Equipe reunida em volta de mesa falando sobre algum projeto de trabalho

Enxergar habilidades além do óbvio: como o Projeto Aristóteles pode te inspirar a fazer isso na sua equipe

Você sabe o que antropólogos têm a ver com a análise e pesquisa de times? Esse método foi usado no ‘Projeto Aristóteles’, realizado pelo Google para analisar e identificar os soft skills de seus times. Soft skills são basicamente habilidades interpessoais, que nem sempre ou quase nunca estão descritas no currículo dos colaboradores, mas que fazem uma tremenda diferença quando o assunto é integração da equipe, colaboração e criatividade para resolver problemas.

Se o tema te interessou e você quer saber mais sobre esse projeto, esse artigo é para você! Então, atenção à leitura e vamos colocar a mente para funcionar e enxergar além do óbvio quando o assunto for analisar o time.

Mas afinal, o que é o Projeto Aristóteles?

A iniciativa nasceu inicialmente em 2013 com outra pesquisa realizada pelo Google, chamada de ‘Oxygen’, em que a empresa decidiu mapear as habilidades e capacidades do seu time desde 1998 até os dias atuais.

Para a gigante de tecnologia, o resultado foi surpreendente pois as competências relacionadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática, consideradas hard skills (habilidades primordiais/mais importantes) para essa área apareciam em último lugar. Já as habilidades interpessoais apareciam em primeiro lugar. Entre elas estavam:

  • Se comunicar e ouvir bem;
  • Orientar de forma clara;
  • Respeito à diversidade de ideias e pensamento;
  • Empatia;
  • Suporte aos colegas de trabalho;
  • Pensamento crítico;
  • Capacidade de solucionar problemas;

A pesquisa continuou até 2017, momento em que o Google enviou a base de dados de 19 anos de empresa para a análise de antropólogos e etnólogos. Isso deu início ao “Projeto Aristóteles”, que estudou essas informações a fundo e percebeu que grande parte das novas ideias da companhia vinham de times com essas habilidades em alta, o que abriu o leque de contratação de profissionais ligados às ciências humanas e artistas.

Estimule o fortalecimento das habilidades interpessoais no seu time

As habilidades interpessoais podem ser muito importantes para atravessar momentos difíceis e lidar com o gerenciamento de crises. Fortaleça esse tipo de habilidade criando ações de integração entre a equipe, eventos em que possam estar mais relaxados e abertos entre si e crie uma cultura organizacional em que o suporte aos colegas de trabalho seja mais importante do que apontar os erros.

A importância da liderança

Para aplicar qualquer método de forma eficaz é preciso criar uma liderança forte e que seja exemplo. Apoie o seu time e seja o modelo do que espera deles em relação a essas habilidades interpessoais.

Envolva-se com o dia a dia do trabalho e sempre se coloque no lugar de cada um do time. Essa é a melhor maneira de entender problemas de verdade e encontrar soluções inteligentes. (Até o Google precisa de empatia para ser um gigante, você também precisa fortalecer esse valor).

O que levar como lição do “Projeto Aristóteles” para minha empresa?

A mais importante lição é que até mesmo o gigante da tecnologia revisou seus valores na hora de contratar profissionais. E as habilidades consideradas essenciais nem sempre estavam ligadas às ideias produtivas e, consequentemente, lucrativas.

Em sua empresa, abrir espaço para todos os colaboradores se posicionarem e darem ideias pode ser um bom começo, mesmo que não estejam diretamente ligados à área. Quem sabe esse não pode ser o fruto de diversas empreitadas brilhantes e produtivas? Faça o teste com pequenas reuniões com esse modelo e comente este post com o resultado!

Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando o nosso blog! Você irá encontrar muitas ideias inovadoras e tendências do mundo do trabalho!  Clique aqui e descubra como a 99 Empresas pode ser uma ótima solução para o transporte corporativo da sua empresa, independentemente do tamanho dela!

Veja Também

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *