Imagem de carros parados à noite no trânsito

Índice 99 de Tempo de Viagem aponta as cidades que mais sofrem com trânsito em horários de pico

Quem vive nas grandes cidades do Brasil sabe que o trânsito intenso pode ser uma das maiores dificuldades de locomoção terrestre no dia a dia. Para ajudar a entender melhor este problema e encontrar as melhores soluções, a 99 criou o Índice 99 de Tempo de Viagem (ITV 99), um meio de monitoramento de mobilidade urbana que faz uso de tecnologia e dados para o mapear os congestionamentos nas cidades brasileiras.

Implantando inicialmente em 15 capitais do Brasil, o índice tem como objetivo calcular o tempo médio perdido pelas pessoas com o tráfego ruim das metrópoles, ou seja, a média de atraso dos deslocamentos cotidianos. Para o estudo, cada cidade foi dividida em micro-regiões e o ITV 99 foi calculado para a média de seus deslocamentos no horário de pico (das 7h às 10h e entre 17h e 20h).

Confira os dados

Os dados coletados durante os meses de junho, julho e agosto de 2017 apontaram que Recife, Porto Alegre e Belém são as cidades que mais sofrem com o trânsito no horário de pico, em relação aos horários sem congestionamento. Na capital de Pernambuco, viagens na hora do rush demoram, em média, de 81% a 102% a mais de tempo do que aquelas iniciadas em situação de tráfego livre. Em POA este número varia de 70% a 92% e em Bém a média é de 80% mais demora.

No Rio de Janeiro foi calculado um gasto de 80% a 91% mais tempo no horário de pico do que com o tráfego livre. São Paulo não fica muito atrás. A capital paulista, nas regiões de Pinheiros, Jardins, Itaim Bibi, Vila Olímpia e Brooklin, apresenta lentidão até 80% maior em relação aos horários sem trânsito intenso. O estudo tem como objetivo coletar dados de trânsito e congestionamento de todo o Brasil, o que pode ajudar planejadores de transporte a desenhar soluções para engarrafamentos de veículos nas cidades.

Embora o trânsito intenso seja uma realidade em muitas cidades do Brasil, o congestionamento não pode impedir que pessoas trafeguem e cumpram seus compromissos, sobretudo empresariais. Para facilitar o transporte terrestre de colaboradores a serviço de empresas, a 99 criou o 99 Empresas. Assim, sempre que tiver aquela reunião importante, bastará alguns toques na tela do celular para chamar um táxi ou motorista particular. E o melhor, com uma economia de até 40% em relação a frota particular da empresa.

Veja Também

One Comment

  1. https://mukck.com Reply

    Amazing! This blog looks just like my old one! It’s on a totally
    different topic but iit has pretty much the same layout and design. Excellent choice of colors!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *