Chefe cumprimenta colaborador diante da equipe

Como influenciar sua equipe de forma positiva

Quando o assunto é influência sobre a equipe, gestores e líderes são os principais responsáveis pela alteração de comportamento dos colaboradores que formam o time. Tal influência tem total importância quando se fala em harmonia e integração entre equipes. Sendo assim, é fundamental que gestores e líderes saibam como usar sua influência de forma positiva.

A motivação da equipe depende da influência do líder

A capacidade de influenciar colegas não vem acompanhada de um cargo, como algo automático, ela precisa ser construída. O poder de convencer e motivar as pessoas é algo muito dinâmico e pessoal. Por outro lado, há habilidades importantes que podem ser exercitadas e trabalhadas por líderes e gestores para que venham a ser influências positivas para seus colaboradores.

O exemplo é sempre a melhor lição

Sempre que começamos algo pela primeira vez, é comum tomarmos como exemplo alguém que já trilhou o mesmo caminho antes. Por isso, gestores e líderes devem ter em mente que o exemplo é sempre a melhor forma de influenciar um colega.

Um líder agressivo e instável, tende a gerar uma equipe que pensa ter o direito de se tornar agressiva sempre que há um problema. O inverso também acontece, um gestor cauteloso que resolve os problemas mantendo a tranquilidade, terá uma equipe que se esforça para se espelhar nele.

As pessoas respeitam ou temem você?

Influência não tem a ver com autoridade, mas sim, com o respeito e a admiração que você é capaz de despertar na equipe. É preciso descobrir: as pessoas respeitam ou temem você? O que vai responder a essa pergunta é a forma como você se comunica com os seus colaboradores. Lembre-se: comunicar-se também é escutar. Ficará mais fácil tornar-se assertivo conforme você aprende a dar atenção ao que é dito.

Não se esqueça de que gestores preparados e que buscam sempre ampliar suas qualificações costumam despertar a admiração de sua equipe com mais facilidade.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *