pessoa-desenhando-folhas-e-plantas-verdes

Greenwashing: evite ser um falso amigo do meio ambiente

O greenwashing é um termo vindo da língua inglesa e significa em tradução literal algo como “lavagem verde”. Ele é usado quando uma empresa levanta bandeiras ambientais em seus produtos ou serviços, mas na verdade não está fazendo muito pelo meio ambiente ou, pior, está produzindo plástico e sujando ainda mais o planeta ou colocando cores verdes em carros que usam combustíveis fósseis, com a intenção de passar um ar de sustentabilidade.

Essa prática pode fazer com que o seu cliente perca a confiabilidade na sua marca e desacredite de todas as suas causas sociais. Saiba como evitar esse tipo de erro na sua empresa a seguir.

O que pode ser considerado greenwashing?

Sabe quando uma empresa cria algum selo ou slogan que diz que ela contribui ou é amiga do meio ambiente, mas não fica muito bem claro quais são ações que ela toma para fazer isso de fato? Ou quando essas empresas mascaram certas posturas que não são favoráveis ao meio ambiente, ao mesmo tempo em que se declaram eco friendly? Usar jargões e expressões científicas que o consumidor não consegue entender por vezes também são estratégias usadas por organizações que fazem isso. 

Como não fazer greenwashing na minha empresa?

Ser ecologicamente correto hoje é um necessidade e a pressão da sociedade já fez com que muitas organizações nos últimos anos abrissem os olhos a esses pilares sociais e de sustentabilidade.

E não é para menos: 75% do meio ambiente terrestre e 66% do marinho estão degradados, de acordo especialistas da ONU em biodiversidade (IPBES) e isso coloca em risco a existência de espécies da fauna e da flora.

Receba Já Dicas Para Ter Melhores RESULTADOS Na Sua Empresa!

No entanto, para ser verde de verdade e não fazer apenas um greenwashing a sua empresa precisa ter certificações ambientais de órgãos responsáveis por essa fiscalização ou especificar muito bem quais são as atitudes que toma em relação ao meio ambiente.

Não crie um selo verde ou dizeres que remetem a sustentabilidade se a sua organização não estiver verdadeiramente envolvida com essas causas. E se for criar projetos desse tipo, a transparência deve ser essencial e as contradições, como vimos acima, não devem existir. Veja outras ações para sua empresa ser mais sustentável:

  • Faça auditorias para entender como anda sua empresa em relação à práticas sustentáveis
  • Repense a forma de produção de seu serviço/produtos
  • Engaje seus colaboradores nessa causa

Gostou do conteúdo?! Compartilhe conosco nos comentários quais são as ações de sustentabilidade da sua empresa ou se você pensa em fazer alguma e agora que conhece o greenwashing tomará mais cuidado no desenvolvimento delas.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *