Precificação de serviços: entenda como cobrar pelo seu serviço do jeito certo

A fórmula entre estabelecer um valor atrativo para o consumidor e que seja rentável para o seu negócio resulta na precificação de serviços. Porém, essa tarefa exige a abordagem de diversos pontos para que você formule o preço ideal e que a sua empresa lucre na medida certa, ganhando cada vez mais clientes. Abaixo, entenda mais sobre  assunto.

Por que fazer a precificação de serviços?

Toda empresa, seja ela de vendas de produtos ou serviços, precisa pagar seus custos, que incluem instalações, equipe, recursos para funcionamento e outros. É ela que vai determinar como essa cadeia de fatores vai se sustentar de forma rentável.

Portanto, a precificação é essencial para que o negócio expanda, pague suas contas e ainda sobre um valor considerável, que é o seu lucro. Esse lucro nada mais é do que o dinheiro que você usa para viver e, principalmente, investir em seu negócio e lucrar ainda mais. Com esse recurso, você cria um equilíbrio entre:

  • Quanto você deve ganhar, sem prejudicar o cliente;
  • Qual é o custo para você realizar o serviço;
  • O preço que o mercado pratica.

O que incluir em uma precificação?

  • Checar custos e despesas com recursos e ferramentas para a realização do serviço;
  •  Incluir riscos que envolvem a realização do serviço; 
  • Calcular o custo de mão de obra;
  • Avaliar qual é a demanda de mercado para o serviço;
  • Pesquisar o preço praticado pela concorrência;
  • Acompanhar as oscilações de mercado;
  • Definir o seu público-alvo.

Motivos para você fazer uma boa precificação de serviços

Feita de maneira adequada, a precificação traz muitas vantagens ao seu negócio, o que potencializa os seus recursos para o crescimento. Confira alguns dos benefícios:

Maximiza as vendas

Com o preço certo, seu negócio sempre terá vendas em expansão, atendendo o cliente de acordo com o que ele espera em relação ao preço que se paga.

Aumenta o seu ticket médio

Ticket médio é o valor gasto em média nos pedidos que sua empresa recebe. Portanto, quanto maior for esse valor médio, melhor, pois é sinal de que os clientes estão gastando mais na sua empresa.

Aumenta a percepção de valor agregado do cliente

Além do preço, clientes avaliam a qualidade geral do serviço, que inclui prazo, atendimento e uma série de outros fatores objetivos e subjetivos. Ao oferecer um serviço de qualidade e coerente com o preço, a percepção de valor agregado do cliente aumenta, o que é muito favorável ao seu negócio.

Garante a sustentabilidade do seu negócio

O principal resultado de fixar preços adequados é manter a rentabilidade do seu negócio, sempre crescente.

Promove competitividade frente à concorrência

Preços condizentes com o serviço e com todos os outros fatores levados em conta, colocam o seu negócio à frente da concorrência. Afinal, quem não quer comprar um produto/serviço que entrega o melhor, por um preço bom, né?

Fazer a precificação de serviços do seu negócio do jeito certo pode ser um fator muito importante para que você tenha êxito em sua empreitada. Agora que você sabe da importância dessa tática, é hora de colocá-la em ação!

Gostou? Compartilhe! Se você gosta de ler conteúdos sobre finanças e mercado clique aqui e continue navegando no nosso blog para acompanhar temas como o deste artigo.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *