Equipe-delegando-tarefas

Delegar tarefas pode ajudar na produtividade e crescimento da empresa

O cargo de liderança finalmente chegou ou você já até ocupa essa posição há algum tempo, mas delegar tarefas ainda é um problema? Em muitas empresas, é comum encontrarmos profissionais como você sobrecarregados com trabalho operacional e, ainda, convivendo com a impressão de se acreditar que isso é normal.

Saber como delegar tarefas muitas vezes é uma dificuldade comum, mas deve ser uma habilidade dominada o quanto antes pelos gestores que desejam sucesso e eficiência em suas equipes. Esse é tema do nosso artigo de hoje! Então, se você quer saber mais sobre o assunto, fique atento e descubra que não é tão difícil quanto parece.

Delegar tarefas pode ser decisivo no crescimento

Em empresas pequenas não é incomum que os gestores acumulem tarefas de seus cargos anteriores ou que adaptem em suas rotinas obrigações técnicas do dia a dia. O mesmo pode acontecer com líderes que ocuparam o cargo há pouco tempo.

No entanto, negligenciar esse tipo de situação pode fazer com que o crescimento da empresa fique comprometido uma vez que o líder não terá tempo hábil para investir em prospecções, pensar em estratégias eficazes e se debruçar sobre o seu real trabalho.

Com tarefas bem distribuídas, a sua equipe também poderá produzir mais, se desenvolver e evitar que alguns profissionais fiquem sobrecarregadas com diversas funções.

Aprenda como a cultura organizacional pode ajudar na produtividade:

Times desmotivados, sem perspectiva e pouco produtivos?

Como delegar tarefas de forma eficiente e sem receio

O “apego” ao trabalho geralmente é uma das causas que faz com que gestores ou encarregados acumulem funções que poderiam estar sendo delegadas a outros colaboradores.

O primeiro passo para integrar essas tarefas à rotina de outros funcionários e sem se preocupar se eles darão conta é conhecer o seu time a fundo. Faça isso por meio de um bate-papo e com a observação do dia a dia. Assim, você conseguirá identificar as capacidades e expertises de cada membro da equipe. Lembre-se que os conhecimentos também podem ser adquiridos ou aprimorados.

Crie processos para evitar erros

Acabe com a política do “cada um faz do seu jeito”, até mesmo se você for um dos que costuma fazer isso. Para delegar tarefas com eficiência é preciso criar processos para a empresa, isto é: todos precisam fazer as funções seguindo padrões e ordens de fatores.

Essa rotina de trabalho deve ser adotada desde enviar um e-mail para o cliente até gerenciar crises na empresa. Fazendo isso, você também irá criar um ambiente propício à autonomia dos colaboradores.

Tenha paciência para delegar tarefas

O mundo atual pede agilidade e processamento rápido das informações. Mas, se for a primeira vez que um colaborador irá assumir uma tarefa, tenha paciência para explicar o processo e faça junto com ele algumas vezes o passo a passo.

Importante: Sempre monitore a execução de tarefas da empresa. Delegar tarefas é diferente de transferir todas as responsabilidades. Ainda deve ficar com o líder a gestão de como elas estão sendo feitas. Para facilitar crie prazos honestos com seu time e processos para que eles reportem o andamento do trabalho.

Mantenha o diálogo sempre aberto

Mantenha sempre um canal de comunicação aberto para que todo os colaboradores possam compartilhar dúvidas, ideias e conversar sobre o trabalho. Essa é uma forma de gerenciar bem o trabalho que delegou.

Como você delega tarefas na sua empresa? Conte para gente nos comentários e compartilhe sua experiência com os outros leitores. 

Transporte corporativo com qualidade e economia é na 99 Empresas. Saiba como podemos te ajudar, independentemente do tamanho da sua empresa. Clique aqui e confira.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *