Como uma pesquisa de clima organizacional pode salvar a empresa de crises internas e motivar a equipe

Você costuma olhar a temperatura antes de sair de casa? Ou o clima antes de planejar uma viagem? Tais ações ajudam a evitar imprevistos, não é mesmo? Esse é o mesmo objetivo da pesquisa de clima organizacional. Ela ajuda a evitar situações inesperadas no seu time, que muitas vezes poderiam ser evitadas se esse acompanhamento fosse feito com alguma frequência.

Esse tipo de levantamento, de fato, quer dizer o que o nome sugere e ajuda a analisar como está o relacionamento e a satisfação da sua equipe, além de dar um panorama da imagem que seus funcionários têm da empresa.

A falta da pesquisa pode deixar muitos líderes sem saber o que fazer em momentos difíceis, tendo que lidar com funcionários desmotivados, que não demonstram sua insatisfação diretamente, mas que a refletem no trabalho.

Mas calma, se você ainda não a faz em sua empresa, é só prestar atenção nesse artigo. Nós separamos algumas dicas e outros benefícios do porquê realizar esse tipo de ação. Confira a seguir e vamos identificar a “previsão do tempo” no seu negócio!

  1. Colaboradores se sentem mais ouvidos

Ao fazer esse tipo de ação, seu time irá se sentir mais ouvido e valorizado, o que é bom para o seu negócio e para as pessoas que trabalham nele. É o momento de encontrar algo que está desmotivando ou irritando a equipe e que ninguém nunca teve coragem de dizer diretamente.

  1. Acabe com os conflitos desnecessários

Se o seu time não tem espaço para dizer o que pensa ou não se sente à vontade para se expressar, esse problema pode virar um desastre. Para evitar conflitos internos desnecessários ou até que realocar funcionários de posição, a pesquisa de clima organizacional é uma alternativa. Ela pode trazer um termômetro, inclusive, para determinar se você ou algum outro gestor está passando dos limites nas cobranças ou errando o tom na hora de falar com a equipe.

  1. Retenha talentos na sua empresa

Conversando a gente se entende e pesquisando a gente entende toda a equipe. Saiba o que seus colaboradores esperam do futuro profissional e quais seus planos dentro da empresa. Assim você evita perder talentos que realmente esperam um crescimento profissional dentro da empresa e pode, ainda, criar planos de crescimento com mais eficácia para todos.

 

Como fazer uma pesquisa de clima organizacional?

Agora que você já entendeu o que é uma pesquisa de clima organizacional e sabe um pouco da importância dela, é hora de descobrir como aplicar na sua empresa. O primeiro passo é entender que ela não é só um meio para ouvir críticas e reclamações e, sim, saber o que seus colaboradores pensam da empresa e o que aspiram em relação ao seu futuro profissional.

Para ter uma pesquisa sincera, é ideal que os formulários tenham a opção de preenchimento anônimo. Assim as pessoas se sentirão mais à vontade para fazer apontamentos reais sobre o trabalho e a organização.

Mesmo que de alguma forma você descubra ou identifique quem preencheu o formulário, não faça perguntas referentes ao que foi informado para não quebrar a confiança nesse tipo de ação.

Separamos algumas sugestões de perguntas que podem ser feitas. Na pesquisa de clima organizacional, confira:

 

  • Você considera sua remuneração justa?
    Responda “sim” ou “não” e por quê
  • As tarefas são divididas de forma justa e igual entre todos do seu setor?
    Responda “sim” ou “não” e por quê
  • As pessoas se relacionam de forma harmoniosa na empresa?
    Responda “sim” ou “não” e por quê
  • De 0 a 5, o quanto você concorda com a frase “Meu gestor/líder é educado e compreensivo”?
    0 representa ‘não concordo nada’ e 5 ‘concordo totalmente’
  • De 0 a 5, o quanto você concorda com a frase “Eu recebo instruções e feedbacks assertivos sobre a forma como estou trabalhando”?
    0 representa ‘não concordo nada’ e 5 ‘concordo totalmente’
  • De 0 a 5, o quanto você concorda com a frase “Eu confio no meu líder/gestor e acredito que ele faz boas escolhas no dia a dia do trabalho”?
    0 representa ‘não concordo nada’ e 5 ‘concordo totalmente’
  • De 0 a 5 o quanto você concorda com a frase “Meu trabalho é reconhecido na empresa e todos os colaboradores têm oportunidades de crescimento igual”?
    0 representa ‘não concordo nada’ e 5 ‘concordo totalmente’
  • Você espera continuar trabalhando aqui nos próximos 2 anos? Como se enxerga nesse futuro? Responda “sim” ou “não” e por quê. 
  • Se você pudesse mudar qualquer método de trabalho ou regra na empresa, o que mudaria?
    Justifique sua resposta

* Lembre-se: essas são apenas sugestões e que podem ser alteradas de acordo com o cenário da sua empresa ou informação específica que você deseja levantar. Por exemplo: Se houve alguma mudança recente na empresa e você quer saber a opinião dos seus colaboradores sobre isso, é ideal que formule perguntas sobre essa alteração.

O que fazer com os dados da pesquisa de clima organizacional?

Com as respostas em mãos, você irá conseguir identificar pontos em sua empresa, como:

  • Quais os possíveis planos de carreira;
  • Métodos de trabalho que estão dando certo e errado;
  • Confiança no líder;
  • Satisfação no trabalho;
  • Se as tarefas são divididas de maneira justa;
  • Satisfação com a remuneração;

Armazene os dados em uma planilha e a partir das respostas na pesquisa de clima organizacional, pense em ações e métodos para corrigir o que está gerando insatisfação na equipe. Invista nos pontos fortes apontados com boas notas e seja transparente com as possibilidades de mudança.

Gostou? Então fica mais! Tem muitos outros conteúdos para e você sua empresa no Blog 99 Empresa. Aproveite e conheça a nossa plataforma para empresas e descomplique o reembolso de notas de corridas de táxi.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *