homem-em-frente-a-janela-ensolarada

Inteligência emocional no trabalho: como usá-la e controlar sentimentos

Dia a dia corrido, demandas apertadas, imprevistos, clientes ansiosos e uma agenda cheia. Lidar com todos esses cenários pode colocar qualquer um à flor da pele. No entanto, perder as estribeiras ou entrar em um quadro de estresse pode colocar o andamento do trabalho e o relacionamento com o seu time em risco.

Portanto, queremos saber: como está a sua inteligência emocional no trabalho? Ela é importante não só para conhecer e controlar os próprios sentimentos, mas para perceber o de outras pessoas ao seu redor e lidar com as situações da melhor forma. Este é o tema do artigo de hoje, confira a seguir.

Por que a inteligência emocional no trabalho é importante

Todos os seres humanos têm emoções positivas e negativas e elas não se anulam no ambiente de trabalho. De acordo com a situação, podemos ficar satisfeitos ou contrariados e isso reflete de diversas formas, seja no nosso comportamento ou no relacionamento com os outros colaboradores.

[E-Book Gratuito] Tenha Times Mais Motivados Com A Cultura Organizacional!

Ter o controle emocional sobre si mesmo é parte da inteligência emocional e é muito importante na esfera do trabalho, que nos exige sempre uma postura profissional.

Conhecer as emoções dos outros também pode ser um trunfo, principalmente para conversar com sua equipe, apontar caminhos e fazer críticas de maneira construtiva se fazendo ouvir sem gerar atritos.

Conheça suas próprias emoções

Para ter controle sobre suas emoções você deve conhecê-las, isto é, entender quais situações são capazes de gerar sentimentos mais fortes e saber como lidar com eles.

Por exemplo, em um momento de conflito de ideias ou interesses como você reage? Caso sua ideia seja recusada por um superior como você reagiria? Preveja essas situações hipoteticamente ou se já passou por elas, análise quais atitudes tomou e se alguma delas pode ser prejudicial para sua postura no trabalho.

Desenvolvendo a inteligência emocional no trabalho

Alguns processos e hábitos podem te ajudar a desenvolver a inteligência emocional no ambiente corporativo.  Confira alguns deles e aplique no seu dia a dia.

  • Nunca tome decisões de forma precipitada ou em períodos de fortes emoções;
  • Aceite que as emoções negativas existem e saiba como lidar com elas;
  • Coloque-se sempre no lugar do outro. Esse processo empático ajuda a resolver muitas situações;
  • Perceba as emoções das pessoas que te cercam. Mudanças na voz e na expressão facial são os principais indícios;
  • Tenha controle sobre suas emoções. Não deixe que situações de estresse te façam perder a postura profissional. 

Gostou do conteúdo? Então, continue no blog e confira a nossa seção exclusiva sobre Recursos Humanos. Você já conhece a 99 Empresas? Descubra como podemos tornar o transporte corporativo mais prático e econômico no seu negócio clicando aqui.

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.