Homem mexe em calculadora que está sobre a mesa. Na mesa também está um caderno e uma caneta. Ele está vestido de camisa e gravata.

Conheça as 6 vantagens da implementação da gestão de custos

Reduzir custos, aumentar a produtividade e garantir a satisfação do cliente: essas 3 metas compõem hoje o que podemos chamar de Triângulo das Bermudas empresarial. Isso porque são objetivos que, ao menos a princípio, parecem ser totalmente contraditórios e impossíveis de serem alcançados em conjunto. Mas, na verdade, é possível sim, desde que você faça uma excelente gestão de custos.

A gestão de custos corresponde ao processo de organizar e administrar os custos da empresa, visando equilibrar a balança entre gastos e receitas. Processualmente, é de responsabilidade da contabilidade fazer a gestão de custos. Todavia, é uma prática que deve permear a organização por completo, a fim de que se mantenha eficiente e competitiva no mercado.

Conhecer as vantagens desse processo não é meramente informação. É insumo para que você possa melhorar a estratégia da sua empresa e garantir a perpetuidade dos negócios. Sendo assim, que tal partirmos logo para os benefícios da implementação da gestão de custos? Acompanhe!

Minimiza os gastos supérfluos

Com pausas em contratos, aumento da inadimplência e retração econômica, o primeiro pensamento de todo empreendedor é cortar gastos desnecessários. Mas como identificar quais gastos são realmente dispensáveis e quais não podem ser mexidos? Fazendo a gestão de custos, é claro!

Quando você mantém sob controle todas as contas da empresa, desde a compra de um lápis até a aquisição de maquinário, consegue ver com facilidade onde seus recursos estão sendo mais consumidos e agir pontualmente em cada situação, com o objetivo de otimizar o uso desses recursos.

Se cada setor faz um pedido de compras separadamente, por exemplo, podem haver pedidos duplicados. Já com a correta gestão de custos, isso se refletirá em uma política centralizada de compras, a fim de evitar tais desperdícios — que podem parecer pequenos à primeira vista, mas que, ao longo do tempo, costumam representar grandes somas de dinheiro.

Ajuda a definir metas financeiras

A gestão de custos é uma ferramenta imprescindível para que você defina suas metas financeiras de curto, médio e longo prazos, pois revela quanto sua empresa gasta para manter os negócios em funcionamento. A partir dos dados de custos, você é capaz de determinar metas de vendas, de retenção de clientes, de aumento da produtividade e, é claro, de redução de gastos.

Mas atenção: é importante que as metas não fiquem apenas no nível estratégico, mas que sejam compartilhadas com toda a organização. Afinal, todos consomem recursos! Nesse sentido, o ideal é procurar envolver seu time na definição das metas e na elaboração do plano de ação para alcançá-las. Visões externas ao financeiro podem trazer ideias inovadoras para que a empresa melhore sua gestão dos recursos e reduza os gastos.

Influencia na formação de preço

Quando você precifica seus produtos ou serviços, o que faz é calcular seu custo de produção e aplicar uma margem de lucro sobre esse valor, visando rentabilizar o negócio. E de onde vem o custo de produção? Da gestão de custos!

O levantamento detalhado dos custos da empresa é a melhor forma de conhecer os aspectos financeiros do seu negócio e realizar uma formação de preço adequada, que seja coerente com suas necessidades de geração de receita e, ao mesmo tempo, competitiva perante o mercado.

Quando a gestão de custos é feita de forma consistente, é possível aumentar a rentabilidade do negócio mesmo sem subir os preços ou aumentar as vendas, somente com sua capacidade de analisar onde é possível reduzir custos e aumentar a eficiência.

Permite priorizar investimentos

Em tempos de crise, outro pensamento bastante comum nas empresas é parar todos os investimentos até que a tempestade passe. No entanto, sabendo gerir seus custos com propriedade, você não precisa estagnar seu negócio. Nesse caso, torna-se perfeitamente possível continuar crescendo.

Como a gestão de custos dá um panorama geral das finanças da sua empresa a longo prazo, você pode planejar ações que caibam no seu bolso e possam ser concretizadas independentemente da situação econômica do país.

Para tanto, basta realizar a análise de viabilidade de cada projeto e, ao mesmo tempo, calcular o retorno dos investimentos, priorizando aqueles que tragam maior resultado em menos tempo. Por mais que você tenha que desembolsar um valor grande, se o retorno compensar, por que esperar mais?

Funciona como ferramenta de decisão

Decisão é uma palavra que, por vezes, pode até assustar. Afinal, uma decisão equivocada pode significar prejuízos financeiros, perda de tempo e frustração de expectativas. Isso só confirma a importância de se tomar decisões pautadas em dados concretos, que tendem a ser mais precisas. Fazendo uma boa gestão de custos na sua empresa, tudo isso passa a ser bem mais simples.

O controle de custos diz exatamente quando e quanto você pode gastar sem prejudicar seu desempenho financeiro. Dá também uma visão de longo prazo a respeito da performance da empresa, como ela vem se desenvolvendo e em que pontos precisa melhorar a gestão financeira, além de ainda trazer diversos insights sobre como fazer tudo isso. Em suma: dá suporte às suas decisões, evitando que elas sejam tomadas somente com base no feeling.

É por esse motivo que a contabilidade vem se tornando um setor cada vez mais estratégico nas organizações. Mais que calcular impostos, realizar pagamentos e gerir documentos, os profissionais que atuam nessa área devem ter uma visão integrada do negócio, percebendo onde é possível realizar mudanças para que a gestão de custos da empresa seja mais efetiva.

É totalmente mensurável

Atualmente, larga na frente quem tem uma capacidade de análise de dados mais apurada, pois é com base em dados e fatos concretos que as melhores decisões são tomadas. Nesse sentido, você não tem com que se preocupar na gestão de custos, já que tem em mãos informações totalmente mensuráveis ao longo do tempo.

Por meio da gestão de custos você pode analisar o passado financeiro da sua empresa e projetar o futuro com muito mais certeza sobre os resultados que virão. Pode ainda identificar tendências, corrigir falhas e maximizar seus recursos com base nesses dados, tornando sua gestão muito mais assertiva e propícia ao sucesso.

Mas como a gestão de custos é apenas um dos processos fundamentais de toda organização, é preciso conhecer os outros e saber como implementá-los na sua empresa. Para isso, não perca mais tempo: assine a nossa newsletter e seja o primeiro a receber as novidades!

Veja Também

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *