homem-em-frente-a-notebook

Autogestão: uma estratégia para desburocratizar sua empresa

A autogestão é um modelo de trabalho que permite que os colaboradores tenham mais autonomia e sejam responsáveis por suas metas. As hierarquias nesse tipo de empresa são menos centralizadas e o compartilhamento de ações é mais comum do que centralizar a responsabilidade em um único líder.

Além de aliviar um pouco das tarefas dos líderes, essa também é uma ótima estratégia para aumentar o desempenho e a motivação da equipe. Conheça mais sobre o assunto e confira os primeiros passos para usar esse modelo de gestão na sua empresa.

O que é autogestão na prática?

Um ótimo case de autogestão é da empresa agrícola americana The Morning Star Company, responsável por processar 25% da produção de tomates do estado da Califórnia e abastecer 40% dos Estados Unidos.

A companhia, que depende de muitos funcionários até que os tomates cheguem ao consumidor final, como toda empresa de base agrícola usa a autogestão desde 1990 e faz com que os colaboradores tenham uma espécie de contrato entre si, em que estabelecem metas e prazos. A estratégia dá tão certo que os cargos de supervisores não existem na companhia.

Veja Como Dar Autonomia Para Seus Times E Ter Mais Produtividade! 🙂

No entanto, um processo chamado de “aconselhamento” é essencial para que tudo fique sobre o controle. Todos podem fazer o que quiserem sem a necessidade da aprovação de instâncias superiores aprovarem a decisão, mas é claro que as escolhas são limitadas em algum valor ou à compra de um equipamento muito caro, mas tudo começa ao ouvir o “conselho” de todas as pessoas impactadas no processo.

Em uma publicação da Harvard Business Review, foi apontado que o modelo de autogestão da The Morning Star Company faz com que mesmo os empregados temporários tenham um perfil de engajamento com a empresa típico de um executivo sênior de outras companhias.

Benefícios da autogestão

Além de trazer um dia a dia mais dinâmico e rápido para empresa, a autogestão também ajuda a aumentar a “visão de dono” dos colaboradores, uma vez que os principais responsáveis pelo trabalho são eles mesmos.

Imagine ter sempre que esperar a aprovação do líder para tomar decisões simples ou que fogem um pouco além do comum? Na autogestão, seja sobre uma organização no trabalho ou método, isso é facilmente resolvido entre os próprios funcionários de um setor por exemplo, sem a necessidade da interferência de um gestor geral.

Mais vantagens da autogestão na sua empresa:

  • Aumenta o contato entre os colaboradores;
  • Desenvolve o senso de liderança de todos os membros da equipe;
  • Aumenta a transparência entre colaboradores e empresa;
  • As metas são vistas de uma forma coletiva;
  • Os desejos e anseios dos colaboradores são vistos de forma coletiva também;

Como aplicar autogestão?

Apesar de ser um modelo de gestão com diversos benefícios, é necessário ficar atento se esse é o melhor caminho para a sua organização. Geralmente esse modelo funciona muito bem para empresas em que os processos de trabalho mudam pouco.

Mas de toda forma, aplicar a autogestão é algo que leva tempo e será improvável conseguir fazer um trabalho eficaz em curto espaço de tempo. Conheça a seguir os primeiros passos para fazer isso e teste em um setor menor para avaliar os resultados.

  • Tenha uma forte cultura empresarial. Todos precisam saber os valores e a missão e ter isso como um norte;
  • Use a liderança para facilitar os processos, resolver e atender aos interesses e conflitos de forma conciliadora e prática;
  • Todos precisam conhecer os indicadores de desempenho e estarem dispostos a alcançarem suas metas e melhorar processos;
  • Os colaboradores precisam conhecer seus erros e acertos;
  • O colaborador precisa conhecer a produção média da equipe, para saber se estão trabalhando no mesmo padrão e ritmo do time;
  • Crie combinados que possam ser cumpridos e dê a chance para que todos negociem sobre a forma de fazer e gerir o próprio trabalho.

Amplie a autonomia da mobilidade dos seus colaboradores! Conheça a 99 Empresas e saiba como nossa prática ferramenta pode trazer mais controle, economia e o fim do reembolso com transporte corporativo!

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *