Pessoas na frente de uma lousa com anotações sobre como ser criativo.

Entenda como ser criativo pode te ajudar a enfrentar desafios!

A relação das pessoas com como ser criativo é curiosa. Muitas vezes, permanece uma crença de que não é possível aprender como ser criativo, é um talento com o qual a pessoa nasce. A boa notícia é que a criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida.

Se quiser aprender mais sobre a criatividade, é preciso apenas investir tempo e conhecer as técnicas certas. 😉

Nas empresas, a criatividade é uma habilidade essencial para que as pessoas e as organizações tenham sucesso no ambiente de negócios dinâmico. Afinal, ela orienta o desenvolvimento de soluções inovadoras, funcionais e eficazes. 

Neste artigo, mostramos porque aprender como ser criativo é tão importante. Além disso, listamos dicas para que você e sua equipe possam potencializar a criatividade. 

Como ser criativo: 4 dicas para impulsionar e trabalhar a criatividade com sua equipe

Mas como você cultiva a criatividade? 🤔 Essa é uma pergunta-chave! Afinal, boas ideias não surgem do nada, não é mesmo. Aqui estão algumas práticas que você pode experimentar e compartilhar com seus colaboradores:

1. Certifique-se de desafiar diferentes músculos criativos

Em Lateral Thinking, um livro sobre o desencadeamento de como ser criativo,  o médico e psicólogo Edward De Bono comparou a criatividade a derramar cera quente em um bloco de cera.

Na primeira vez que você despeja, um novo orifício é criado, já na segunda vez, a cera vai para o mesmo orifício, só que ele passa a ser mais profundo. Em síntese, a analogia indica que quanto mais exploramos nosso potencial criativo, melhor ele se torna.

Na prática, é preciso algo semelhante para despertar a criatividade. Portanto, em vez de pedir aos colaboradores três versões de um plano de marketing, solicite a criação de ações pontuais como um roteiro estratégico ou ideias para tornar seu site amigável.

Isso dá aos profissionais a chance de exercitar um músculo criativo diferente e assim eles podem aprender o que é necessário para ter uma ótima ideia. 💡

2. Concentre-se no que está faltando, não no que está errado

Ao adotar esse tipo de mentalidade, você incentiva sua equipe, fornecendo um caminho viável para estimular a criatividade e a melhoria contínua. Não se concentre no que eles estão fazendo de errado. Em vez disso, dê ideias sobre o que podem fazer.

Esteja você dando feedback ou entregando uma mensagem, você deve usar uma abordagem voltada para uma perspectiva positiva, de crescimento.

Por exemplo, se um líder pergunta como o setor pode cortar custos, alguns profissionais podem apresentar planos de corte de custos, enquanto outros podem mostrar como vender mais. A segunda solução é criativa e rentável. 

3. Dê tempo para o pensamento criativo

Muitas vezes nosso dia a dia acaba sendo tão corrido que pode parecer não sobrar tempo nem para pensarmos em como ser criativo, não é mesmo? A 99Empresas pode ter a solução criativa para te ajudar com isso.

Afinal, a plataforma oferece uma maneira simples, prática e rápida tanto para organizar, planejar e gerir seu transporte corporativo, quanto para usufruir dos seus serviços.

Desse modo, os líderes, gestores e colaboradores podem focar sua criatividade em outros processos, ficando tranquilos em relação à mobilidade da empresa como um todo.

3. Espaço para solucionar os problemas

Ao dar feedback a um colaborador, você precisa deixar espaço para que ele resolva o problema.

Por exemplo, suponha que você entrou em uma sala que tinha uma lareira em uma extremidade e duas cadeiras contra a parede do fundo. Quando você diz: “Por que você não move suas cadeiras para mais perto do fogo? ” essa é uma fala que orienta para a solução.

Em vez disso, você pode dizer: “Gostaria que você pensasse como otimizar a experiência de estar nesta sala”. A abordagem é diferente, ela desafia o profissional a pensar sobre o que fazer, de modo que ele busque encontrar suas próprias soluções. 

Portanto, tenha em mente que você precisa dar espaço para que seus colaboradores aprendam como ser criativos. Caso contrário, eles serão apenas executores.

4. Espere erros

Quando você se concentra demais em evitar erros, na verdade está bloqueando sua criatividade ao operar a partir da posição do medo. O ideal é pensar nos erros como uma chance de ajustar e melhorar o processo. Afinal, a criatividade, geralmente, vem do processo de tentativa e erro, concorda?

A criatividade não acontece de forma linear. Muitas vezes, é necessário tentar coisas diferentes antes de encontrar um processo ou solução que funcione. Espere o mesmo quando se trata de suas novas contratações. Seja paciente com o processo e você pode descobrir um talento incrível. 😊

Grupo de pessoas ao redor de uma mesa repleta de materiais de escritório.
Uma maneira prática para entender como ser criativo é entender como inserir a criatividade no dia a dia, de forma natural.

Como inserir a criatividade no dia a dia?

Para melhorar sua relação e se capacitar para os novos desafios que possam aparecer, o ideal é incorporar algumas boas práticas no dia a dia que podem ajudá-lo no caminho de aprender como ser criativo.

Confira nossas dicas a seguir: 👇    

Explique as coisas para você mesmo

O que Albert Einstein, John Coltrane e Georgia O’Keefe têm em comum? Conhecimento. Se você quer aprender como ser criativo, precisa desenvolver e expandir seus conhecimentos.

Hoje em dia, é fácil fazer uma busca rápida no Google por algo que você não conhece, mas isso acaba impedindo que você realmente aprenda e descubra por si mesmo o que é ou como funciona.

Ah, e se você esquecer pode simplesmente pesquisar no Google novamente. Porém, esse não é exatamente um processo de aprendizado, mas, sim, de consulta de conteúdo.

Então, comece a fazer diferente. Da próxima vez que você quiser descobrir algo, reserve um tempo para realmente ouvir, aprender e, em seguida, explicar todo o conceito para si mesmo para ter certeza de que o absorveu totalmente.

Movimente seu corpo e oxigene sua mente 

Às vezes, você precisa mudar de ritmo para fazer fluir a criatividade, e uma simples caminhada pode ser o remédio perfeito. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Stanford em 2014, caminhar – seja em uma trilha de caminhada ou em uma esteira – aumenta significativamente a criatividade de uma pessoa.

Esteja aberto a novas experiências

Muitos psicólogos acreditam que há cinco traços básicos de personalidade, conhecidos como “Os Cinco Grandes”. São eles:

  • Extroversão;
  • Afabilidade;
  • Abertura;
  • Consciência;
  • Neuroticismo. 

Dessas características, a “abertura” está mais associada a pessoas criativas. Isso porque elas estão abertas a ideias e experiências, pois são essas novas experiências e eventos que lhes permitem explorar novas possibilidades em ambientes desconhecidos.

Coma mais frutas e vegetais

A criatividade e a curiosidade costumam andar de mãos dadas. De acordo com pesquisas, comer mais frutas e vegetais pode torná-lo mais criativo e curioso. 

Um estudo examinou a ingestão de alimentos de 405 participantes ao longo de um período de 13 dias. O resultado? As pessoas que comeram mais frutas e vegetais relataram níveis mais elevados de criatividade e sentimentos mais intensos de curiosidade em comparação com pessoas que ingeriram porções menores desses alimentos. 

Escreva seus sonhos

Esteja sonhando em ganhar uma medalha de ouro olímpica ou encontrar o parceiro dos seus sonhos, anote o seu sonho. Pesquisadores já encontraram uma relação direta entre nossos sonhos noturnos e como ser criativo diariamente. 

Em um estudo, metade dos participantes escreveu seus sonhos todos os dias durante um mês, enquanto a outra metade não o fez. 

Todos fizeram um teste de criatividade a cada dia. As pessoas que escreveram seus sonhos diariamente tiveram pontuações significativamente mais altas do que aquelas que não o fizeram.

Mantenha os outros em mente

Independente do que você estiver trabalhando, mantenha a mentalidade de que outras pessoas usarão esse trabalho eventualmente.

Um estudo descobriu que pessoas que pensavam que seu trabalho seria usado por outras tiveram mais ideias inovadoras do que aquelas que foram informadas de que seriam as únicas a usar seu trabalho.

Pessoa vestindo uma blusa ver e pensativa sobre como ser criativo.
Quando aprendemos como ser criativo, estamos também cultivando e evoluindo nossa capacidade de ver o mundo por outras perspectivas.

Quais são os benefícios de aprender como ser criativo?

Quanto mais criatividade cultivamos, mais todos nos beneficiamos tanto pessoalmente quanto como sociedade. É certo que pode ser desafiador aprender como ser criativo, mas, certamente, as recompensas virão.

Dá uma olhada nos benefícios de desenvolver a criatividade: 👇

Alívio do estresse

Na vida moderna, não é preciso muito para que nossos níveis de cortisol aumentem. No entanto, os pesquisadores descobriram que 45 minutos de atividade criativa diminui significativamente o estresse no corpo, de acordo com um jornal da Art Therapy.

E não importa qual é a sua saída criativa de escolha – o objetivo é sentar e deixar sua imaginação correr solta para encontrar a liberação de tudo o que lhe causou ansiedade ao longo do dia.

Melhor expressão e consciência

Você já teve tanta coisa acontecendo em sua cabeça que foi difícil articular seus pensamentos em palavras? 🤔 É aqui que ser criativo pode ajudar.

Não importa se você aborda a arte por meio de um desenho ou de uma escultura – criar ainda é uma forma de comunicar seus sentimentos. Você vai se sentir como se um peso tivesse sido tirado depois de tudo – afinal, ninguém quer carregar emoções reprimidas consigo.

Sentimento de orgulho

Depois de passar dias, semanas ou até meses montando um projeto criativo, ao final dele, a sensação de orgulho após a conclusão será incomparável. Você se sentirá realizado!

Permita-se um elogio pessoal pelo que você reuniu e aprecie o esforço e o tempo que dedicou a isso.

Torne-se um solucionador de problemas

Aprender como ser criativo certamente ensina maneiras novas e engenhosas de lidar com contratempos. Na verdade, usar a imaginação tem muito a ver com pensar fora da caixa e inventar novas maneiras de abordar questões recorrentes. 

Portanto, embora os altos e baixos sejam uma parte inevitável da vida, a criatividade o ensina a resolver esses problemas de maneiras diferentes.

Como vimos até aqui, a criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida e incorporada no nosso dia a dia. Que tal começar hoje mesmo e incentivar sua equipe? Os resultados virão e devem aumentar a performance do time.

Se você gostou deste artigo, continue acompanhando o blog e boa viagem! 😉

Veja Também

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.