Homem com pasta de trabalho correndo

Como fazer uma empresa crescer em 4 passos

O sucesso é algo que domina o imaginário de empreendedores de todos os tipos. Essa palavra move paixões e tem o poder de inspirar e transformar as pessoas que o colocam como uma meta. No campo dos negócios, esse sucesso muitas vezes está ligado à capacidade e à velocidade de crescimento. E é por isso que tantos empreendedores se debruçam em busca da resposta para a pergunta de um milhão de dólares: como fazer uma empresa crescer? 

Por ser um assunto extremamente importante, que influencia diretamente sobre o sucesso de startups e até de empresas tradicionais, existem diversas palestras, cursos e mentorias sobre esse tema. A verdade é que não há uma fórmula mágica, mas existem alguns pontos essenciais para começar essa jornada ou acelerar o seu percurso por ela. Então, se sua meta é o crescimento, fique de olho nas dicas a seguir e vamos juntos para o topo!

Como fazer uma empresa crescer resolvendo a dor dos clientes

Para qualquer empresa ter sucesso, ela precisa de produtos e serviços que solucionem os problemas dos clientes e essa lógica é seguida por todos os empreendedores. No entanto, para resolver o que os especialistas chamam de ‘dor do cliente’, é preciso criar verdadeiras soluções além da demanda e da procura.

O seu produto precisa resolver a dor desse cliente todos os dias e, para isso, a inovação e a pesquisa na hora de criar o seu produto não podem faltar. Por exemplo, você deve atender o cliente além do que ele solicitar e resolver de fato o problema de forma eficaz.

Clique abaixo e veja dicas para sua empresa crescer mais!

Como fazer minha empresa crescer

Imagine-se no lugar do consumidor. Com toda certeza você dará preferência às empresas que conseguem entender e resolver essa sua ‘dor’ também. Sejam empresas de transporte de aplicativos, serviços de música ou conteúdo em streaming que estão presentes no seu dia a dia. Repare que todas elas oferecem serviços que já existiam antes, mas de uma forma totalmente diferente. O que acaba criando um novo conceito e, assim, acabam ofertando soluções para novos problemas.

Há 15 anos como você fazia para chamar um táxi, por exemplo? Ter tudo isso na palma da mão hoje e com localização geográfica, como é na 99 App, por exemplo, parecia algo muito futurista tempos atrás. Então, na hora de criar o seu produto/serviço ou adequá-lo ao mercado, vale pensar fora da caixa e principalmente se colocar na pele do consumidor.

Um time barato custa caro

Apesar da antítese do título deste tópico, essa é uma dura realidade. Algumas empresas podem cometer  o erro de priorizar a contratação de time por salários mais baixos em busca da redução de custos. A curto prazo essa lógica parece fazer sentido, mas com o tempo essa escolha poderá impactar negativamente a meta de fazer a sua empresa crescer. 

O resultado disso será: profissionais sem motivação e uma retenção de talentos inexistente, o que poderá pesar no bolso no fim das contas por causa da alta rotatividade de colaboradores! Para evitar esse tipo de situação, invista no reconhecimento profissional e crie um plano de carreira para seus times. Lembre-se: ninguém chega longe sozinho e sua equipe será sua principal parceira para alcançar o topo!

Crie uma cultura empresarial em que todos ‘vestem a camisa’

Como fazer uma empresa crescer sem uma cultura empresarial? É preciso criar uma dentro da sua empresa. Esses são os conjuntos de valores, crenças e comportamentos que irão formar a sua organização e o ambiente dela.

Um dos importantes é a “atitude de dono”, ou seja, seus colaboradores devem cuidar da empresa e ter atenção a cada processo diário como se fossem os proprietários do negócio. Uma gestão horizontal também pode ajudar a implementar esses valores, isso por que nesse tipo de organização os processos hierárquicos são mais diluídos e geram mais autonomia e responsabilidades aos seus funcionários.

Disseminar uma forma equilibrada de lidar com os erros e encará-los como um processo importante do aprendizado também é importante. Se todos têm muito medo de errar, você com toda certeza irá participar de muitas reuniões silenciosas na sua empresa, em que todos têm medo de expor novas ideias e falharem nelas.

Gestão financeira forte

Seguir todos os tópicos a seguir e gastar mais do que se ganha irá colocar tudo a perder. Por isso, invista em uma forte gestão financeira para fazer sua empresa crescer. Faça um bom fluxo de caixa e planejamentos financeiros a longo prazo, que possam te preparar para imprevistos. Lembre-se de manter um fundo emergencial, caso as coisas não saiam como o esperado, assim você terá uma boa segurança financeira.

Inovação, tecnologia e economia. Essas três palavras são quase como chaves ao crescimento de toda empresa. Quer saber como a 99 Empresas pode entregar esses três fatores para você? Clique aqui e conheça uma nova lógica para o transporte corporativo da sua empresa.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *