pessoa-fazendo-anotações-mesa-de-madeira-com-notebook

Estratégias de marketing: como aumentar suas vendas

No início de um novo ano todas as empresas estão organizando suas metas para cumprir ao longo dos próximos 12 meses. Entre a maioria dos planos está o aumento das vendas. Esse é sempre um grande desafio, mas com boas estratégias de marketing isso é possível e mais fácil!

Foi pensando nisso, que o blog 99 Empresas conversou com David Reck, especialista em marketing programático, que já foi Vice-Presidente da Abradi-SP (Associação Brasileira das Agências Digitais), e participou de projetos governamentais como a atualização do Código Brasileiro de Defesa do Consumidor.

Em nosso papo cabeça Reck trouxe várias dicas para aproveitar e usar melhor o marketing em 2020. Então, prepare o caderninho de anotações e confira o nosso conteúdo exclusivo a seguir.

Estratégias de marketing para aumentar as vendas

Qual a importância do marketing para uma empresa?

David Reck: Quando implementadas de maneira correta as ações de marketing podem alavancar o crescimento de uma empresa, trazer visibilidade para sua marca, aumentar as vendas, fidelizar os clientes e conquistar novos consumidores. No entanto, um erro é adotá-las somente em caráter pontual, para resolver problemas imediatos, já que os resultados podem e geralmente não são alcançados da noite para o dia. Tudo é uma construção e o marketing é essencial, pois abrange como um todo o mercado e o ambiente interno da própria empresa: desde os seus pontos fortes e fracos, suas ameaças e oportunidades, como também, e, sobretudo, a concorrência. É uma ferramenta importantíssima para multinacionais e empresas de pequeno e médio porte, de todos os mercados, segmentos e nichos de atuação. 

Receba Já Dicas Para Ter Melhores RESULTADOS Na Sua Empresa!

Qual dica você daria aos empreendedores? 

David: É muito importante ter objetivos claros e definidos desde o começo, no planejamento de marketing. Quais as metas possíveis, quais os goals do negócio. Acreditamos naquilo que chamamos de marketing programático. Ou seja: em uma forma mais automatizada de fazer marketing, com pessoas pilotando as estratégias. Afinal, precisamos de velocidade na operação e no dia a dia, realizar testes e aprender rapidamente com eles, mas sem deixar de sempre nos perguntar “por quê?” e “para quem” estamos falando. Muitas vezes, menos é mais. Quando as etapas básicas estão definidas, as ações táticas se tornam mais assertivas. 

Pequenas empresas podem usar o marketing digital?

David: Não apenas podem, como devem. Muito se fala em transformação digital, um processo pelo qual muitas empresas estão passando. Sempre digo que o caminho mais “fácil” de iniciar a transformação das empresas é pela área de marketing. Dela, poderão sair modelos de startup que serão a nova cara da companhia. O marketing é (e precisa ser) a área mais conectada com este novo cenário. Uma PME, por exemplo, no online, tem totais condições de promover-se e alcançar os seus objetivos neste meio. É um trabalho constante de encontrar a audiência, ouvir, entender e promover ações estratégicas e também criativas. O investimento em publicidade hoje não é mais dependente de um plano de mídia voltado para televisão e para um veículo impresso. Pelo contrário: existem diversas empresas já focando no digital. O número de vendas nos canais digitais cresce exponencialmente todos os anos. Dessa forma, não estar online pode ser estar fora do alcance de futuros clientes. 

Quais são as tendências de marketing para 2020?

David: Procurar compreender as necessidades, os hábitos, as demandas e as expectativas dos clientes (ou, como chamamos, a audiência) é imprescindível para todo empreendedor, independente da área. É importante estar atento às tendências mundiais, mas principalmente estudar e entender o que o seu prospect ou cliente desejam. Neste sentido, falamos sobre a importância de analisar dados. Qualquer ação precisa ser medida: desde um disparo de e-mail, até ações em mídias sociais e sites. Como a audiência se comporta? Quais os aprendizados em relação aos s? Hoje, falamos muito sobre tomar decisões sem considerar apenas hipóteses e “achismos”, mas baseando tudo em dados que comprovem atestem as decisões.

Como fazer um planejamento para as ações de marketing? 

David: Antes de tudo, é importante salientar que o planejamento de marketing pode ser elaborado ou aprimorado em qualquer época, independente do período do ano. É preciso olhar para tudo que foi feito e extrair aprendizados, com foco em melhoria contínua. Um bom plano de marketing analisa a concorrência, estabelece objetivos e metas, cria estratégias, elabora um cronograma de ações e monitora/mensura absolutamente tudo.

Quais os erros mais comuns no marketing do seu negócio?

David: Inúmeros. O primeiro grande erro das PMEs com relação ao marketing é considerá-lo apenas como propaganda ou vendas. Marketing é um conjunto de processos. Ele integra várias funções, que precisam estar interligadas. Deve ser visto de forma sistêmica. Para evitar erros, é preciso definir os segmentos de atuação para a empresa. Uma oportunidade pode significar a criação de um novo produto, ou a melhoria de algum processo, aperfeiçoando a relação da empresa com seu o público-alvo, por exemplo. Uma forma de evitar erros é ter um trabalho de monitoramento e acompanhamento do comportamento do cliente, das suas necessidades, dos seus critérios de compra e uso de produtos, assim como da concorrência, seus produtos e serviços, estratégias, diferenciais e pontos vulneráveis. A pequena ou média empresa não deve jamais abrir mão do planejamento, tanto na esfera estratégica, quanto no nível tático, com a definição de ações integradas para “atacar” o mercado de modo efetivo. Sem planejamento, a empresa já está dando o primeiro passo para o fracasso no seu marketing.

Gostou do conteúdo? Esperamos que você comece este novo ano com tudo! Conte conosco para ter mais economia e praticidade no transporte corporativo do seu negócio. Clique aqui e descubra como é fácil ser um parceiro da 99 Empresas, independentemente do tamanho da sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.