Grupo de jovens, sendo duas mulheres e dois homens, estão em um escritório. Eles estão sorrindo e uma delas está apontando para tela do computador.

Como a cultura empresarial impacta no sucesso da gestão da empresa?

Gestores são, tipicamente, pessoas ocupadas. Afinal, o principal objetivo de seu trabalho é fazer com que uma empresa tenha sucesso nos negócios. E essa tarefa não é fácil.

Se você vem encontrando dificuldades em concretizar esse objetivo, talvez seja porque esqueceu um fator muito importante para o sucesso — mas que, na maioria das vezes, não é muito comentado: a cultura empresarial.

Quer saber qual é o seu impacto? Então, vamos lá!

O que é cultura empresarial

Não existe consenso absoluto sobre a definição de cultura empresarial. É um daqueles tópicos que geram polêmica, pois aceitam muitas interpretações. Porém, é possível entendê-la da seguinte maneira: o conjunto de valores, princípios, crenças e comportamentos que formam o ambiente de uma organização.

Muitos fatores interferem na formação da cultura empresarial, inclusive a história da empresa e o estilo de gestão adotado. Aliás, depois de consolidada, ela é muito difícil de mudar. Afinal, estamos falando de algo que fica internalizado na mente de todos que trabalham ali. Por isso, é bem melhor estabelecer uma cultura positiva desde o começo!

O impacto da cultura empresarial

Vamos elencar cinco maneiras pelas quais a cultura empresarial influencia diretamente o sucesso de um negócio. É claro que existem outras; mas, se você ainda não é familiarizado com o assunto, esses pontos são um excelente começo para entender a importância de cultivar uma cultura empresarial positiva.

1. Motivação dos funcionários

Um dos principais impactos que a cultura empresarial tem sobre o sucesso do negócio está ligado à motivação dos funcionários. Muitos profissionais se sentem mais motivados a trabalhar quando fazem parte de uma empresa que compartilha do mesmo sistema de valores e posturas.

Por exemplo, um indivíduo que adora estudar, aprender e se desenvolver provavelmente estará mais motivado se a empresa tem uma cultura que valoriza e apoia o desenvolvimento contínuo da equipe.

O contrário também acontece, é claro. Alguém que tem uma séria ética profissional vai se sentir desmotivado para trabalhar em uma empresa que não reconhece (ou não pratica) esse valor.

2. Maior clareza nas regras

Muitas vezes, a cultura empresarial “não existe” simplesmente porque ela não é bem delimitada. Você assume que seus colaboradores devem saber quais são os valores e comportamentos adotados. Afinal, coisas como transparência, honestidade e respeito parecem tão óbvias!

O problema é que não, elas não são óbvias — não para todos, pelo menos. E é aí que atitudes negativas começam a aparecer, por exemplo, no relacionamento entre os funcionários.

Pode até ser algo pequeno, como um lanche que sumiu da geladeira da equipe. Mesmo assim, é um grave sinal de que sua cultura empresarial não está bem-definida e seus colaboradores não entenderam que esse tipo de comportamento é inaceitável.

Por outro lado, quando a cultura empresarial está devidamente constituída, ela informa claramente aos colaboradores quais são as “regras” da organização. Daí para frente, é com eles.

Porém, fica o recado: não basta pendurar quadros nas paredes com palavras bonitas. Para transmitir aos colaboradores a cultura da empresa, é preciso dar o exemplo por meio de atitudes.

3. Possibilidade de fortalecimento da equipe

A cultura empresarial acaba se tornando mais um elemento para otimizar o processo de seleção e recrutamento para sua empresa. Além de procurar candidatos com excelente formação e experiência, você deve observar se eles são compatíveis com a cultura que já existe na organização.

Imagine que um dos pontos fortes da cultura empresarial do seu negócio seja o espírito de equipe. Então, você entrevista um candidato genial, porém, que claramente gosta de trabalhar sozinho e não ouve opiniões. Contratá-lo poderia efetivamente afetar a harmonia existente na organização.

Por outro lado, se o candidato demonstra que também tem espírito de equipe, sua contratação só vai fortalecer a harmonia existente.

4. Comunicação mais clara entre todos os setores

Um dos pontos mais clássicos de uma cultura empresarial positiva é a política de ampla comunicação interna. Mas será que você sabe qual é o real impacto desse ponto?

A questão não é simplesmente agilizar o trabalho e evitar erros causados por mal-entendidos — embora esses efeitos realmente existam, é claro. Mas podemos dizer que uma comunicação clara faz muito mais do que isso. Ela aumenta a confiança da equipe na gestão.

Você já reparou que, quando a comunicação é falha, logo surgem rumores negativos entre os colaboradores? Por exemplo: é enviado um recado dizendo que determinado produto não será mais vendido e logo seus funcionários estão discutindo em grupinhos, pelos cantos, se a empresa “está mal das pernas”, se “vai cortar o quadro de pessoal” ou, até mesmo, se “vai fechar as portas”.

Teria sido muito melhor explicar exatamente o que está acontecendo, para manter todos calmos, concorda? Quando a comunicação é clara e transparente, os funcionários acreditam no que está sendo dito.

Voltemos àquele exemplo. Imagine que, em vez de apenas jogar a notícia e sair, você explicou o que está realmente acontecendo. Nesse caso, se disser à equipe que, mesmo com a saída de tal produto, a empresa vai adotar novas medidas e voltar a se fortalecer, todos vão acreditar. E, mais do que isso: vão se engajar muito mais em seguir sua liderança e ajudar a organização.

5. Melhor imagem frente aos consumidores

Acredite ou não, o que acontece entre as quatro paredes da sua empresa tem um grande reflexo no que os clientes pensam dela. E isso, por sua vez, causa um impacto nas vendas.

Estamos em uma era na qual as pessoas não compram simplesmente por causa dos preços ou das funcionalidades; elas escolhem com base também no que a marca representa. E uma marca que é conhecida por ter uma cultura empresarial inovadora e positiva, por ser idônea e valorizar os colaboradores consegue ganhar a preferência do mercado.

Mas lembre-se: não é possível forjar esse tipo de imagem por meio de bom marketing. É preciso realmente investir na cultura empresarial do seu negócio.

Está convencido da importância da cultura empresarial para o sucesso da empresa? Ótimo! Então, curta a página da 99CORP no Facebook e acompanhe nossas dicas sobre como implementá-la!

Veja Também

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *