Seis executivos estão em uma sala de reunião. Três são homens e três são mulheres. Dois homens e uma mulher estão sentados. O homem que está no centro da imagem tem um notebook aberto em sua frente e olha para o homem que está em sua esquerda. Eles parecem negociar ou conversar sobre algo. As duas mulheres atrás do homem com notebook estão olhando para a tela. A outra mulher que está sentada na mesa também olha para o homem que está com o notebook aberto. Todos têm olhar sério, mas de aprovação.

Entenda como motivar os diversos tipos de profissionais da sua empresa

Para sua empresa se destacar num mercado cada vez mais competitivo, apenas bons produtos ou serviços não bastam. É necessário contar com uma equipe qualificada e engajada, disposta a dar o seu melhor para alcançar ótimos resultados. Mas saber lidar com os diversos tipos de profissionais dentro de uma organização não é tarefa fácil.

Cada colaborador tem suas peculiaridades e não existe uma fórmula mágica ou uma única estratégia que consiga alcançar a todos indistintamente. É preciso reconhecer essa multiplicidade e adotar medidas diversificadas para acender em seus funcionários mais entusiasmo e dedicação às atividades.

Foi pensando nisso que criamos o post de hoje, com 6 dicas para motivar seus colaboradores a partir do perfil e das características que eles apresentam. Confira!

Tipos de profissionais: reconhecendo perfis

Antes de mais nada, é preciso observar que as pessoas são plurais – e dentro do ambiente organizacional não é diferente.

Há quem seja mais criativo, mais responsável, quem tenha importantes capacidades persuasivas e quem goste de ser desafiado. Tem ainda os que são mais introvertidos e não gostam de lidar com o público, os que têm maiores necessidades de autoaprimoramento, entre outras características.

Assim, é preciso que o líder esteja atento ao comportamento manifestado por sua equipe de trabalho e saiba reconhecer os atributos mais importantes no perfil de cada colaborador, de modo a direcionar ações estratégicas para estimulá-los a partir das suas principais necessidades.

É importante deixar claro que não existem qualidades nem defeitos estagnados. Se essas características forem direcionadas corretamente, trarão resultados surpreendentes.

Agora sim, vamos às dicas!

1. Valorize os seus colaboradores

Os tempos mudaram, e hoje os profissionais – sobretudo os da Geração Y – não desejam apenas ser bem remunerados pelo trabalho que executam. Eles também anseiam por valorização e reconhecimento. Desejam participar ativamente dos processos organizacionais e da definição das principais estratégias do negócio.

Todo mundo gosta de se sentir valorizado, independentemente do perfil pessoal ou da posição que ocupa dentro da empresa. É preciso que o líder reconheça a importância de cada função para o sucesso do todo e valorize os esforços individuais dos funcionários. Assim, eles se tornarão ainda mais comprometidos com o triunfo da empresa.

Reconhecimento é a palavra de ordem!

2. Canalize as características para as áreas corretas

Essa dica é muito importante para trazer satisfação e eficiência aos seus colaboradores. Como dito, cada pessoa tem suas próprias peculiaridades e é papel do líder observá-las para promover um maior aproveitamento do potencial de cada funcionário.

Dessa forma, colocar os introvertidos em funções internas e operacionais, por exemplo, fará com que eles trabalhem mais confortavelmente e em pleno bem-estar. Logo, se dedicarão ainda mais às atividades que desempenham.

Do mesmo modo, delegar tarefas a colaboradores que gostam de assumir responsabilidades e tenham capacidade de liderança também vai motivá-los significativamente.

Com perspicácia e observação é possível adotar boas estratégias e tornar o ambiente corporativo mais leve e produtivo.

3. Proponha metas desafiadoras

Essa é uma boa tática para motivar os colaboradores que gostam de desafios a se empenharem ainda mais, superar os resultados e surpreender o líder.

Propor metas audaciosas vai retirar os funcionários da zona de conforto e motivá-los a desenvolver seu trabalho de forma ainda mais eficiente. Aqui, o segredo é propor objetivos reais e factíveis, sob pena de obter um efeito contrário e terminar desanimando a equipe.

Combinar cada meta com sua vantagem é a melhor estratégia para promover sinergia e adesão aos desafios.

4. Conceda flexibilidade de horários

Outra boa dica para engajar a equipe e aumentar o prazer pelo trabalho é conceder jornada flexível. A rigidez na prestação de serviços é um obstáculo à obtenção de rendimentos mais elevados. Existem trabalhadores que gostam de cumprir a jornada convencional, mas também há aqueles que apresentam uma produtividade muito maior em outros horários, até mesmo durante a noite.

Se a atividade desenvolvida permitir, conceda flexibilidade de horários. Isso estimulará bastante a sua equipe, tornando-a ainda mais eficiente.

5. Ofereça benefícios empresariais

Os benefícios empresariais também são ótimas formas de promover mais motivação e dedicação ao trabalho, além de servirem para reduzir o turnover empresarial. Ou seja, a rotatividade do quadro de funcionários.

Trabalhar numa empresa que investe na qualidade de vida dos trabalhadores (e se preocupa em proporcionar vantagens além do salário) é um fator que certamente promoverá ainda mais sinergia e comprometimento no exercício das funções.

A concessão de benefícios é importante, pois demonstra preocupação com a satisfação e o bem-estar da sua equipe de trabalho.

As comodidades podem ser desde o plano de saúde empresarial, previdência privada, convênio com academias e clubes de lazer, até auxílios-creche e viagens corporativas. No fim das contas, não há dúvidas de que investir nos seus funcionários é um excelente meio de fidelizá-los.

6. Promova cursos de capacitação e aprimoramento

Em geral, profissionais interessados em prestar um serviço de excelência têm necessidade de participar de cursos de capacitação e aprimoramento. O aprendizado de novas habilidades e conhecimentos elevam sua autoestima, além de ajudá-los a aperfeiçoar a qualidade e eficiência das ações desenvolvidas na organização.

Obter informações atualizadas sobre suas funções e ter acesso a novas técnicas de trabalho mudará a nuance das atividades e quebrará a rotina. Isso deve promover ainda mais motivação a todos aqueles trabalhadores proativos e engajados com o sucesso pessoal e empresarial.

Como vimos, a despeito da pluralidade, apostar na qualidade dos recursos humanos à disposição é uma importante estratégia para incrementar o desempenho do seu negócio. Afinal, os funcionários são os grandes responsáveis por todos os processos de uma organização – são eles quem dão forma e vida aos objetivos do líder.

Investir na motivação dos seus colaboradores é investir no êxito da própria empresa, uma vez que esse incentivo é o combustível da produtividade. E uma equipe engajada é a chave do sucesso.

Depois das nossas dicas, esperamos que você alcance a vitória na hora de motivar os diversos tipos de profissionais que trabalham na sua companhia. Gostou do post? Então continue sua leitura e aproveite para conhecer também 6 táticas definitivas para melhorar o controle de custos corporativos.

Veja Também

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *