Homem fala ao celular enquanto duas mulheres conversam no escritório ao fundo. Uma delas segura uma ata rosa. Há uma mesa com um vaso em cima.

Conheça os princípios para ser um profissional bem-sucedido no momento atual

O mercado de trabalho cada vez mais competitivo tem exigido profissionais mais bem preparados e qualificados, que se destaquem e se mostrem capazes de enfrentar os desafios e as dificuldades de uma rotina intensa. Nesse cenário, conhecimento técnico deixa de ser o suficiente para indicar um profissional bem-sucedido.

É preciso muita dedicação, trabalho, envolvimento e atenção às exigências e mudanças do mercado. Neste artigo, vamos avaliar algumas características e princípios fundamentais para quem busca ser um profissional bem-sucedido atualmente. Acompanhe com atenção e se prepare para adotar mudanças importante em sua rotina de trabalho, garantindo reconhecimento e melhores resultados. Boa leitura.

1. Autoconhecimento

Antes de qualquer coisa, é fundamental que um profissional se conheça bastante, tendo pleno domínio de quais são os seus pontos fortes, suas principais habilidades e suas maiores dificuldades no ambiente de trabalho.

A percepção das forças e fraquezas é o ponto de partida para uma melhor atuação, pois permite que o profissional dedique mais tempo em aprimorar e otimizar as suas deficiências e também que assuma responsabilidades, funções e tarefas que sabe que é capaz de realizar com qualidade, contribuindo para os resultados da empresa e, consequentemente, para o sucesso de sua carreira.

2. Desenvolvimento

Um profissional bem-sucedido deve estar sempre em busca do desenvolvimento de novas habilidades. Como já mencionamos, o mercado cada vez mais competitivo faz com que as capacidades técnicas deixem de ser o suficiente para que o profissional se destaque e consiga o sucesso.

Justamente por isso, é muito importante trabalhar constantemente para adquirir novos conhecimentos e treinar a sua visão sistêmica, sua inteligência emocional, sua capacidade de liderança, sua habilidade para trabalhar em equipe, entre tantos outros traços. Hoje em dia, as organizações buscam profissionais com perfis cada vez mais completos, o que significa ir muito além dos conhecimentos específicos de sua área de atuação. Lembre-se de que é necessário estar sempre pronto e disposto a aprender.

3. Coragem

Fazer parte do mercado de trabalho é, em certa medida, estar disposto a arriscar. Sendo assim, o profissional que tem a coragem e a ousadia para correr determinados riscos consegue, muitas vezes, se diferenciar de seus concorrentes. Afinal, quando todos estão na mesma, fazendo tudo do mesmo jeito e alcançando os mesmos resultados, aqueles que se arriscam um pouco mais podem chegar mais longe.

A ousadia sempre foi vista como uma característica dos mais bem-sucedidos. Importante: não estamos dizendo que você tem que correr riscos desnecessários e botar todo o seu trabalho a perder. Boas doses de planejamento combinam muito bem com a coragem para arriscar e, assim, os resultados podem ser ainda melhores.

4. Jogo de cintura

Errar faz parte da carreira de qualquer profissional. O que cada um faz com os erros é que pode ser determinante para o seu sucesso ou fracasso. Um bom profissional, invariavelmente, deve ter jogo de cintura e habilidade para tirar o melhor dos seus erros, aprendendo com todas as oportunidades.

E isso vai muito além do tradicional “não repetir os erros”. Aprender com o que deu errado deve significar compreender o seu comportamento, buscar entender os seus padrões, as fraquezas da empresa e, principalmente, como o seu perfil pode ser usado para que a empresa siga sempre crescendo e nunca em sentido contrário.

Um ponto importante do profissional de sucesso é não se desesperar com a pressão: manter a calma e a cabeça no lugar é o primeiro passo para que as coisas comecem a dar certo.

5. Otimismo

Manter uma postura otimista diante da vida e, sobretudo, diante da intensa rotina profissional é determinante para alcançar o sucesso, uma vez que tem impacto direto no seu rendimento. Um profissional extremamente negativo e estressado acaba deixando passar excelentes oportunidades, além de contaminar todos à sua volta com a sua visão pesada, ao passo que as pessoas otimistas são sempre bem relacionadas e conseguem o que querem com muito mais facilidade, o que é fundamental para quem busca o sucesso na carreira.

6. Criatividade

Agir com criatividade pode fazer toda a diferença nos resultados do seu trabalho. É preciso encontrar formas inovadoras de solucionar os problemas e desafios enfrentados no dia a dia do trabalho e, nesse cenário, a criatividade é uma grande aliada.

Aliás, a expressão “pensar fora da caixa” é hoje uma das mais utilizadas no ambiente empresarial. Ela diz respeito à busca por linhas de pensamento que fujam do óbvio e que, justamente por isso, sejam capazes de trazer resultados surpreendentes. Profissionais criativos têm muita facilidade para conquistar o seu espaço.

7. Comunicação

A habilidade da comunicação é imprescindível para quem busca se destacar no mercado de trabalho, uma vez que o diálogo é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. É importante conversar com colegas de trabalho, líderes, parceiros, fornecedores e, claro, clientes.

Sendo assim, aqueles profissionais que conseguem se expressar com facilidade e clareza contam com um grande diferencial, que ajuda bastante em sua consolidação no mercado. É sempre recomendável treinar o discurso e as habilidades da retórica.

8. Foco

Em todo este artigo discutimos as características fundamentais de um profissional bem-sucedido. Aqui cabe uma questão importante: o que é ser bem-sucedido para você? Para alcançar o sucesso, é fundamental determinar os seus objetivos e trabalhar com foco e determinação.

Independentemente de sua área de atuação, é muito importante saber aonde se quer chegar, pois só assim você será capaz de planejar os próximos passos e determinar quais serão as suas estratégias para alcançar o sucesso. Por isso, lembre-se: um profissional bem-sucedido precisa de metas e foco.

Agora que você já sabe quais são os princípios fundamentais de um profissional bem-sucedido, é só investir no desenvolvimento daquelas características que ainda não fazem parte do seu perfil, por meio de treinamentos, cursos e muita leitura, mas sem nunca descuidar daquelas que já são o seu forte. Um bom profissional deve sempre se manter atualizado e em constante desenvolvimento, para fazer a diferença no mercado.

E não deixe de compartilhar conosco a sua experiência: para você, quais são as características mais importantes de um profissional bem-sucedido e por quê? Deixe seu comentário. 

Veja Também

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.