8 dicas simples para começar a diminuir os gastos na sua empresa ainda hoje

Reduzir custos em uma empresa é essencial e, em períodos de crise, se torna algo ainda mais necessário, pois está ligado diretamente ao seu lucro. Se sua companhia tem boas vendas, mas também tem muitos gastos, essa conta positiva às vezes pode passar sem ser percebida no orçamento. A seguir, confira algumas dicas de como reduzir os custos na prática:

Evitar a rotatividade de colaboradores

Demitir e contratar profissionais com frequência é péssimo para a redução de custos da sua empresa. O valor gasto com esses processos é alto e eles tomam o tempo da equipe de recursos humanos. Invista em boas contratações, em um bom ambiente de trabalho – para que as pessoas queiram ficar! (veja aqui nossas dicas para motivar seus colaboradores) – e treine bem o seu time para que esse rodízio de colaboradores não seja constante. 

Redução de custos com estoque

Se sua empresa não trabalha necessariamente com vendas, talvez você deve estar pensando que não tem estoque. Errado! Todas as empresas têm: ele pode ser desde o produto vendido até o cafezinho servido aos colaboradores. E, por incrível que pareça, comprar em grandes quantidades pode ser uma saída, principalmente quando se fala em produtos não perecíveis. Com certeza você irá conseguir um desconto maior comprando ao estocar produtos.

O futuro está nos apps

Atualmente tudo é feito pela tela dos celulares e, claro, até as opções de transporte estão por lá, isso você já sabe. Mas é possível aproveitar essa funcionalidade na sua empresa, com os seus colaboradores. Sempre que eles precisarem de um táxi, ao invés de pedir reembolso depois, seu time pode solicitar a corrida direto no app da 99 usando o voucher corporativo, caso a empresa tenha aderido a 99 Empresas.

Tudo isso, apesar de parecer simples, acaba sendo muito mais vantajoso do que você imagina: primeiro porque o tempo do gestor acaba sendo poupado por não ter que checar os reembolsos da equipe e, segundo, porque os funcionários, além de também não perderem tempo com reembolso, não precisam guardar notas, comprovantes e, melhor ainda, não usam o limite do próprio cartão de crédito para pagar as corridas. São pequenos detalhes que fazem toda a diferença!

Energia elétrica

Oriente a equipe que sempre desligue os computadores, lâmpadas e demais aparelhos eletrônicos ao fim do expediente. Colocar isso em prática é simples e pode trazer uma redução considerável para sua empresa.

Redutores de água 

Você já ouviu falar em redutores de água? São pecinhas pequenas e de simples instalação, que podem ser afixadas na torneira, sem precisar quebrar nada. Elas são vendidas por preços em conta em lojas de material de construção e diminuem o fluxo de água. Assim, o desperdício de água e do seu dinheiro podem ser evitados. O planeta também agradece. 

Seja um bom negociante

A redução de custos na sua empresa também está ligada a sua capacidade de negociar. Isso vale para todos os serviços contratados para sua organização, desde manutenção do imóvel até os planos de internet contratados. Conheça opções e faça orçamentos com alguma frequência para poder escolher sempre o melhor custo/benefício. 

Papel, caneta e análise de custos

Cada empresa é um universo, por isso é importante que você faça uma análise de todos os custos do seu negócio para descobrir onde está a maior saída de dinheiro. Ao descobrir, é hora de testar estratégias para que esse gasto seja reduzido. Dica: ouça mais seus colaboradores, pois eles estão próximos de vários processos diariamente e podem ter ideias de uma outra perspectiva.

Erros são vilões

Se você trabalha com produto ou serviço, a máxima ‘tempo é dinheiro’ se faz verdadeira. Isso porque a troca de mercadorias ou reparação de serviços prestados também inclui custos para o seu negócio. A melhor maneira de contornar isso e chegar à verdadeira redução de custos é treinar bem a sua equipe e comprar matéria-prima de qualidade. Evitar os erros é um passo importante para atingir essa meta.

Se você chegou até aqui, gostou do conteúdo, certo? =) Então fica mais um pouco! Tem muito mais para sua empresa, olha só: Veja mais 5 dicas para economizar nos custos aqui.

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.