homens-dando-as-mãos-networking

Networking: saiba o que é e sua importância para a carreira

Você tem uma rede de contatos de trabalho? É provável que já use essa estratégia. Independentemente do ramo de atividade ela pode beneficiar profissionais de diversas maneiras. No artigo de hoje, vamos explicar a fundo o que é networking e como ele pode te ajudar a estar perto das melhores oportunidades e profissionais.

O que é networking e para que serve?

Networking é uma palavra da língua inglesa que tem o significado aproximado em português como ‘rede de trabalho’. Como o próprio nome sugere, a ideia é manter por perto e estabelecer um canal de comunicação/interação com outros profissionais que nutram interesses em comum e que atuem no mesmo ramo de atividade.

Mas como isso pode ajudar? Ter laços um pouco mais estreitos com essa pessoas pode significar chegar na frente e conhecer oportunidades e insights de mercado primeiro, ou quem sabe até mesmo uma indicação para um cliente futuro.

Como fazer networking na prática?

Há diversas maneiras de fazer um networking com seu meio profissional, desde o cafezinho informal com os sócios e clientes até a manutenção do contato pelas redes sociais.

No entanto, como essa é uma atividade do âmbito profissional, vale a pena tomar cuidado com alguns pontos para não parecer ou realmente ser muito invasivo. Veja a seguir algumas dicas e saiba como fazer da forma mais adequada:

Como fazer networking e manter seus contatos

  1. Mantenha o seu Linkedin ativo e atualizado

Essa é uma rede social voltada para assuntos relacionados a trabalho. Procure profissionais da sua área, colegas de trabalho e figuras do seu meio que você admira para seguir e adicionar à sua rede de contatos. Use um tom cordial e formal para enviar mensagens e evite compartilhar assuntos que fujam da sua área de interesse.

[E-Book Gratuito] Como Levar INOVAÇÃO Para O Seu Negócio E Ter Melhores RESULTADOS!

  1. Frequente eventos e workshops

Estar presente em eventos e workshops pode ajudar a te aproximar de diversos profissionais do meio. Troque contato e tenha sempre um cartão pessoal em mãos.

  1. Redes sociais

Além do Linkedin, também é possível manter contato por outras redes sociais como, Facebook, Instagram e Whatsapp, mas como essas redes têm um ar mais pessoal, é importante tomar cuidado redobrado para não ser invasivo e não enviar mensagens fora de hora ou tomar posturas que comprometam a sua privacidade e  a do seu contato profissional. Vale estreitar esses laços se já houver alguma um intimidade na vida fora das redes.

  1. Mantenha o contato ativo

Após criar uma rede de contatos é preciso manter a comunicação ativa com ela. Mantenha sempre conversas por e-mail, aplicativos de mensagem e aposte no bate-papo cara a cara, comente ideias e projetos sempre que possível. Desenvolver suas habilidades sensíveis irão te ajudar muito nessa empreitada.

Gostou do conteúdo? Continue por aqui e acompanhe mais sobre o mundo do mercado e do empreendedorismo. Descubra como a 99 Empresas pode tornar o transporte de funcionários mais prático, rápido e econômico. Clique aqui e confira.

Veja Também

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *