Equipe olha para instrutor e painel de treinamento

Treinamento de equipe: Padronização é parte importante do processo

Fazer um bom treinamento de equipe é importante para manter a segurança dos colaboradores e o bom funcionamento da empresa. Porém, alguns pontos devem ser observados para que o treinamento não tenha um resultado inverso ao esperado.

O treinamento de equipe ajuda a padronizar o modelo de trabalho, aumenta a produtividade e qualidade nos processos e minimiza o risco de acidentes. Os resultados são quase imediatos e isso é percebido na qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas.

Usando a tecnologia a favor da padronização de treinamentos

A padronização do treinamento pode ser feita em uma ferramenta online, onde todos através da plataforma recebem o mesmo conhecimento. Isso traz ainda mais benefícios:

Acessibilidade: Por não exigir a necessidade de deslocamento, as empresas podem treinar seus colaboradores a qualquer hora e lugar, o que traz muito mais economia para o negócio;

Flexibilidade: Com o treinamento online o gestor não precisa se preocupar com o fechamento de turmas, treine quantos precisar e quando quiser.

Gerenciamento e Controle: Na maior parte do sistema de treinamento por plataforma online, o gestor tem a possibilidade de gerenciar e controlar o andamento do treinamento. Assim ele sabe exatamente quanto falta para a conclusão e em que módulo o colaborador teve mais dificuldade;

Baixo custo de implantação: Sem necessidade de instalações ou compra de software, na maior parte das casos, o acesso ao treinamento é via plataforma online, com usuário e senha de cadastro;

Divergências de informações

Quando o assunto é segurança do trabalho, divergência de informações pode vir a ser um grande problema. Pense na seguinte hipótese: Na filial A, os colaboradores são orientados a seguirem as regras de segurança X e Y. Na filial B, outros colaboradores recebem a orientação de seguirem regras de segurança Z e W. O problema da divergência de informações começa assim que o primeiro trabalhador da filial A for transferido para a filial B, ou vice-versa. Sem terem as mesmas instruções, é provável que acidentes aconteçam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *