Todos querem saber: como se tornar líder de sucesso?

Todos querem saber: como se tornar líder de sucesso e, quem sabe, até um CEO? Se essa é a sua meta, esse conteúdo é especialmente para você! Independentemente do seu cargo hoje, é sempre a hora de dar o primeiro passo para uma jornada de sucesso.

Como se tornar um líder de sucesso: 5 dicas para aplicar hoje

  1. Visão de líder

O líder sempre deve enxergar além do tempo em que está, é preciso ter uma visão estratégica sobre o futuro da empresa e aprender com os erros passados. Se você já ocupa esse cargo, motive os seus times, dê exemplos práticos de como fazer o trabalho da melhor forma.  

Seja paciente e converse sobre os pontos positivos e negativos da equipe. Não espere que dar broncas irá resolver os problemas como mágica, coloque no papel o que espera e compartilhe isso com seu time. Mostre sempre otimismo e vigor em executar suas tarefas diárias, afinal, ninguém se torna CEO só reclamando o tempo todo, não é mesmo?

  1. Espírito de dono(a)

Para ser CEO não é preciso ser o dono(a) ou fundador(a) da companhia, você pode chegar a esse patamar mesmo sem ter a empresa em seu nome. Mas, obviamente, é preciso ter o sentimento de que o negócio é seu para ocupar esse cargo. E esqueça a ideia de que você só vai mandar em todo mundo. Sentar na cadeira que preside os rumos de uma organização quer dizer que você deve ralar dobrado e estar disposto a resolver os problemas a qualquer hora e dia. 

Comece hoje pensando em quais os problemas que você pode solucionar no setor em que está ou em outros e arregace as mangas. Antes de ser CEO da empresa, você deve ser o ‘CEO da sua equipe’.

  1. Visão de negócios e estudos

Por qual motivo sua empresa existe? Quem são seus principais concorrentes? Como está o mercado? O que e como vocês estão vendendo? Quais os pontos fracos e fortes da sua área? Se você sabe responder a essas perguntas, então está no caminho certo de como se tornar um CEO. 

A visão de negócios é determinante para quem deseja ocupar esse cargo, mas não pense que só a prática vai te fazer chegar lá facilmente. Invista nos estudos, principalmente nas áreas de finanças e vendas, que são essenciais para essa posição e irão abrir um leque de possibilidades imenso para te fazer pensar e agir de forma estratégica.

  1. Networking: ninguém chega lá sozinho(a)

Quem são as pessoas na sua empresa que podem te apresentar aos líderes da área que você deseja alcançar? Estreite o relacionamento com esses grupos e faça uma boa imagem profissional de você. Ofereça ajuda no trabalho, peça dicas do que estudar e de como executar o trabalho da melhor forma possível. Mas faça isso de forma natural, ninguém gosta de pessoas invasivas. 

Esteja aberto a fazer o mesmo com pessoas de outras corporações. O Linkedin é uma boa plataforma para apresentar o seu trabalho e aumentar a sua rede de relacionamento com profissionais que ocupam cargos de liderança. Porém, o cuidado para não parecer impertinente vale por lá também, ok? Nada de ficar enviando dezenas de mensagens privadas.

  1. Nada de fugir dos problemas. Encare-os!

Um dos passos mais importantes de como se tornar um CEO está na habilidade de saber lidar com crises. É o momento que, de fato, será possível mostrar suas aptidões para gestão financeira, humana e para criatividade na hora de contornar os problemas de forma efetiva.

Além disso, não é preciso chegar ao cargo máximo da empresa para saber como estão suas habilidades referentes a esse tipo de desafio e para praticar isso no dia a dia. Faça uma breve avaliação de como seria sua iniciativa ao saber que um problema está acontecendo na empresa. Não apenas faça essa autoanálise, como também se prontifique a colocar a mão na massa. Esteja disposto a ajudar e proponha soluções ao seu alcance de forma autônoma ou com auxílio de seus líderes. Só assim você conseguirá ganhar experiência na resolução de problemas, desenvolver jogo de cintura e até entender melhor os caminhos que pretende seguir para se desenvolver cada dia mais.

Curtiu? Tem muito mais conteúdo como esse aqui no blog da 99! O que o atletismo pode ensinar para os negócios da sua empresa? Esse foi o tema da nossa entrevista com o Pedro Chiamulera, vem conferir! 

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *