Executivas estão no banco traseiro de um carro. Elas sorriem enquanto olham para a tela de um notebook.

Como fazer o transporte de funcionários para eventos com segurança?

Quando sua equipe precisa comparecer a um evento de confraternização ou um treinamento, você provavelmente inclui o transporte entre os itens que devem ser providenciados. E com razão! Oferecer o transporte é uma maneira simples de motivar mais colaboradores a participar.

Ao mesmo tempo, sempre que uma empresa assume o compromisso sobre o transporte de funcionários, é importante que haja uma preocupação com a segurança de todos. Neste post, vamos discutir como preservar o bem-estar de seus colaboradores, fazendo o deslocamento para os eventos de maneira responsável.

1. Tenha um horário preestabelecido para sair

Essa dica, na verdade, é uma pegadinha. Não basta estabelecer um horário de saída; é preciso respeitá-lo rigorosamente. Consegue imaginar por quê?

Saindo no horário, você evita atrasos e ainda elimina a necessidade de correr no caminho. Ou seja, está eliminando o risco de acidentes por excesso de velocidade.

E esse risco é muito alto! Segundo um estudo da Organização Mundial de Saúde, apenas 5% a mais na velocidade média do automóvel pode gerar uma elevação de 20% a 30% nas colisões, e um aumento de 10% nos acidentes com lesões.

Além disso, é claro, sair no horário também é bom para o sucesso do evento. Assim, o cronograma de atividades não é comprometido. Você já sabe: quando o evento começa atrasado, ele termina atrasado. Então, seus colaboradores vão ter que voltar para casa mais tarde, cansados e bem menos felizes.

2. Busque os passageiros na porta de casa

Muitos eventos corporativos podem envolver uma ou duas doses de bebida. Na maioria dos casos não há nenhum problema nisso, desde que a integridade do colaborador seja preservada. Mas, justamente por isso, é muito importante buscá-los em casa e levá-los de volta depois.

Geralmente, é fornecido apenas o transporte entre o escritório e o local do evento e vice-versa. Assim, na volta, cada participante precisa pegar o próprio carro na sede da empresa e voltar dirigindo pelo restante do caminho até sua casa.

Nesse trecho, por menor que seja, um acidente pode acontecer. Embora o colaborador esteja dirigindo, nem é preciso dizer que a responsabilidade (tanto moral quanto perante a lei) continua sendo da empresa, certo?

Por isso, buscar o colaborador em casa e levá-lo de volta é uma medida inteligente para garantir sua segurança. Além disso, esse conforto adicional também é um incentivo para que ele participe do evento.

3. Reserve assentos adicionais

Ocasionalmente, as pessoas mudam de ideia. Alguém que não pretendia comparecer ao evento pode decidir que, no final das contas, essa é uma boa chance de se relacionar com o pessoal do trabalho. Então, ele aparece de última hora no local combinado.

Se essa situação parece provável, então, você entende a importância de reservar alguns assentos a mais em todo transporte de funcionários. O número não precisa ser muito grande; na maioria dos casos, dois ou três lugares adicionais é o suficiente.

Não se esqueça de que ter passageiros viajando em pé é extremamente arriscado, já que qualquer freada brusca pode fazer com que eles se machuquem. Por outro lado, proibir que esses participantes de última hora se juntem ao grupo pode criar um desconforto que vai acabar com o clima do evento.

4. Escolha a melhor rota para o transporte de funcionários

A escolha de um bom caminho tem um grande impacto sobre a segurança dos passageiros, ou melhor, dos seus funcionários. Mas fique atento, pois a melhor rota não é sempre a mais rápida!

É inteligente evitar trechos em que as condições da pista são ruins, que não têm asfalto ou que apresentam pouca sinalização e iluminação precária, ou mesmo aqueles em que normalmente ocorrem assaltos. Aplicativos como o Waze também ajudam a identificar pontos em que possa haver acidentes, radares ou batidas policiais.

Mas tenha cuidado! Embora os aplicativos sejam úteis, eles não devem ser usados pelo motorista enquanto dirige. Essa é uma das vantagens de usar um transporte corporativo. O motorista profissional sabe que tem uma grande responsabilidade e que usar o celular enquanto exerce seu trabalho é inaceitável.

5. Prepare-se para imprevistos

Mesmo com todos os cuidados, pode acontecer um acidente no trajeto. O que importa, nesse momento, é estar preparado para lidar com a situação. Tenha meios de chamar outro motorista e também de esperar com o mínimo de conforto até que ele chegue.

Vale a pena reforçar que, caso realmente aconteça um problema, você terá duas preocupações. A primeira, claro, é com a segurança dos funcionários que estão sendo transportados. A segunda é com o efeito que esse incidente terá sobre motivação deles.

Caso a situação não seja bem conduzida, seus colaboradores podem desistir de comparecer aos próximos eventos. Então, procure reagir com calma e controle para resolver o problema. Essa é a hora de agir com espírito de liderança.

Tente descobrir quanto tempo vai levar para que vocês possam seguir viagem normalmente, informe aos funcionários e ajude os que precisarem avisar um familiar sobre o atraso. Fique atento também a pessoas que possam se sentir mal enquanto esperam, devido ao calor ou à fome.

6. Opte pelo táxi corporativo

O táxi corporativo é uma opção que oferecerá maior segurança no trajeto. Isso é possível porque existe um rigor na escolha dos motoristas que disponibilizam esse serviço, garantindo a mais alta qualidade no transporte da sua equipe. Além disso, também há um nível superior de exigência em relação ao estado dos carros.

O método de pagamento é outro ponto em que o táxi corporativo se apresenta como uma opção mais segura. Como não é necessário carregar dinheiro — pois o táxi faz sua cobrança automaticamente por meio de aplicativo —, os passageiros correm menor risco de assaltos nas ruas.

Mas essa não é a única vantagem do táxi corporativo. Ele também é fácil de solicitar, rápido e confortável. Ao mesmo tempo, tem preço acessível e facilita o controle de despesas e as políticas de reembolso. Levando em consideração todos esses aspectos, fica claro que esta é uma opção de alto custo-benefício para as empresas.

E então, gostou das nossas dicas? Se quiser saber mais sobre como podemos ajudar no transporte de funcionários em seus eventos corporativos, entre em contato conosco! Preencha o formulário em nosso site ou ligue para (11) 3004-9199.

Veja Também

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *