Mãos de pessoas unidas segurando uma planta.

Empresas sustentáveis: o que podemos aprender com elas?

As palavras “empresas sustentáveis” podem parecer contraditórias, mas é possível, sim, que os negócios tenham menos impacto sobre o meio ambiente. Aliás, é altamente necessário que as companhias passem a repensar sua operação com foco em práticas mais sustentáveis. 🌱

Até porque é oficial: os clientes preferem escolher produtos de marcas sustentáveis. Sendo assim, as empresas que forem capazes de conectar estrategicamente sua sustentabilidade e identidade estão em um bom lugar para capitalizar a expectativa e a demanda do consumidor.

E, para tornar esse objetivo real na sua empresa, em primeiro lugar é necessário reconhecer, entender e aprender com empresas sustentáveis. E é justamente isso que você vai encontrar neste post. 

Continue acompanhando e boa leitura! 

O que é ser uma empresa sustentável?

As empresas sustentáveis são aquelas que reconhecem algumas das maiores ameaças que nosso planeta enfrenta e sabem como encontrar maneiras de superar esses problemas. Essas organizações não usam apenas embalagens recicladas ou diminuem o consumo de água – a sustentabilidade vai muito além. 

O conceito de sustentabilidade é composto de três pilares: econômico, social e ambiental. Seu foco é suprir as necessidades de hoje, sem prejudicar as chances das gerações futuras de atender às necessidades de amanhã. 😉

E, por sustentabilidade nos negócios, podemos observar duas categorias: seu efeito no meio ambiente e seu efeito na sociedade. Para que uma empresa seja sustentável, ela precisa se concentrar em estratégias de longo prazo para causar um impacto positivo nesses pilares. 

Portanto, um dos desafios das empresas sustentáveis é enquadrar as decisões de negócios em termos de anos, ou mesmo décadas, e considerar muitos outros fatores além do benefício financeiro.

3 exemplos de empresas sustentáveis

A demanda para “tornar-se verde” está afetando empresas em vários setores, dos cosméticos à tecnologia. Organizações de todos os tamanhos estão começando a reconhecer como seus processos são vitais para o meio ambiente.

Embora ainda tenhamos um longo caminho a percorrer antes de alcançar os resultados certos em uma escala global, existem algumas empresas que parecem caminhar na direção certa.

Confira 3 exemplos de empresas sustentáveis e veja o que podemos aprender com elas: 👇 

#1 Lush Cosmetics

Se você não é um fã de beleza e cosméticos, talvez não conheça muito sobre a Lush Cosmetics. No entanto, atualmente esta empresa é uma das marcas ecológicas mais populares do mundo.

Este negócio sustentável tem o compromisso de mostrar aos clientes que eles podem obter o mesmo cuidado corporal, facial e capilar de alta qualidade com ingredientes totalmente naturais, sem nenhum teste em animais. 

A Lush se dedica a entregar produtos e práticas ecológicas, desde barras de shampoo sólidas que não precisam de embalagem, até recipientes reutilizáveis. 

O sucesso da organização e os programas de reciclagem ajudaram a inspirar outras marcas de beleza em todo o mundo também.

O que você pode aprender com a Lush:

Se você deseja tornar seu negócio em uma das empresas sustentáveis como a Lush, incentive seus consumidores a voltarem para entregar as embalagens de seus produtos para que elas possam ser recicladas. 

#2 Amazon

Seguindo, a Amazon é um dos maiores mercados online do mundo, mas isso não a impede de se esforçar para ser uma empresa sustentável também.

Quando se é uma companhia gigante como a Amazon, a marca está ainda mais sob a ‘mira’ de seu público-alvo, pois os consumidores esperam que a empresa vá além para fazer uma diferença real. 

O hub de sustentabilidade dedicado da Amazon permite que a empresa compartilhe informações sobre o seu compromisso ambiental. Além do mais, a Amazon faz parcerias regulares com outras empresas líderes, como a P&G, para redescobrir e projetar embalagens e estratégias de entrega sustentáveis.

O que você pode aprender com a Amazon:

Para se destacar como uma das empresas sustentáveis, você não pode simplesmente dizer às pessoas que está comprometido em ajudar o meio ambiente, você precisa provar que também está se esforçando. 

Artigos e white papers que mostram seus esforços são uma forma poderosa de dar credibilidade às suas afirmações. E, ao fazer parceria com outras marcas conhecidas, você pode garantir que suas campanhas de marketing alcancem uma variedade maior de clientes.

#3 Apple

Por fim, como parte do lançamento do iPhone 11, a Apple tentou chamar a atenção para suas iniciativas verdes. Embora nem sempre tenha sido uma das principais empresas sustentáveis, ela tem tomado medidas adicionais para provar que se preocupa com o meio ambiente.

Por exemplo, o iPhone 11 está disponível em vários materiais, incluindo alumínio 100% reciclado. Além disso, a Apple também usa vários componentes reciclados nos elementos internos do telefone.

Ao mesmo tempo, a empresa também está tomando medidas adicionais para promover uma política de troca, que permite que os proprietários de iPhones troquem seu modelo antigo por um novo.

O que você pode aprender com a Apple:

Tornar-se amigo do ambiente nem sempre é fácil – especialmente quando você dirige uma empresa de tecnologia moderna ou um negócio que depende de muitos materiais que não são bons para o meio ambiente.

No entanto, a Apple mostra que as melhores empresas sustentáveis ​​podem atuar em qualquer setor. Tudo o que você precisa fazer é encontrar uma estratégia que funcione bem. 💡

Grupo de 5 empresárias ao redor de uma mesa conversando.
Empresas sustentáveis vem ganhando cada vez mais destaque e conquistando as preferências dos clientes, mostrando o impacto de uma boa estratégia sustentável.

Como a sustentabilidade se reflete nas empresas? 

Assim como os consumidores fazem sua parte reduzindo o uso de energia e reciclando seus resíduos, as empresas ecologicamente corretas também trabalham para fazer a diferença.

O foco na sustentabilidade parece ser uma obrigação para um negócio ter sucesso hoje, concorda? 🤔

Afinal, além de contribuir para um planeta mais saudável, as empresas sustentáveis estão descobrindo que uma estratégia ecologicamente correta também lhes dá o poder de que precisam para crescer e prosperar em um novo mercado. 

Qual o impacto de ações ecológicas? 

Mais de 90% dos CEOs de hoje acreditam que a sustentabilidade é essencial para o sucesso. Com essa visão, muitas empresas já pensam além do básico de suas iniciativas sustentáveis e começam a fazer uma diferença real no mundo.

E, como já vimos, essa é uma tendência motivada também pelas mudanças nas preferências dos clientes de hoje. Os consumidores estão cada vez mais conscientes do impacto que os seres humanos e as empresas estão causando no meio ambiente.

O relatório de sustentabilidade global da Nielsen descobriu que 66% das pessoas entrevistadas disseram que pagariam mais por produtos de empresas que não agridem o meio ambiente. 

Cientistas de todo o mundo concordam que precisamos fazer uma mudança se quisermos proteger nosso planeta. De fato, alguns estudos indicam que podemos ver uma ameaça significativa à civilização humana nos próximos 30 anos se a sustentabilidade não for abordada. 

De acordo com pesquisas econômicas, os consumidores de hoje classificam a posição ecológica de uma empresa, considerando também preço e características do produto, para decidir de quem comprar.

99Empresas: transporte corporativo mais sustentável

Como sempre vemos, o transporte acaba sendo uma das áreas que mais gera dores de cabeça aos gestores, líderes e colaboradores de uma empresa. Mas, quando a mobilidade não é bem otimizada ela pode gerar dor de cabeça ao meio ambiente também.

Pensando nisso, a 99Empresas pode ser sua solução ideal para melhorar seu transporte corporativo e adotar um postura mais “verde” em relação ao mercado. 

Com a plataforma, além de facilitar e auxiliar no seu planejamento e na organização do transporte, fica mais fácil ter uma visão ampla de quais pessoas estão indo para onde e, desse modo, otimizar os recursos gastos para suas viagens.

Assim, você diminui a quantidade de automóveis por pessoa, contribuindo para a luta contra poluição e também para a saúde de todos. Vale a pena para os negócios e o planeta agradece! 🌎

Algumas das empresas que caminham para estratégias mais sustentáveis em parceria com 99Empresas são:

  • Ambev;
  • Microsoft;
  • Bradesco;
  • Globo.

Se interessou? Conheça 99Empresas e veja todas as vantagens e benefícios para o seu negócio!

O papel e o peso da sustentabilidade

Além de ajudar na preservação do planeta e atrair novos clientes com responsabilidade social, as empresas sustentáveis têm mais chances de terem seus negócios impulsionados.

De acordo com a consultoria McKinsey, marcas com classificações mais altas, que levam em conta métricas ambientais, sociais e de governança, têm desempenho financeiro superior e obtêm mais apoio público.

Além disso, a sustentabilidade nos negócios motiva os colaboradores de uma marca a se alinharem com sua missão, objetivos e valores. Essas pessoas se sentem mais prontas para trabalhar, melhorando a reputação de uma empresa e atendendo às expectativas dos clientes.

Mais que uma tendência, sustentabilidade também é importante para os líderes de amanhã. Cerca de 88% dos alunos de escolas de negócios dizem que as questões sociais e ambientais são cruciais para a marca da empresa. 

Ou seja, a verdade é que investir em uma política de desenvolvimento ecológico e em tornar sua companhia em uma das empresas sustentáveis pode ser transformador. A percepção do cliente muda, contribuindo para o fortalecimento da marca e o crescimento do negócio

Gostou do artigo e quer saber mais sobre outros temas relacionados à gestão de empresas? Continue acompanhando o nosso blog! 

Te esperamos lá, boa viagem! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.