadores que estão no chão de fábrica. As empresas procuram formas de eliminar resíduos, reduzir o uso de energia e fontes de matérias-primas de forma sustentável.

Muitas companhias vão ainda mais longe em seu compromisso, por exemplo, reutilizando todos os resíduos ou apoiando um preço global sobre o carbono.

Grupo de pessoas com as mãos estendidas.
Cultivar e promover a responsabilidade ambiental empresarial, além de promover um ambiente de negócios mais saudável, também fortalece sua identidade e posicionamento enquanto marca.

Como cultivar a responsabilidade ambiental?

Até aqui vimos diversas ações que podem servir como exemplos de atitudes para o desenvolvimento sustentável empresarial, promovendo responsabilidade e educação ambiental de forma consciente.

Alguns outros meios para trabalhar a responsabilidade ambiental no seu ambiente de negócios são: 👇

Incentive o próximo

Incentivar o próximo com suas ações positivas é sempre um bom negócio. Imagina então disseminar seus planos de sustentabilidade para os clientes? 🤔 Para a maioria das grandes corporações, essa já é uma realidade.

A fim de determinar seu verdadeiro impacto ambiental, algumas empresas, como a Nike e a Adidas, se preocupam com todo o processo: desde a produção de matérias-primas até o modo como os consumidores descartam os produtos após o uso.

Defina metas para reduzir emissão de carbono

Todas as empresas que utilizam energia e processos de fabricação, como fusão de aço ou queima de tijolos, geram contas de energia média anual com valores bastante significativos, podendo chegar a milhões.

Para otimizar isso, muitas organizações estão comprometidas a reduzir o uso de energia e estabelecer metas ambiciosas para diminuir sua pegada de carbono dentro do conceito de responsabilidade ambiental empresarial.

Por exemplo, o setor de produção de cimento do Reino Unido visa uma redução de 81% nas emissões de carbono até 2050. 

Energia Mais Limpa

Energia limpa ou verde é qualquer energia que reduz o impacto sobre o meio ambiente, diminuindo o desperdício e o uso de combustíveis fósseis. Alguns exemplos são:

  • Energia eólica;
  • Carros elétricos;
  • Energia solar.

Quando adotam sistemas de energia limpa, as empresas servem como modelos para seus clientes e aumentam a consciência sobre suas responsabilidades ambientais. Além disso, estabelecer uma relação com energias verdes pode gerar uma boa economia.

Use Papel Com Inteligência

Para deter o desmatamento e proteger as florestas tropicais, as empresas estão devolvendo o que retiraram e mudando a maneira de usar papel.

Algumas companhias fazem isso por meio de um projeto de responsabilidade socioambiental voltado para o plantio de árvores ou reflorestamento, o que inclusive pode servir como compensação das emissões de carbono. 🌱

Prevenir E Reduzir Resíduos

Por fim, um meio eficaz de se promover e cultivar a responsabilidade ambiental dentro da sua empresa é trabalhando na prevenção e redução de resíduos gerados.

As empresas tendem a produzir grandes quantidades de resíduos, como excesso de embalagens e desperdício de alimentos. Isso contribui muito para a degradação ambiental devido ao aumento do desmatamento, ao maior uso de energia e à lotação de aterros sanitários.

Com o uso de produtos reciclados, por exemplo, as empresas podem reduzir custos e também seu impacto ambiental. O melhor dos dois mundos, não é mesmo?

Além disso, a adoção de políticas que encorajem os clientes ao mesmo — como oferecer descontos para o uso de sacolas reutilizáveis ou dispor de lixeiras de coleta seletiva — pode deixar sua empresa à frente nas questões sustentáveis.

Outras estratégias como desencorajar o desperdício e a cobrança de taxa por sacos plásticos também podem ser úteis.

Com isso, aprendemos uma lição: adotar políticas de responsabilidade ambiental mais conscientes pode trazer inúmeros benefícios para sua empresa.

Além do mais, mesmo que ela não seja 100% verde, ser um consumidor responsável de recursos limitados pode ajudá-lo a fazer a sua parte na preservação do meio ambiente e a evitar problemas com os órgãos ambientais. Adote essas ideias!


Quer aprender mais sobre o assunto? Leia o nosso post sobre redução de custos: a sustentabilidade como bom negócio. Te esperamos lá! 😉

Veja Também

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *