Como usar o networking para o seu sucesso profissional

O networking profissional é o melhor caminho para manter ativo os seus contatos de trabalho. O termo, que já é muito usado no Brasil, deriva da língua inglesa e está ligado a relacionamentos e rede de contatos de trabalho. E saber construir essa rede é um passo importante para estar ligado a boas oportunidades e se tornar uma referência em indicações de qualidade na sua área de atuação. Mas como manter e fazer o seu networking profissional? Abaixo vamos dar algumas dicas, confira:

Participe de eventos e conferências

Se você quer que você e sua empresa estejam entre os melhores, é preciso frequentar o mesmo ambiente dos que já são referência no mercado. Nada melhor do que estar em eventos, palestras e conferências relacionados a sua área de atuação. É uma ótima oportunidade para conhecer outros profissionais influentes no meio e quem sabe até mesmo um novo contratante dos seus serviços.

Seja ativo nas redes sociais

Participe de discussões sobre o seu mercado de atuação, siga os influenciadores do seu ramo, como pessoas e empresas que você admira. E, claro, use a rede social para promover o seu trabalho, atualizar os status das suas conquistas e as novidades no seu negócio.

Uma das redes mais usadas atualmente para o relacionamento profissional é o Linkedin, mas manter uma sobriedade no seu perfil pessoal no Facebook, por exemplo, também é interessante se você deseja usá-lo como um canal de divulgação do seu trabalho e projetos.

Mantendo os contatos ativos

De nada adianta ter grandes nomes na sua rede de contatos se você não sabe como manter esses contatos ativos no seu networking profissional. Tente estabelecer alguma comunicação com eles, principalmente pelas redes sociais, pergunte se a pessoa se interessa em trocar ideias sobre projetos e participe das conquistas dele também, comentando e ajudando com indicações. A ideia é ajudar e ser ajudado. Só cuidado para não ser invasivo e mandar mensagens a ponto de incomodar, bom senso é palavra-chave!

Menos cartões e mais qualidade

Quando for a eventos, cuidado para não sair distribuindo seus cartões como se eles fossem uma amostra grátis de algo ou uma lembrança barata. Foque nos profissionais que de fato podem contribuir no seu networking profissional e, antes de deixar um cartão, estabeleça uma conversa amistosa, pois a atenção e o cuidado devem estar aliados ao seu profissionalismo para conquistar o carisma nessas ocasiões.

Com os cartões que você recebe em eventos também é preciso ter cuidado. Uma abordagem interessante seria enviar uma mensagem no dia seguinte dizendo que conheceu o profissional no evento e apresentando os serviços de sua empresa.

Usando o Linkedin para manter seu networking profissional

Como já dito anteriormente, o Linkedin é uma rede profissional muito usada por pessoas de diversas áreas de atuação. Mas é importante se atentar a alguns padrões de uso para não cometer gafes. Evite postar sobre assuntos que não sejam ligados ao mundo do seu trabalho.

Além disso, tenha atenção à ortografia, imagine que essa rede é um grande currículo público e você, com toda certeza, não escreve de forma errada no seu currículo. Evite enviar convites de conexão para pessoas que você não conhece e que não têm nenhuma ligação com sua área de trabalho. Para as pessoas que já conhece, deixe uma mensagem, é uma boa forma de manter o contato ativo.

Use fotos em que está vestido com roupas adequadas à sua posição profissional, como, por exemplo, para cargos de CEO e liderança é usual roupas formais, mas não precisa ser uma regra. Se a sua empresa tem um perfil mais despojado e moderno01, cabe a você transparecer essa imagem, pois assim conseguirá atrair a atenção dos contatos que mais tenham a ver com os seus objetivos. A ideia, de forma geral,  é sempre passar uma postura profissional que te ajude a transmitir uma imagem positiva e de credibilidade.

Curtiu? Continue acompanhando nosso conteúdo no Blog 99 Empresas. Temos uma área exclusiva para empreendedorismo com dicas que você não pode perder!

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *