Imagine que exista uma bola de cristal capaz de dizer qual o futuro da sua empresa, como estará a demanda, a precificação dos concorrentes diretos e quais serão as principais oportunidades e riscos.
Gostou da ideia? Seria incrível, de fato, mas antes que você coloque à prova a nossa capacidade de prever o futuro, já adiantamos que isso não existe. Existem, porém, ferramentas de planejamento e análises tão boas que lhe trarão todas essas informações e projeções do futuro (ou quase isso). Uma delas é a matriz SWOT e é sobre ela que vamos falar neste artigo.
Se animou? Então, atenção às dicas a seguir que parecem mágica, mas são estratégias e planejamento!
O que é Matriz SWOT?
A matriz SWOT ou análise SWOT é uma sigla que significa Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats, que em tradução literal seria: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.
Criada pelo consultor de negócios americano Albert S. Humphrey, ela consiste em justamente apontar características fortes e fracas de um negócio, além de trazer uma visão do ambiente em que ele está ou estará inserido. É indispensável para quem planeja abrir um novo empreendimento ou ampliar o segmento de algum produto ou serviço na empresa já existente.
Por que usar a Análise SWOT?
No Brasil é comum chamarmos a Matriz SWOT de Análise FOFA, que corresponde à tradução da sigla em inglês. Usá-la, além de ajudar a aprimorar os pontos fortes e os que podem estar falhando, também auxiliará a prever e a se preparar para as possíveis ameaças do mercado.
Mão na massa: como montar na prática
Comece analisando os cenários em que você pode controlar e intervir, que são os pontos fracos e fortes internos da sua empresa. Para a estratégia ser bem estruturada é preciso tempo. Faça com calma e levante os tópicos que interferem no desempenho e nas vendas do seu time.
Confira alguns exemplos que podem servir de base para sua Matriz SWOT:
Fatores internos controláveis:
Pontos Fracos:
- A capacitação da equipe é suficiente?
- Os canais de comunicação estão atualizados?
- Onde os colaboradores estão falhando?
- O atendimento ao cliente é atencioso?
- Produtos/serviços apresentam falhas?
- Como/ Por que perdemos clientes?
- Existem ações de marketing?
Pontos fortes:
- Quais os principais diferenciais da empresa?
- Quais fatores fidelizam os clientes?
- Quais as principais habilidades da equipe?
- O que você faz de melhor na empresa/pela empresa?
Fatores externos que fogem ao controle:
Oportunidades do mercado:
- Chance de impactar um público maior com novos produtos;
- Tendências gerais do mercado;
- Oportunidades de expansão de produto/segmento;
Ameaças:
- Precificação/redução de preços do concorrente;
- Queda nas vendas do segmento;
- Mudança no padrão de consumo/produto do cliente;
- Investimento em tecnologia dos concorrentes;
- Crises públicas que podem afetar a imagem do negócio;
Gostou do conteúdo? Você já fez uma Análise SWOT alguma vez em sua empresa? Compartilhe a experiência com a gente nos comentários!
Quer uma solução inteligente e econômica para o transporte corporativo do seu negócio? Então, clique aqui e conheça como a 99 Empresas pode te ajudar!
Deixe um comentário