Usar carro particular como principal meio de transporte no dia a dia pode causar inúmeros transtornos. Além da preocupação com a manutenção geral do veículo, o motorista deve se preocupar com combustível e vaga de estacionamento, sem falar na necessidade de tentar evitar qualquer infração que gere multa de trânsito.
Levando em consideração estes pontos, a Inrix, empresa de dados de tráfego, divulgou um estudo com informações de hábitos de estacionamento em 8.700 cidades do mundo. De acordo com a pesquisa, totalizando o prejuízo de horas perdidas procurando vagas, os valores pagos em estacionamentos e os custos de multas por estacionar em locais não permitidos, chega-se a montantes surpreendentes: um custo anual de US$ 95,7 bilhões nos EUA, £31,2 bilhões no Reino Unido e €45,2 bilhões na Alemanha.
O prejuízo não é só financeiro
A falta de vagas pode levar motoristas à violência física. Ainda segundo a Inrix, 32% dos motoristas do sexo masculino dos Estados Unidos afirmaram já ter entrado em confronto por causa de disputas em estacionamentos no último ano. Os números não param por aí: Quase um terço de todos condutores abriu mão de fazer compras ou de realizar alguma atividade externa de lazer para evitar a dificuldade de estacionar; e 40% revelaram ter perdido algum compromisso devido a demora em encontrar vagas para estacionar.
De acordo com o autor do livro “The High Cost of Free Parking” e professor de planejamento urbano da Universidade da Califórnia, Donald Shoup, “Em média, 30% dos carros em centros urbanos congestionados estão circulando em busca de vagas”. Ainda segundo o especialista, os veículos para uso individual ficam 95% do tempo estacionados.
Analisando todo o cenário, é possível concluir que optar por transporte por aplicativo é a melhor decisão. Na 99 os passageiros podem escolher entre três categorias de táxis ou carros guiados por motoristas particulares. Os veículos 99Táxi, 99Top e Táxi Comum podem circular por faixas e corredores exclusivos para ônibus, assim ninguém se atrasa ou fica parado no trânsito das vias comuns.
Para empresas que exigem pequenas ou grandes demandas de viagens dentro de cidades existe o 99 Empresas. Um serviço direcionado ao mundo corporativo com o intuito de facilitar o deslocamento de colaboradores. Em São Paulo, uma viagem média na cidade com carro particular comum é de 42 minutos. Por oferecer o serviço de táxi, a 99 consegue fazer o mesmo percurso em 28 min. Quanto vale o seu tempo e de seu colaborador?
Deixe um comentário