Carrinhos de supermercado enfileirados em estacionamento

O novo consumidor: menos economia e mais coletividade

As principais tendências para 2019

Enquanto você lê este texto, incontáveis inovações tecnológicas são planejadas e executadas neste exato momento. Algumas delas irão impactar tanto os nossos formatos de negócios quanto o comportamento da nossa sociedade – e, consequentemente, do consumidor.

Mas, engana-se quem pensa que estudar estas transformações é apenas tarefa para os estudiosos. Se atualizar constantemente sobre o seu público, os seus anseios éticos e até as reações àquelas inovações, é fundamental para o planejamento estratégico de pequenos negócios.

A ideia de “quanto mais barato, melhor”, aos poucos, perde lugar para o valor da representatividade. Aproveitamos o Dia do Consumidor – momento em que as empresas oferecem promoções e vantagens – e reunimos alguns tópicos do Caderno de Tendências do SEBRAE-PR, que podem direcionar as pequenas empresas a compreender o seu público durante o ano todo:

1- EMPODERAMENTO COLETIVO

Os grupos menos favorecidos ganharam a voz. Agora, eles têm um poder de compra maior do que antes e o potencial vai muito além disso. Eles tendem a ser fiéis às marcas que destacam as suas individualidades. A comunicação precisa ser mais representativa com foco em igualdade, empoderamento e sororidade. 

Feminism Justice GIF by Sarah Wintner - Find & Share on GIPHY

Questione: O que motiva e mobiliza o seu consumidor? Como se relacionar e interagir com os nichos mais específicos?

2- ATIVISMO GENUÍNO

O conceito de consumo consciente não é mais novidade para ninguém. E, para o consumidor contemporâneo, não se trata mais de um ponto diferenciado. É uma exigência. Mais ativistas e politizados, eles estão atentos as empresas que se posicionam por uma causa com transparência, ética e responsabilidade.

Questione: Quais são as causas sociais alinhadas à sua empresa? Como posicioná-las convidando o seu público ?

3 – GLOCALISMO

Talvez como um movimento contra-cultura, surge uma corrente forte de consumo com foco em negócios locais. Eles podem narrar histórias familiares e representativas, diferente da produção padronizada das grandes empresas. A valorização da cultura local e a conexão com as pessoas e os lugares próximos, podem proporcionar o sentimento de autenticidade e exclusividade pelos consumidores.

Small Business GIF by QuickBooks - Find & Share on GIPHY

Questione: Como apresentar a identidade local na sua empresa? Como reconhecer o público que valoriza esta conduta?

4 – CLIENTE PARTICIPATIVO

Aqui o consumidor é analisado como ciente de toda a cadeia produção e, por isso, tem interesse em participar dela de diferentes maneiras. Este anseio pode beneficiar a todos, de um lado, ele reconhece a proximidade, e, do outro, a empresa tem um material fornecido pessoalmente, podendo criar estratégias nesta relação.

Review Events Sticker by Shakeandstiruk for iOS & Android | GIPHY

Questione: Como incluir o seu cliente no processo de produção dos produtos ou serviços? Quais ações são necessárias para a interação offline?

5 – CONSUMO ON-THE-GO

Com a rotina cada vez mais acelerada, os consumidores exigem serviços mais práticos e que facilitem a realização simultânea de outras tarefas. Por isso, empresas que oferecem formatos de entrega com otimização e flexibilidade do tempo, conseguem um destaque positivo.

Questione: Como facilitar a compra ou utilização do serviço pelo consumidor? Quais ferramentas da empresa podem ser incluídas na rotina dele?

Inclusive, quem tem tudo a ver com esta última tendência é a 99 empresas!  Um serviço 100% digital (esquece a papelada!) que funciona através de uma plataforma de gestão. Você pode gerenciar em tempo real as viagens dos colaboradores (prevenção contra fraudes), personalizar os relatórios de corrida (tudo de acordo com a demanda) e ter controle total dos custos com transportes dos seus funcionários. Curtiu a ideia?

Para mais informações, clique aqui 🙂

Bom, tão importante quanto seguir um calendário específico, acompanhar o comportamento do seu público no dia a dia, contribui para planos mais assertivos e com melhor aproveitamento dos resultados. Compartilhe com a gente alguns cases que você considera de sucesso!

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *