Grupo de pessoas ao redor de uma mesa conversando sobre a comunicação externa.

3 dicas de comunicação externa para sua empresa!

Para que sua empresa seja reconhecida no mercado de trabalho, você terá que construir uma forte estratégia de comunicação externa. Somente dessa maneira as pessoas irão conhecer seu produto ou serviço, não é mesmo?

Na prática, a comunicação externa é uma estratégia que cobre a ampla gama de métodos que as empresas usam para captar a atenção do público. Diferente dos planos de marketing, por exemplo, que se concentram em transmitir valor aos clientes.

Ou seja, muito além do conteúdo para redes sociais, essa comunicação também abrange outras ações, como apresentações para acionistas ou campanhas de investidores.

Para te ajudar a entender melhor e otimizar suas técnicas e estratégias, listamos neste artigo o essencial sobre comunicação externa e as melhores dicas para levar sua organização ao próximo nível.

Aproveite o conteúdo e boa leitura! 😉

Comunicação externa: o que é e como funciona?

A comunicação externa é qualquer informação que a empresa distribui ao público, seja sobre a própria organização ou sobre seus produtos e serviços. Um plano de comunicação bem pensado não define apenas o público-alvo, mas também se concentra em como alcançá-lo de forma eficaz. 

Geralmente, as estratégias de comunicação externa que você usa dependem de vários fatores. Tudo, desde o posicionamento da marca, suas metas de marketing e até mesmo seu orçamento, pode influenciar o planejamento das ações de comunicação externa. 

É claro que não existe uma abordagem única para acessar as vantagens da comunicação externa. Por isso, é importante conhecer alguns dos principais elementos. Veja só: 👇

  • Conteúdos de site e blog corporativos; 
  • Eventos e conferências;
  • Email e boletins informativos;
  • Redes sociais;
  • Comunicados à imprensa;
  • Relatórios financeiros enviados a investidores.

De outro modo, a comunicação externa também pode ser informal. Por exemplo, as conversas que seus funcionários têm com amigos sobre sua empresa contribuem para a percepção geral do público sobre sua marca.

Daí a importância de investir também na comunicação interna, munindo o seu time de informações claras e transparentes sobre a realidade da companhia.

Grupo de pessoas ao redor de uma mesa discutindo sobre comunicação externa.
Assim como a comunicação externa apresenta uma grande importância para empresa e suas estratégias, a comunicação interna também é bastante valiosa, construindo um ambiente mais saudável e confortável para todos.

Comunicação externa vs comunicação interna

Como vimos, a comunicação externa é qualquer esforço comunicativo específico para pessoas e organizações que operam fora da empresa. Enquanto isso, as comunicações internas são especificamente para funcionários e gerenciamento.

Assim, as comunicações externas se concentram na divulgação de notícias e informações sobre a empresa para o público, clientes e partes interessadas da empresa.

Exemplos comuns: registros financeiros, comunicados à imprensa e boletins informativos.

Por outro lado, temos a comunicação interna, que abrange o conjunto de canais e ferramentas que proporcionam interações diárias entre as pessoas que trabalham em sua organização.

As ferramentas de comunicação interna facilitam a dinâmica de trabalho da empresa, já que permitem o alinhamento entre os profissionais e orientam a organização do fluxo de processos. Do discurso do CEO da empresa até o memorando sobre novos prazos, tudo é comunicação interna. 

3 dicas para construir uma estratégia de comunicação externa:

As ações de comunicação externa podem ter um impacto significativo no crescimento de sua marca. Elas, além de ajudarem a gerar o interesse e a atenção que você precisa, também oferecem a oportunidade de criar relacionamentos poderosos e positivos.

Mas, afinal, por onde você pode começar a construir sua estratégia de comunicação externa? 🤔  Listamos três dicas indispensáveis para orientar você, confira!

1. Conheça o seu público

Você pode aplicar as melhores técnicas de comunicação e de marketing, mas, se você não estiver falando a língua do seu público, os esforços e investimentos não irão trazer os resultados esperados. 

Portanto, antes de decidir como deseja enviar suas mensagens, busque ter certeza de que você conhece seu público. Muito possivelmente, sua estratégia de comunicação externa será centrada em diferentes grupos:

👉 Investidores e acionistas: pessoas fora da empresa que ajudam a manter o crescimento do seu negócio.

👉 Influenciadores e parceiros: os indivíduos com quem você pode querer trabalhar no futuro para desenvolver sua marca.

👉 Clientes: as pessoas que compram seus produtos ou investem em seus serviços.

Cada um desses grupos tem suas próprias motivações para se relacionar com sua marca. Por isso, vale a pena criar uma persona exclusiva para cada um. Assim, você saberá exatamente como se conectar com as pessoas certas e gerar respostas positivas.

2. Escolha as plataformas certas

Quanto mais você conhecer seu público, mais fácil será descobrir onde eles passam o tempo e quais são os melhores canais de comunicação externa.

Por exemplo, você poderá alcançar um grande número de clientes por meio das mídias sociais, mas talvez precise trabalhar com uma publicação do setor para se conectar com parceiros e investidores.

Existem várias plataformas disponíveis para ajudá-lo a transmitir sua mensagem, incluindo rádio, televisão, comunicados à imprensa e eventos presenciais. 

Escolher a plataforma certa garante eficácia para as ações de comunicação externa e melhora o seu ROI (Return Over Investment).

3. Seja realista e entregue valor real

Por fim, um dos maiores erros que as empresas cometem na comunicação externa nos negócios é fazer muito barulho por pouco, sem realmente entregar valor para o seu público. 

Por isso, é fundamental pensar em ações capazes de impactar a vida das pessoas. Os melhores resultados vêm quando você pensa em cada parte do seu plano de comunicação para agregar valor a cada um dos segmentos de seu público.

Ou seja, não fale apenas sobre o quão incrível é o seu negócio ou produto. Pense no que seus investidores precisam saber antes de entrar em contato com você.  Considere também o que preocupa seus clientes e como você pode mostrar que compartilha seus valores.

Na comunicação externa, suas mensagens não podem apenas gritar no vazio, mas precisam fazer uma conexão e ressoar com o seu público. 📢

Grupo de pessoas em uma empresa. Elas estão ao redor de uma mesa conversando sobre comunicação externa.
Sua estratégia de comunicação externa deve partir do que seus investidores e também o público geral deseja conhecer e descobrir sobre sua empresa.

Os desafios da comunicação externa

Embora a comunicação externa pareça uma forma eficaz de impactar seu público, ela também tem seus desafios. A percepção dos consumidores sobre sua marca pode definir o sucesso ou o fracasso da empresa no longo prazo. 

Uma citação errada ou um boletim informativo mal formulado não só arruinará um plano de comunicação externa, mas também poderá afetar a receita corporativa. Isso é tudo o que você não precisa, concorda?

Por isso, é preciso conhecer e lidar com os desafios deste tipo de estratégia. Uma das principais barreiras para a comunicação externa eficaz é gerenciar o que é importante.

Em um mundo em constante evolução, a 99Empresas apresenta uma solução para organização e planejamento de um dos setores que mais podem impactar sua empresa: mobilidade corporativa.

Com a plataforma 99Empresas, os líderes e gestores podem gerenciar, controlar e organizar o transporte dos colaboradores, assim como os custos e gastos gerais, com muito mais tranquilidade, praticidade e segurança.

Além disso, outros desafios precisam ser superados: 👇

Invista em acessibilidade na produção de conteúdo

Criar um conteúdo que exclui uma grande parte de seus leitores, ignorando as diretrizes de acessibilidade do conteúdo da web, usando linguagem pouco clara e descartando títulos descritivos é um grande erro.

Portanto, busque cumprir as diretrizes de acessibilidade de conteúdo da web e, assim, promover uma comunicação inclusiva.

Coletar e analisar feedback

Então, como você pode saber se o seu conteúdo é perceptível, operável, compreensível e robusto, ou, em outras palavras, acessível? Coletando, analisando e implementando o feedback do leitor. 💡

Ao integrar o feedback em sua estratégia de comunicação externa, você pode garantir que seus conteúdos sejam úteis, informativos e exatamente o que seu leitor está procurando.

Promover o alinhamento entre as equipes de comunicação externa e interna

Para o sucesso deste tipo de estratégia, é fundamental estabelecer uma cultura organizacional colaborativa. A partir da integração dessas equipes, é mais fácil definir objetivos, tom de voz da marca e ações eficazes para impactar e envolver o público.

Comunicação externa: 3 benefícios para sua empresa

Uma estratégia consistente de comunicação externa permite à empresa entregar um conteúdo relevante, acessível e simples, fundamental para estimular o engajamento e construir confiança com o seu público. 

Veja alguns dos benefícios de priorizar a comunicação externa da empresa:

Divulgar notícias e informações para promover a empresa

A comunicação externa é considerada uma ferramenta comunicativa para outras organizações e pessoas que operam no ambiente externo de negócios. 

Na prática, ela organiza e facilita a divulgação de quaisquer informações e notícias relacionadas às organizações para seus clientes, acionistas, fornecedores ou outras pessoas.

Construir a percepção do público sobre a marca

Embora muitas empresas adotem o alcance das metas de vendas como medida do sucesso dos negócios, a percepção do público é igualmente importante para os resultados financeiros da organização.

As comunicações são uma forma de moldar e definir a imagem de uma empresa para a comunidade, clientes e investidores potenciais. O uso de ferramentas de comunicação externa permite que o público conheça a atuação da empresa e construa uma percepção clara sobre a marca.

Alcançar clientes potenciais e gerar novos negócios

A partir do uso de diferentes ferramentas de comunicação externa, como sites, redes sociais, marketing de conteúdo e relação com a imprensa, as empresas podem aumentar a divulgação de seus produtos ou serviços.

Dessa maneira, além de alcançar potenciais clientes, a empresa deve conquistar novos leads e gerar novas vendas. A comunicação externa é a maneira conveniente de atingir o público-alvo e obter resultados positivos.

Então, como vimos até aqui, uma estratégia de comunicação externa consistente e robusta é capaz de aumentar o grau de consciência e conhecimento de seu público, contribuindo para o crescimento da empresa.

E você, está pronto para construir uma estratégia que priorize o público, agora e no futuro? Esse é um pilar fundamental para crescer!

Se você quer conhecer outros artigos completos como esse, continue acompanhando o blog! Aqui, sempre tem conteúdo inédito pra você! 😉

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.