Tablet desenhado mostra simulação de um site de comprar. O cursor está sobre um carrinho de compras

7 práticas essenciais na divulgação de uma loja virtual

A expansão da internet e dos dispositivos móveis ampliou as oportunidades no mundo virtual. Contudo, nos últimos anos esse ambiente se tornou bastante competitivo graças ao aumento da concorrência, o que tem feito os empreendedores buscarem soluções para elevar a visibilidade de seus e-commerces.

Isso significa que a divulgação de uma loja virtual passou a ser um dos fatores vitais para a sobrevivência e o crescimento desse tipo de negócio, especialmente se for pequeno ou iniciante.

Nesse caso, uma das soluções possíveis é o investimento planejado em marketing digital, mas contemplando diferentes ações da área.

Se quiser saber mais sobre isso, continue lendo e descubra 7 estratégias essenciais que podem fazer a diferença para que a sua loja virtual conquiste maior alcance junto ao público!

1. Ampliar a presença online da loja virtual

A primeira coisa a fazer é estruturar a presença da sua loja virtual na web, buscando torná-la presente em um grande número de mídias e redes sociais. Isso é importante para aumentar as chances de exposição da marca e de seus produtos juntos aos usuários, principalmente naqueles locais em que seu público-alvo costuma estar mais presente.

Para isso, você pode começar um blog que traga conteúdos relevantes ao seu público (veremos mais sobre isso adiante). Também é importante criar contas e páginas em redes e mídias sociais (Facebook, Google+, Twitter, Snapchat, Instagram, YouTube, LinkedIn) e até usar mensageiros instantâneos (WhatsApp, Telegram) nas estratégias virtuais.

Quanto maior a presença da sua marca nesses ambientes, maiores as chances de alcançar os seus potenciais clientes.

2. Investir em e-mail marketing

O e-mail marketing ainda é uma das principais ferramentas para quem quer converter mais vendas e fidelizar consumidores.

Por meio dele, é possível otimizar o relacionamento da loja virtual com os clientes, desenvolvendo um canal contínuo de contato com o público. Imagine que toda vez que o cliente recebe e visualiza um novo e-mail enviado por você, a memória da marca é renovada e fortalecida.

Mas de nada adianta ter e-mail marketing se nenhum cliente fornece o endereço de e-mail pra sua empresa, certo? Por isso, é muito importante combinar o uso desse recurso com landing pages bem-estruturadas, que captem a atenção do cliente e sejam convincentes.

Também é indicado usar diferentes recursos de captura de e-mails para coletar o maior número possível de contatos, aumentando assim sua base e, consequentemente, ampliando o alcance de suas ações de marketing.

3. Estruturar ações de fidelização

É fundamental elaborar ações digitais voltadas para a fidelização dos clientes, pois assim você poderá contar com uma base mais ativa e constante de consumidores.

Para isso, você pode conceder prêmios, descontos, ofertas e outros benefícios para indivíduos ou grupos que você pretende fidelizar ou que já costumam comprar muito na sua loja virtual. Lembre-se: clientes satisfeitos são a melhor propaganda!

Existe até um campo de marketing que se dedica a estruturar um relacionamento contínuo entre empresas e clientes: o Loyalty Marketing (Marketing de Lealdade).

Uma de suas ações mais conhecidas é a distribuição de milhas aéreas para consumidores, um programa importante de fidelização que pode ser concedido por meio de parcerias entre e-commerces e companhias aéreas.

4. Ter conteúdos relevantes que ajudem o cliente na decisão de compra

Além de ter uma loja virtual, é essencial manter um blog ou site que disponibilize conteúdo relevante para seus clientes. Dessa forma, você pode aplicar ações de Inbound Marketing que tragam informações importantes e que agreguem valor para os usuários, auxiliando-os em seus problemas cotidianos.

Além disso, os conteúdos podem guiar os leitores por meio da estratégia de funil de vendas, despertando neles a intenção de compra.

Ao longo do tempo, tal prática pode inclusive promover a fidelização e incentivar o marketing boca a boca por parte daqueles que passaram a acompanhar as postagens do blog.

5. Impulsionar publicações nas redes sociais

Além de ter páginas e contas em redes sociais, é indicado separar quantias para impulsionar publicações nelas. Desse modo, você vai alcançar um número maior de usuários dessas redes, especialmente aqueles que podem demonstrar maior interesse por seus produtos ou serviços.

6. Investir em Search Engine Optimization (SEO)

SEO envolve um conjunto de técnicas, recursos, estratégias e práticas usadas para aumentar as chances de uma página ser mais bem ranqueada nos resultados de pesquisas dos motores de buscas, como Google e Bing.

Quando você investe em SEO, é bem mais provável que o blog da sua loja virtual seja visto pelos internautas que pesquisam palavras-chave relacionadas ao que você vende.

7. Otimizar a loja para o acesso mobile

Segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas, até maio de 2016 existiam 168 milhões de smartphones em uso no Brasil. Isso demonstra a importância desse tipo de dispositivo na vida dos consumidores brasileiros. Por meio desses equipamentos, eles realizam muitas compras e solicitam mais prestações de serviços.

Portanto, é vital que o site da sua loja virtual possa ser acessado facilmente em smartphones, tendo atenção especial à responsividade e à experiência do consumidor (UX – User Experience).

Além disso, contar com um aplicativo também é importante, pois facilita o acesso aos seus produtos e serviços por parte do público, podendo inclusive melhorar o relacionamento com os clientes e aumentar suas vendas.

Um exemplo de sucesso nesse campo é a 99, que, com seu aplicativo, oferece um meio de transporte seguro para o público. Depois do sucesso de seu serviço, ela passou a ser referência na área e hoje é usada por muitos consumidores que buscam agilidade quando o assunto é transporte.

A divulgação de uma loja virtual requer planejamento estratégico. Também é preciso focar no aspecto operacional, em especial com relação à produção de conteúdo — que deve ser feita continuamente.

Não se esqueça de promover a inovação, buscando sempre formas criativas de aumentar o engajamento do público e o alcance do seu e-commerce. Por exemplo, um vídeo ou post bem-aceito poderá causar uma ampla repercussão virtual, trazendo para sua loja virtual muitos consumidores curiosos ou interessados em seu conteúdo.

Quer receber mais conteúdo como este sobre inovações tecnológicas no âmbito empresarial? Então siga nossas redes sociais! Estamos no Facebook, TwitterGoogle+ e LinkedIn.

Veja Também

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.