homem-concentrado-trabalhando-notebook

Descubra as principais causas de estresse no trabalho (e fique longe delas)

O estresse no trabalho pode atingir colaboradores e gestores. Por isso, saber como lidar com esse estado emocional e evitar situações que causam gatilhos é essencial para manter o bem-estar, o controle em situações de tensão e ter sempre uma boa produtividade.

Se ranger os dentes no escritório está se tornando um hábito para você, talvez seja a hora de analisar os seus comportamentos e ações para ter uma vida mais saudável e não acabar se esgotando completamente e adquirindo uma Síndrome de Burnout ou até mesmo problemas cardíacos.

Confira as dicas que separamos a seguir que irão te ajudar a lidar até mesmo com os dias mais difíceis.

Como identificar o estresse no trabalho e os seus causadores?

A irritabilidade aumenta, checar o celular a todo instante torna-se um comportamento comum, a ansiedade pela ligação do cliente te faz suar frio e por vezes você aumenta o tom da voz ao perder a paciência facilmente com algum colaborador ou fornecedor.

Se você se identificou em alguns desses cenários hipotéticos, é bem provável que esteja passando por um quadro de estresse no trabalho. Independentemente do tamanho da empresa, não faltam motivos ou situações que podem deixar gestores e colaboradores estressados, mas algum deles são mais comuns.

Clique e aprenda como ter times mais motivados e menos estressados!

Assim apontou a pesquisa Work Management Survey, que listou 11 fatores que são desencadeadores de estresse no ambiente de trabalho, com base em um estudo feito com mais de 1.400 trabalhadores de todo o mundo.

A maioria desses fatores descobertos na pesquisa estão ligados às questões de gestão, organização de tarefas e prazos. Veja a seguir se a sua empresa está colaborando com essas situações negativas e confira dicas para contornar as cinco principais.

Previna-se dos principais causadores de estresse no trabalho

  1. Confusão nas informações

Para 52% dos entrevistados, as informações desencontradas no dia a dia de trabalho são as principais causadoras de estresse. Para evitar esse tipo de problema, invista em uma comunicação transparente e que estimula os colaboradores a solicitarem explicações detalhadas. Uma forte cultura organizacional e uma boa comunicação interna também são ações necessárias para não deixar a equipe confusa.

  1. Problemas para identificar prioridade de tarefas

Quando o assunto é priorizar as tarefas, 51% dos ouvidos apontou essa questão como o principal fator que desencadeia o estresse. Quem nunca ficou perdido com um monte de papelada na mesa sem saber o que fazer, né?

A dica aqui é ser bem claro na hora de delegar os trabalhos. Mantenha estratégias e ferramentas de gestão que façam com que a equipe entenda o que deve ser feito primeiro.

  1. Metas fora da realidade

Quando o assunto é metas impossíveis, muitas empresas acabam falhando. Tanto é, que 49% dos entrevistados apontaram esse fator como a principal causa de estresse. Aumentar a produtividade é o desejo de toda organização, no entanto faça uma gestão de metas com os pés no chão e nunca exigindo mais do que a sua equipe pode entregar.

De outro modo, além de deixar todo mundo com as emoções à flor da pele, o sentimento de incapacidade também será um fantasma que irá assombrar os seus colaboradores por não terem entregue o que era esperado.

  1. Alteração de prazos

O que é importante hoje, amanhã pode não ser mais, porque sempre entram novas prioridades de tarefas, aí o que era para ser feito ontem, só será entregue daqui uma semana. Se a sua empresa vive esse cenário, saiba que esse motivo foi apontado por 47% dos entrevistados na pesquisa como principal fonte de estresse.

Mais uma vez, como já dito acima, para evitar esse tipo de situação é preciso estabelecer as tarefas de forma clara, ter controle sobre o tempo e gerenciar tudo que está acontecendo na empresa. Dessa forma, não deixará ninguém em pânico com os prazos extremamente curtos.

  1. Liderança confusa

Um líder que não sabe qual rumo tomar, que volta atrás constantemente em suas decisões e não entende o funcionamento da empresa tem tudo para deixar a equipe de cabelo em pé. Não é para menos que essa foi a causa apontada como principal fonte de estresse por 44% dos entrevistados ouvidos na Work Management Survey.

Veja os outros fatores também apontados como fonte de estresse na pesquisa:

  • Falta de clareza na atribuição de tarefas (44%)
  • Distorção de funções (43%)
  • Falta de colaboração e coordenação (42%)
  • Pouca força de vontade do time (37%)
  • Baixo envolvimento de patrocinadores (28%)
  • Falta de clareza sobre o papel que desempenha nos projetos (24%)

Gostou do conteúdo?! Então, comente este post e compartilhe com a gente quais situações te deixam mais estressados na empresa.

Sabia que a 99 Empresas tem uma solução de transporte corporativo que pode acabar com o estresse na hora do reembolso de colaboradores? Clique aqui e descubra como levar mais praticidade e economia para a mobilidade do seu empreendimento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.