Pessoa analisando gráficos em computador

KPI: o que é e como esses indicadores ajudam a maximizar o desempenho nos negócios

O KPI é a sigla para Key Performance Indicator, que em tradução para o português significa Indicador-chave de desempenho. Eles são indicadores responsáveis por ajudar no crescimento de empresas, principalmente na área do marketing, mas que podem ser usados como termômetro para todos os setores. No artigo de hoje você irá conhecer os principais e saber a importância de usar essa ferramenta na sua empresa.

KPI: o que é, afinal?

KPI é uma ferramenta usada para mensurar as metas de diversos setores de uma empresa e apontar se de fato elas foram alcançadas ou indicar erros que impediram os resultados esperados.

Tipos de KPIs + Exemplos práticos

É importante que, antes de pensar em qualquer indicador, o empreendedor saiba muito bem onde quer chegar e defina bem suas metas. O grande diferencial dos KPIs para métricas brutas é que eles são capazes de medir se o desempenho está adequado e não irá entregar apenas um número bruto, que pode render interpretações errôneas e longe das metas reais ou alcançáveis pela empresa.

Um indicador de produtividade consegue trazer a relação entre os recursos usados para um trabalho e o que de fato é produzido. É possível comparar o trabalho de dois colaboradores, por exemplo, ou de dois setores distintos da empresa. Dentro dessa lógica é preciso criar uma meta tangível.

Alguns dos principais KPIs são:

  • Indicadores quantitativos;
  • Indicadores qualitativos;
  • Indicadores financeiros;

Cuidado ao escolher o KPI

O erro de alguns empreendedores é escolher indicadores difíceis de mensurar, como, por exemplo, a “melhoria no atendimento”. Como você determinará isso? Se esse for o caso, leve em conta a quantidade de vendas fechadas a partir dos atendimentos realizados.

O caminho mais simples é sempre escolher os indicadores quantitativos. Com eles, é possível ter um número real e medir com precisão o desempenho obtido.

A taxa de crescimento de clientes também é um bom indicador. Use a base dos seus consumidores e compare com o número existente no mercado. Assim você poderá estabelecer uma meta de crescimento mensal, semestral ou anual.

Quais são os KPIs que você usa na sua empresa? Compartilhe com a gente nos comentários!

Descubra como a 99 Empresas pode trazer uma opção econômica e com qualidade para o transporte corporativo da sua empresa. Clique aqui e descubra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.