homem trabalha em computador no seu próprio quarto

Home office: Como implementar em sua empresa

Home office já é realidade em muitas empresas, mas nem todos sabem como implantar o modelo de trabalho. De acordo com a consultoria americana Global Workplace Analytics, ter colaboradores trabalhando em suas próprias casas é capaz de gerar uma economia de, em média, 11 mil dólares por ano, por cada funcionário. Um economia realmente significativa.

A primeira coisa a ser feita na hora de implementar home office é analisar os aspectos legais e as necessidades da empresa. Destacamos alguns aspectos que precisam ser levados em consideração e dicas que vão contribuir com o processo de implantação do escritório em casa nas organizações:

Atualize a vivência organizacional

A implantação do esquema home office ainda encontra muita resistência, principalmente no que diz respeito a cultura corporativa. Para mudar a visão que se tem sobre trabalhar remotamente é preciso promover uma vivência baseada na relação de confiança entre os colaboradores e a liderança. Mostrar os resultados, como dados de crescimento, produtividade e alcance de metas, pode ser muito eficaz para provar que é possível.

O início

No começo, é preciso entender que, para algumas pessoas, esse modelo de trabalho exige um pouco mais de disciplina. Os equipamentos e serviços devem ser planejados de acordo com as necessidades do trabalho a ser executado. Além disso, conseguir um espaço adequado e se possível exclusivo para o home office também é importante.

Planejamento

Que tal planejar um programa piloto antes de aplicar o home office para toda a equipe? A dica é selecionar as pessoas que tenham o perfil de trabalhar em home office ou que desejam participar do programa. Outra pergunta que você deve fazer é: todos os seus gestores saberiam lidar com um programa de home office em suas equipes? Tenha em mente as seguintes perguntas e busque pelas perguntas: como será feita a gestão das equipes? Como será realizada a comunicação entre os integrantes e com que frequência?

Colaborador presente, mesmo em casa

Colaboradores remotos também precisam respeitar a jornada laboral, separando-a da rotina pessoal. Aqueles que convivem na mesma casa precisam entender que o home office é como mais um dia normal de trabalho. O colaborador está em casa, mas está trabalhando.

Evitando o isolamento

Home office pode ser uma excelente opção para sua empresa, mas será que é a melhor para seus colaboradores? Embora muitos prefiram os benefícios de trabalhar em casa, eles podem se sentirem isolados, e isso afeta a satisfação e o desempenho dos trabalhadores. Um esquema que pode funcionar é: home office três dias na semana e os demais dias na empresa. Assim os funcionários se desgastam menos com deslocamentos e as empresas podem reduzir custos apostando em escritórios rotativos.

Estrutura adequada

Não é porque o colaborador estará fora da empresa, que a liderança deixará de se responsabilizar por estrutura de trabalho. É muito importante investir em meios de comunicação, como ramal telefônico, acesso à internet estável, aplicativos de bate-papo e plataformas de videoconferência, para garantir a conexão e integração do trabalho do colaborador com a empresa.

Veja Também

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *