Homem nervoso diante do notebook

Má contratação pode trazer consequências negativas para a empresa

A necessidade de contratar novos colaboradores pode ser sinal de que a empresa vai bem e exige mais mão de obra qualificada, mas será que é fácil escolher novos membros para e equipe? Além do processo ter de ser feito com muito cuidado, uma má contratação pode gerar prejuízos para o negócio.

Ao abrir o processo seletivo, gestores têm de ter em mente que só é vantajoso para a empresa conversar com candidatos que possuam o perfil que a vaga exige. Por isso, o processo de recrutamento deve estar bem alinhado entre empresas e consultorias, tendo as características das vagas e os propósitos da empresa bem definidos.

Não se deve ter pressa quando o assunto é contratação de novos colaboradores, empresas de consultoria de Recrutamento e Seleção são preparadas para fazer o seleção de forma bem estruturada e sem passar por cima de definições pré-estabelecidas.

É importante selecionar um novo colaborador que se encaixe na cultura interna da empresa, isso evitará a saída prematura do funcionário recém-chegado e a necessidade de reiniciar o processo seletivo. Demissões constantes prejudicam a imagem de uma organização. Afinal, ninguém quer trabalhar em um lugar em que a média de estadia dos funcionários é de apenas alguns meses. A má contratação pode, também, causar desconforto em clientes, que deixam de confiar na companhia.

Prejuízo financeiro

Lembre-se: uma má contratação é tão ruim quanto jogar dinheiro fora, isso acontece não só em relação aos custos com o processo de seleção, mas também com treinamentos e outras capacitações.

Para conseguir fazer uma boa contratação e ainda manter um colaborador comprometido, a organização precisa avaliar como os candidatos se encaixam na empresa, se eles vão se adaptar à cultura interna e como lidam em situações comuns no dia a dia.

Na hora de contratar, a empresa deve ser clara e objetiva quanto ao que se espera de um candidato. Assim, será mais fácil encontrar alguém que se encaixe nos especificações. Seja transparente.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *