Imagine um país que tem seus costumes, crenças e hábitos. Apesar da pluralidade presente em muitos locais, ainda é possível encontrar uma cultura predominante. Em proporção menor, mas de forma parecida, funciona a cultura organizacional em uma empresa que tem valores e missões para que os colaboradores sigam. Se bem aplicada, ela pode levar para dentro da organização uma série de benefícios e padronização para ações da sua equipe, seja na filial ou na sua matriz, além de aumentar a motivação.
O artigo de hoje vai falar da importância desse conceito e como é possível construir uma cultura organizacional no seu empreendimento. Confira a seguir.
Exemplos de empresas com forte cultura organizacional
Nada melhor que o exemplo para entender algo, não? Separamos algumas empresas que têm forte cultura organizacional e são reconhecidas mundialmente por isso.
Muitos profissionais gostariam de trabalhar na gigante de tecnologia. Um ambiente descontraído que reúne áreas para relaxar, mas também traz tarefas intensas e grandes desafios, além de ser aberta para inovação. O “Projeto Aristóteles”, que estudou as habilidades mapeadas por 19 anos da equipe abriu a oportunidade para que artistas e candidatos com formação em área de humanas entrassem na empresa. (Já falamos dele aqui no blog, confira). Somente uma empresa com uma cultura organizacional muito forte é capaz de fazer isso!
99
A cultura organizacional da 99 está pelos corredores da empresa, mas mais do que isso, está na vivência dos colaboradores diariamente. Com o espírito colaborativo, os times da 99 desenvolvem uns aos outros, se ajudam quando necessário e firmam verdadeiras parcerias para que o objetivo da equipe e da empresa seja alcançado. Com todos alinhados com a missão e os valores, as equipes se mantêm mais motivadas e produtivas, porque sabem para onde estão indo.
Como ter mais sucesso na empresa com a cultura organizacional: cadastre-se
Apple
A Apple é outro grande nome da tecnologia e seguem exemplos de contratação semelhantes ao do Google e privilegia mais a personalidade e o comportamento dos seus candidatos do que puramente as habilidades técnicas na hora da contratação. Esse tipo de cultura dá valor aos chamados Soft Skills, que são habilidades interpessoais e de inteligência emocional.
O Facebook está entre as empresas que mais cresceram e inovaram na última década. Mas sabe o que você encontrará no hall de entrada se for até o prédio nº 1 da Av. Hacker Way, sede da companhia no Vale do Silício? A placa da Sun Microsystem, empresa que ocupava o edifício antes do Facebook. O significado disso? É que deixar de inovar pode ser o caminho para ser comparado pelo concorrente. Diz muito sobre a cultura organizacional que permeia a organização em que a inovação deve ser sempre constante!
Cultura organizacional de forma prática
Se você quer criar uma cultura organizacional forte em sua empresa, é preciso seguir algumas estratégias que podem ser consideradas os primeiros passos. Veja:
- Crie missões e valores fortes e seja o exemplo;
- Faça integrações/treinamento da equipe, todos precisam saber o que se espera de cada colaborador;
- Defina o modelo da gestão, vertical ou horizontal;
- Seja transparente e compartilhe os propósitos da empresa;
- Crie programas de incentivo;
- Só brinquedos e mesa de bilhar não são cultura organizacional;
- Regras e manual de ética precisam ser claros;
- Objetivos da empresa e do time precisam estar alinhados;
- Escolha os novos profissionais pensando no perfil da empresa;
- Confira se as metas foram alcançadas;
Gostou do conteúdo?! Continue acompanhando o nosso blog e descubra o que a 99 Empresas pode fazer pelo transporte corporativo da sua empresa.
Deixe um comentário