Como a realidade virtual pode ajudar a sua empresa

A realidade virtual é geralmente associada aos games, cinema e outras formas de entretenimento. Mas esse tipo de tecnologia também traz grandes vantagens para empresas, auxiliando na economia, em apresentações e como uma ferramenta para treinamentos.

Se você nunca teve uma experiência com a realidade virtual, ela funciona geralmente com uma espécie de óculos que replica uma série de imagens separadamente para cada olho. A técnica cria então a sensação de profundidade e é como se ela transportasse o usuário para uma experiência 3D. Você se vê ali dentro do cenário em que os óculos transmite. 

Dessa forma, em um outro ambiente (virtual), você pode interagir com os elementos que são colocados à disposição ao seu redor. Mas como isso pode ser um aliado na sua empresa? Vamos ver a seguir:

Use a realidade virtual para apresentar projetos imersivos

Você precisa fazer uma apresentação ou uma demonstração de algo físico, mas que ainda não foi construído na prática? Vale imaginar qualquer coisa: um imóvel, a estrutura de um evento ou até aplicações ainda mais específicas, como uma cirurgia médica ou detalhes da construção de um comércio.

Seja qual for a sua necessidade, a realidade virtual pode te ajudar. Como dito anteriormente, ela consegue transportar o usuário para dentro do ambiente e, com isso, além de ficar muito mais fácil de encantar os seus clientes, você terá a certeza de que eles estão de acordo com o projeto que se pretende criar. Assim, você evita a necessidade de gastos mais elevados por erros.

Treinamento modernizado e simulação de emergência

Se os custos dos treinamentos são muito elevados e até mesmo podem colocar a vida do colaborador em risco em caso de erro, a realidade virtual pode ser uma ótima saída. Essa tecnologia é muito usada em empresas para simular situações de emergência em que a equipe precisa agir rapidamente, como em uma pane nos maquinários, por exemplo. Com a realidade virtual, seu time vai estar capacitado para enfrentar adversidades que não seriam viáveis criar na vida real.

A tecnologia da realidade virtual é tão eficiente que desde 1970 os soldados americanos treinam em ambientes virtuais. Entre as práticas, está o salto de paraquedas. No Brasil muitas Edtechs fornecem treinamentos e capacitações em realidades simuladas também.

Uma experiência real ao alcance dos óculos

Com a realidade virtual você pode levar qualquer tipo de experiência aos seus clientes de forma simples, basta colocar os óculos de realidade virtual como um item para incrementar as apresentações dos seus projetos. Vale lembrar que esse tipo de material não é tão simples de criar, portanto, é interessante ter desenvolvedores e designers envolvidos no processo.

Por ser um tipo de recurso mais trabalhoso e que pode ter um preço mais elevado, é ideal para empresas que já têm uma grande carteira de clientes ou que estão no caminho de ampliar e precisam visitar muitas prospecções no mesmo dia. (A 99 Empresas também pode te ajudar nesse rotina atribulada! Clique aqui e saiba como).

Gostou do conteúdo? Então, continue acompanhando o blog 99 Empresas! A área “Transformação digital” traz dezenas de artigos como este. Clique aqui e fique por dentro das últimas tendências tecnológicas paras as empresas.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *