Desenho mostra uma mão depositando uma moeda em um cofre em forma de porquinho. A mão parece ser de um homem que está vestido de terno e camisa.

Usando a tecnologia para economizar na empresa

O sucesso nunca vem à toa, certo? Para alcançar esse patamar no meio corporativo, o mínimo que uma empresa precisa é contar com processos eficientes e um bom suporte ao usuário, bem como desenvolver sua capacidade de inovação. Mas há especialmente 2 fatores que têm ganhado destaque nos últimos anos: a capacidade em responder as demandas do mercado com agilidade e a criação de processos de baixo custo, que consequentemente geram mais competitividade. É para resolver tudo isso que chegam as soluções de TI!

Esses recursos se apresentam como excelentes opções para aquelas empresas que buscam mais agilidade e uma cadeia operacional com gastos mais precisos. Por meio de ferramentas mobile, os negócios podem deixar sua rotina bem mais simples e econômica. Quer saber como é possível usar a tecnologia para economizar em sua empresa? Então confira nosso post de hoje!

O uso da tecnologia para economizar

O uso da tecnologia no ambiente corporativo é um investimento estratégico. Ferramentas de software podem tornar empreendimentos mais ágeis, com um custo operacional reduzido e maior capacidade de atender às demandas do mercado. Além disso, quando bem implementadas, as soluções de TI podem deixar os processos mais inovadores e competitivos.

Investindo nessa área, as empresas passam a ter um nível de mobilidade muito maior, podendo atender a clientes, parceiros e fornecedores com mais qualidade e segurança. Nesse contexto, o negócio pode criar métricas e estabelecer objetivos mais ousados, sejam de médio ou longo prazo, pois seu alcance passa de praticamente impossível para provável.

O emprego das ferramentas certas

O uso da tecnologia no ambiente corporativo pode ser feito de várias maneiras e nas mais diversas áreas. Para ajudá-lo nesse primeiro momento, destacaremos a partir de agora algumas soluções de TI para quem busca novas formas de economizar enquanto inova. Veja só:

Serviços de VoIP

Uma das grandes vantagens da popularização das conexões móveis de alta velocidade está na possibilidade de as pessoas usarem serviços que consomem uma grande banda de dados para executar tarefas. Não restam dúvidas: ferramentas de troca de arquivos, compartilhamento de informações e streaming multimídia tornam nossa rotina mais convergente e, claro, móvel.

Nesse cenário, os serviços de VoIP (Voice over IP) ganharam força, especialmente com a popularização dos smartphones. Representam uma forma simples de reduzir custos com a tecnologia e, ao mesmo tempo, conseguir executar chamadas quando apenas um sinal wi-fi está disponível. Dessa forma, os profissionais podem se conectar com seus clientes e parceiros comerciais com mais agilidade e segurança.

Uma das principais ferramentas de VoIP do mercado é o Skype. Mantido pela Microsoft, o serviço permite a realização de chamadas de áudio e vídeo gratuitas para qualquer pessoa que já tem uma conta no serviço. Para quem procura por formas de realizar chamadas para números de telefone fixo ou celulares, a empresa vende créditos e um serviço de assinatura (mensal ou anual), ambos com tarifas abaixo da maioria das operadoras em atividade.

Ferramentas de GPS

Até alguns anos atrás, quem precisava ir a um ponto desconhecido da cidade contava basicamente com mapas de papel ou o auxílio de outras pessoas. Hoje, com o surgimento de aparelhos GPS e dispositivos móveis, é possível obter a melhor rota de acesso a praticamente qualquer local com agilidade e segurança. Assim, a prestação de serviços de transporte se tornou mais segura, ágil e precisa.

Atualmente, uma das principais ferramentas do mercado não só para quem trabalha com transportes, mas também para motoristas a passeio é o Waze. Esse aplicativo funciona como uma rede social de motoristas, que compartilham em tempo real informações sobre o trânsito, desde engarrafamentos a acidentes.

Com ele, é possível obter informações precisas sobre a situação do tráfego na cidade, sendo esses registros usados para que o usuário do app tenha sempre acesso à rota mais rápida para seu destino. Ele é atualizado constantemente, garantindo que eventuais mudanças no trânsito durante o trajeto sejam incluídas na rota.

Ainda nessa área, outro aplicativo de sucesso é o Google Maps. Totalmente integrado ao Android, esse serviço conta com o suporte do Google para mapear ruas e lugares. Assim, é possível acionar rotas por meio de comandos de voz e usar o Street View para obter uma visão 3D de todas as ruas da cidade. Além disso, o Google Maps ainda conta com um dos maiores catálogos da web de serviços, empresas e restaurantes.

Para usuários de smartphones com Windows 10 Mobile e Windows Phone 8/8.1, o aplicativo nativo conta com o poder da Here Maps para fornecer informações atualizadas e precisas. Ele permite que o usuário veja rotas em 3D com mapeamento de prédios e monumentos históricos, oferece modo de trânsito e sincronização off-line. Assim, o motorista sempre tem acesso aos melhores trajetos em qualquer local do mundo.

Obtendo sempre a rota mais precisa e adequada às necessidades do usuário, prestadores de serviços de transporte conseguem reduzir custos e, ao mesmo tempo, otimizar a qualidade do que oferecem. Consequentemente, o nível de competitividade do negócio é ampliado e a empresa pode atingir novos mercados com mais facilidade.

A transformação completa dos processos

A tecnologia deve ser vista por toda empresa como um investimento estratégico, que torna processos mais eficazes e inovadores. Graças a ferramentas de TI, os gestores modernos podem definir táticas mais ousadas de negócio, que serão atingidas por meio de rotinas mais precisas e novas formas de atender a demandas de clientes, fornecedores e parceiros comerciais.

Vale destacar também que o uso de soluções de TI pode servir como um método eficaz para empreendimentos reduzirem seus custos operacionais e, assim, conseguirem criar um portfólio de serviços mais baratos e competitivos. Bem implementadas, ferramentas de software podem deixar serviços de transporte mais rápidos, com um índice de produtividade mais amplo e grandes ganhos de eficiência. Apps de GPS tornam as rotas de transporte mais eficazes, enquanto serviços de VoIP facilitam a troca de informações e a comunicação de motoristas com clientes e parceiros. Não parece excelente?

Para que o uso da tecnologia para economizar seja mais eficaz, porém, a empresa deve adotar uma boa rotina de gestão voltada para a redução de custos. Aprenda como!

Veja Também

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *