Sala de reunião em silêncio e um clima tenso. Esse é o cenário comum encontrado por muitos líderes na hora de passar um feedback geral para sua equipe ou para colaboradores separadamente.
Como dar um feedback e evitar esse clima pesado é o desejo de todo gestor. Muitas vezes a forma como falamos ou nos expressamos colabora para posturas reativas dos colaboradores, que em vez de absorverem a crítica, acabam ficando na defensiva ou negando os pontos levantados.
Então, atenção às dicas a seguir para acertar em cheio da próxima vez!
Se escute na hora do feedback
Por mais que um feedback por vezes precise ser incisivo, é sempre necessário prestar atenção ao tom de voz. Ninguém gosta de ouvir gritos ou escutar alguém falando mais alto do que realmente é necessário.
O exercício de escutar a si mesmo enquanto fala ajuda a corrigir esse erro e focar realmente nos pontos que precisam ser levantados com os funcionários, de forma mais racional do que passional.
Como dar um feedback na ordem certa?
Mesmo que o feedback seja negativo, é melhor começar levantando os pontos positivos do colaborador antes de entrar nos fatos e posturas que ele precisa corrigir.
Assim você ganhará sua confiança e ele estará mais à vontade para aceitar a sua devolutiva, podendo eventualmente expor suas dificuldades para a mudança desejada pela empresa.
Depois de apontados os pontos que geram insatisfação no trabalho, repasse com ele item a item, para certificar-se que ele entendeu tudo corretamente. Demonstre que você realmente espera a mudança e estipule um prazo para que isso ocorra.
Seja claro e breve
Nada é menos efetivo do que um feedback metafórico. É o caso do líder que chama o colaborador para a sala de reunião para expor sua insatisfação em algum processo, mas ainda não conseguiu entender qual o ponto que está gerando o problema. Para um dar um feedback assertivo, sempre separe uma lista de posturas e processos concretos que você quer que mudem, como:
- Atrasos;
- Discussões no trabalho;
- Uso exagerado da internet para fins pessoais;
- Falta de atenção ao responder e-mails de clientes;
- Serviços mal executados;
Esta é uma lista genérica, mas que pode servir de parâmetro para montar os pontos que você precisa levantar durante a reunião de feedback. Separe problemas relevantes na sua empresa e inclua ou altere os itens. Lembre-se de reunir os pontos fortes de cada colaborador para iniciar a conversa e assim conseguir quebrar o gelo.
Ajude nos caminhos para a mudança
Dê bons exemplos que podem ser seguidos pelos colaboradores nessa mudança. No entanto, tome cuidado redobrado para não fazer comparações entre funcionários. Prefira sempre dar exemplos genéricos de como o profissional pode agir daquele dia em diante.
Mostre-se interessado em ajudar e aplique uma pequena mentoria aos colaboradores que tiverem mais dificuldades para corrigir as posturas indesejadas.
Quer ficar por dentro desses e outros assuntos sobre a gestão dos Recursos Humanos? A 99 Empresas produziu conteúdos especiais sobre esse tema, acesse nossa área dedicada ao assunto e confira agora mesmo!
Deixe um comentário