Você sabe o que é uma fintech? Conheça aqui todos os tipos

Você sabe o que é fintech? Provavelmente você já deve ser cliente de alguma delas e nem se deu conta. Fintechs são startups financeiras que otimizam e simplificam os serviços por meio da tecnologia, o que em alguns casos pode ajudar na redução do custo de seus serviços para o consumidor. É o caso dos bancos digitais que estão cada dia mais populares.

No artigo de hoje, vamos conhecer a fundo como esse tipo de tecnologia, que faz parte da 4º revolução industrial, tem ganhado cada vez mais espaço como uma solução inovadora para agilizar processos que antes eram extremamente burocráticos. Confira!

O que é fintech e como funcionam?

Uma das principais características desse tipo de negócio é que eles nascem startups, apesar de muitos já valerem bilhões de dólares no mercado internacional. São companhias de pequeno a médio porte, mas com um plano de negócios altamente escalável e 100% conectado às novas tecnologias.

O termo fintech se refere a qualquer empresa que ofereça soluções financeiras por meio de tecnologias avançadas e na palma da mão. Na prática, são empresas voltadas ao mercado financeiro, que se utilizam de tecnologias de ponta.

Não há uma tradução literal da palavra, mas fintech tem o significado a partir das junção de duas palavras da língua inglesa, sendo Finance (finanças) + Technology (tecnologia).

Nos bastidores, elas vão muito além de uma união bem-feita de duas palavras chamativas. Elas alavancam novos modelos de operação, serviços e produtos financeiros, em larga escala, desburocratizando tudo para o consumidor.

A proposta dessas empresas é funcionar com uma equipe mais enxuta, se comparada com instituições gigantes e consolidadas no mercado. Desde a programação até o atendimento ao cliente, as fintechs fazem de tudo para entregar serviços simplificados, sem deixar nada a desejar na qualidade. Em resumo, essas empresas oferecem verdadeiras soluções digitais para facilitar a vida financeira de seus clientes.

Quais são os tipos de fintechs?

Existem vários tipos de fintechs no mercado, que você deve conhecer para saber diferenciar o serviço de cada uma. Veja a seguir:

Fintech de investimentos

Esse tipo está ganhando cada vez mais popularidade com as corretoras de ações e permite fazer investimentos em títulos variados com poucos toques na tela do celular.

Fintech de pagamento

Com juros baixos e cartões de crédito sem custo anual esse tipo tem atraído muitos usuários.

Fintech de crowdfunding      

Financiamento coletivo é o lema dessas fintechs. São escolhidas principalmente por empreendedores que buscam capital para colocar o projeto na ativa.

Mais tipos de Fintechs:

Banco (conta corrente e poupança);

Controle e apoio financeiro;

Empréstimo e crédito;

Criptomoedas;

Câmbio

Aprenda Já Como Impulsionar O Crescimento Da Sua Empresa:

Qual a vantagem de usar uma fintech?

A fintech é concebida para o mundo digital. Usar o serviço de uma delas é quase garantia de deixar processos burocráticos para trás e ter serviços e produtos mais simples.

Essas startups são ótimas para ajudar as empresas que querem usar a tecnologia para ganhar tempo e até mesmo criarem uma gerência financeira mais dinâmica e econômica, uma vez que as taxas são quase sempre menores em comparação com os serviços tradicionais do mercado.

Quais são as principais fintechs no Brasil?

Agora que você já sabe o que é fintech, que tal conhecer as mais conhecidas no Brasil? Veja a seguir, quem sabe você até mesmo já não usou o serviço de alguma delas.

  • Stone

A Stone é uma empresa que oferece soluções para a realização de pagamentos e maquininhas para vendas no cartão. No final de 2018, ela ultrapassou a marca de 1 bilhão de dólares.

  • Quinto Andar

O Quinto Andar é uma fintech em imóveis, você sabia? A empresa de aluguel de imóveis funciona, na verdade, através de seu algoritmo de análise de crédito, que permite a conexão facilitada de vendedores e compradores.

  • Nubank

Banco 100% digital com serviços de cartão de crédito sem anuidade, opção de débito, conta para investimento e outras funções. Vale cerca de US$4 bilhões, o que a classifica como uma empresa unicórnio — a 99 também é uma!

  • Creditas

A Creditas trabalha com um serviço de crédito que também é conhecido como refinanciamento: nessa modalidade, você utiliza um bem seu, geralmente um veículo ou um imóvel, como garantia de pagamento do seu empréstimo.

  • GuiaBolso

Aplicativo gratuito que ajuda o usuário a fazer um controle financeiro de forma descomplicada, com dicas e sugestões simples.

  • Bidu

Fintech que compara, recomenda e contrata seguros e serviços financeiros. Faz todo o meio de campo para entregar um serviço de acordo com o perfil do cliente.

  • Picpay

App que centraliza o pagamento de contas em uma plataforma só. Ainda, oferece o serviço de pagamento em estabelecimentos, compra de créditos para celular, cartão de transporte e outros recursos.

Agora que você conheceu a fundo o que é fintech, descobriu se já era cliente de alguma dessas? Quais são os tipos que mais te chamam a atenção? Deixe sua opinião nos comentários deste post.

Curtiu?!  Confira outras dicas como essa na nossa área sobre ‘Startups’. Clique aqui e confira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *