mão--de-robô-com-dedos-fechados

Inteligência artificial: como essa solução está sendo usada por empresas

A inteligência artificial (IA) deixou de ser algo do futuro para se tornar uma realidade do presente. Longe do terror apresentado nas ficções científicas de robôs dominando a Terra e se rebelando contra os humanos, cada vez mais empresas estão usando os diferentes recursos dessa tecnologia para prever cenários, analisar dados, realizar precificação de produtos/serviços e antecipar riscos.

No artigo de hoje, trouxemos alguns exemplos e insights sobre como esse tipo de ferramenta pode ajudar nos negócios. Confira a seguir.

Inteligência artificial e análise de dados para pequenos negócios

A análise de dados para pequenos negócios é uma solução cada vez mais comum e acessível financeiramente. Esse tipo de serviço é oferecido por empresas como Totvs, IBM e Salesforce, que integram ferramentas de Customer Relationship Management (CRM), em resumo são softwares, que com auxílio de uma base de vendas, ajudam a controlar estoques, saber qual a hora certa de aumentar o preço de um produto ou até mesmo se algum serviço precisa ser cancelado por baixa aceitação dos clientes.

Resultados da inteligência artificial na prática

O resultado da inteligência artificial é real. De acordo com a empresa Salesforce os principais indicadores de eficiência após a adoção da ferramenta foram:

  • 83% das empresas tiveram maior retenção de clientes;
  • 74% afirmou que a velocidade das vendas aumentaram;
  • 58% diz que a tecnologia mudou o que os clientes esperam;
  • 55% dos clientes esperam receber promoções e serviços personalizados

[E-Book Gratuito] Aprenda Como Levar Mais INOVAÇÃO Para O Seu Negócio!

Os números são de 2015 e uma das expectativas que chamou a atenção foi que ‘as empresas poderiam prever as necessidades dos clientes’ em 2020 usando Inteligência artificial.

Parece que esse dia já chegou, não? Quantas vezes você já não foi impactado na internet pelo anúncio de um produto que realmente pretendia comprar? Isso acontece porque o processamento de bancos de dados é capaz de otimizar e personalizar a sua experiência ao navegar em uma rede social por exemplo, e assim conseguem ‘prever’ produtos e serviços que você possivelmente precise com base no seu perfil de navegação, assuntos de interesses e outras informações.

Empresas que apostam na inteligência artificial

O mercado da inteligência artificial está crescendo e muitas empresas estão adotando essa tecnologia. 

A Kunumi é uma delas, voltada para área de engenharia, química e finanças a grande proposta é entregar soluções personalizadas aos seus clientes. Entre os usos da IA está a automação da aprovação de procedimentos médicos e para aprimorar os processos de análise de crédito de clientes.

A DataRisk oferece serviços para instituições financeiras que ajudam a prevenir fraudes e modelos de previsão de riscos para a aprovação de crédito.   

Outro caso que chamou atenção recentemente, foi a aquisição de startup Flaner de inteligência artificial pela Gympass, plataforma de atividades físicas corporativas. 

O principal objetivo da empresa é reunir colaboradores com expertise em ferramentas de busca, inteligência artificial e learning machine (aprendizado de máquinas em tradução literal).

De acordo com o site Exame, a compara deve ajudar a Gympass expandir seus negócios de forma global, melhorar o atendimento aos clientes que usam as academias e os setores de recursos humanos das empresas parceiras.

Você já conhece a 99 Empresas? Clique aqui e veja como levar a praticidade e economia do app que você já conhece para o transporte corporativo da sua empresa.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *