Grupo de cinco pessoas sentadas ao redor de uma mesa de madeira.

Gestão de resultados: saiba como implementar na sua empresa!

Na dinâmica de gestão das empresas, um dos principais desafios é movimentar o time de profissionais em uma série de ações estratégicas e bem planejadas, que visam o alcance de objetivos claros e consistentes através da gestão de resultados.

Sabe aquela máxima de que “para quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve”? Ela se aplica também à realidade corporativa. Infelizmente, muitos gestores não têm clareza sobre o patamar que desejam alcançar. Com a falta de visão, o sucesso da administração se torna ainda mais difícil.

Neste contexto, o conceito de gestão de resultados é um método facilitador, responsável por orientar o gerenciamento pelos caminhos que conduzem ao sucesso.

Ficou curioso e quer saber mais sobre essa abordagem? Continue acompanhando o artigo e faça uma boa leitura! 😉

O que é gestão de resultados?

Derivado do inglês Management by goals (MBO) ou Management by Results (MBR), a gestão de resultados é uma forma de gestão do negócio que visa priorizar os objetivos alcançados nas ações de todos os profissionais que nela atuam, potencializando o desempenho organizacional.

Peter Drucker, conhecido como o pai da Teoria da Administração, apresentou o conceito de “gestão por resultados” pela primeira vez em seu livro The Practice of Management, publicado em 1954.

Na prática, podemos compreender a gestão de resultados como uma estratégia de gerenciamento pela qual processos, produtos e serviços contribuem para a realização de tarefas e objetivos esperados.

Para implementar a gestão de resultados, os gestores e profissionais precisam compreender que essa é uma forma de trabalhar que vai além dos processos, atividades, produtos e serviços. Ela foca nos reais benefícios sociais e econômicos gerados pela entrega da empresa.

Nesta abordagem, a prática diária leva aos melhores resultados. 💡

Mas, afinal, como estruturar a gestão de resultados?

Neste modelo, os gestores devem ter em mente que a definição de objetivos, o desenvolvimento das ações e a tomada de decisões precisam ser conduzidos de forma colaborativa.

Líderes e colaboradores têm o desafio de trabalharem juntos na construção do planejamento estratégico, desenhando as atividades previstas e definindo como será a atuação de cada profissional.

Dessa maneira, na sequência, será possível mensurar o desempenho real dos colaboradores envolvidos, tomando como ponto de partida os padrões estabelecidos no planejamento. 

De acordo com Drucker, quando os próprios funcionários participam do estabelecimento de metas e escolhem as ações a serem seguidas, eles têm maior probabilidade de cumprir suas responsabilidades. 🤔

Na prática, essa abordagem exige que as empresas sejam mais flexíveis. Um estabelecimento de processos muito rígidos normalmente não se adequa, já que o foco está nos resultados. 

Obviamente, adotar algumas diretrizes e boas práticas é fundamental, inclusive para manter a qualidade das entregas. Contudo, imposições sobre a forma de executar as tarefas devem ser evitadas. Afinal, na gestão de resultados, o desafio é atingir os objetivos predefinidos.

Gestão de resultados: 5 etapas para implementar 

Para conduzir a gestão de resultados em uma empresa de forma eficiente e otimizada, os gestores precisam compreender a abordagem ideal e aprender como colocá-la em prática. 

De acordo com Peter Drucker, a gestão de resultados tem cinco etapas: 👇

#1 Revisão das metas organizacionais

Os gestores devem ter uma visão clara dos macro objetivos, conhecer o planejamento estratégico e as ambições da empresa.

#2  Definição de metas dos colaboradores

Os gestores e os profissionais do seu time devem se reunir para assinar acordos sobre os objetivos e resultados esperados de seu trabalho. Além disso, é importante que estabeleçam um prazo para apresentação dos resultados e avaliação de desempenho.

#3 Monitoramento de processo

Periodicamente, antes do prazo acordado, gestores e profissionais se reúnem para verificar se os objetivos estão sendo alcançados. Um acompanhamento geral ao decorrer da estratégia.

#4 Avaliação de desempenho

No final do período predefinido para o alcance dos resultados, o desempenho do colaborador é avaliado de acordo com o cumprimento ou não dos objetivos. 

#5 Recompensa

Por fim, na última etapa do ciclo, os colaboradores são recompensados ​​pelos resultados obtidos. 🎉

Grupo de cinco pessoas sentadas ao redor de uma mesa de madeira discutindo sobre gestão de resultados.
A gestão de resultados é um processo fundamental para liderança de toda empresa, construindo objetivos e avaliando as metas alcançadas.

Como funciona a gestão de resultados?

Ao decidir pela administração orientada por essa abordagem, os gestores devem ter em mente alguns aspectos que norteiam a prática do modelo de gestão de resultados. 

Confira os principais pontos: 

  • Os resultados são a referência fundamental para todo o processo de sua gestão;
  • Todos são responsáveis ​​pelos resultados obtidos e pelas oportunidades perdidas;
  • Todas as unidades de negócios devem estar integradas e caminhar juntas pelos mesmos resultados, de modo que cada uma saiba quais são suas atribuições e como contribuir;
  • A ênfase não está nos processos e procedimentos, mas no alcance dos resultados.

Quais são as vantagens da gestão de resultados?

Ao implementar a gestão de resultados, as empresas obtêm uma série de benefícios. Na verdade, este tipo de abordagem tem potencial de transformar não apenas a rotina da empresa, mas também o seu desempenho, acelerando o crescimento da organização.

Confira os principais benefícios do modelo: 👇

Seus recursos estarão focados nas tarefas certas

Depois que todos entenderem o que você está tentando realizar, determinar o que será necessário para fazer isso – tempo, talento, dinheiro, materiais – torna-se muito mais claro e fácil. 

Impacta na motivação dos colaboradores e aumenta a produtividade

As pessoas têm uma necessidade interna de serem autônomas, autodeterminadas e conectadas. Ao se envolver em todo o processo de definição de metas, com expectativas claras, as ferramentas e informações necessárias, elas se tornam mais engajadas e comprometidas.

Sendo assim, com objetivos claros e mais informações, os colaboradores acabam por produzir mais e melhor.

Melhorias na comunicação e coordenação

Há uma aproximação natural entre líderes e profissionais, com troca de informações, feedback e colaboração, o que contribui para o clima organizacional.

Afinal, todos estão buscando os mesmos objetivos, não é mesmo?

Economiza dinheiro

Além da maior produtividade, a gestão de resultados também permite redução de custos de outras maneiras. O absenteísmo diminui e as despesas com rotatividade de pessoal, incluindo recrutamento e treinamento, também são reduzidas. 

Ou seja, seu bolso agradece! 💰

Aumenta a lucratividade

Quanto mais você analisa a demonstração de lucros e perdas em busca de metas, maior é a probabilidade de elas gerarem os resultados desejados. 

99Empresas e a gestão de resultados

Como vimos até aqui, a gestão de resultados proporciona uma série de ganhos para sua empresa. Neste tipo de abordagem, você precisa considerar as diferenças individuais e o ambiente de negócios em constante mudança.

Falando nisso, você já conhece o serviço da 99 Empresas?  

Com a plataforma, além de poder oferecer um transporte de qualidade para seus colaboradores, com segurança, confiabilidade e ótimo custo-benefício, o planejamento e a gestão ficam muito mais simples.

Aliando a gestão de resultados com as ferramentas disponíveis na 99Empresas para otimização do transporte corporativo, bater suas metas de melhoria e economia para a locomoção dos colaboradores e líderes está ao seu alcance.

Seus profissionais e sua empresa merecem um serviço com essa qualidade, que proporciona mobilidade de um jeito simples, prático e rápido. 😉


Gostou do conteúdo? Confira outros artigos no nosso blog e fique por dentro das dicas e novidades. Te esperamos lá, boa viagem!

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *