mesa-de-madeira-com-calculadora-em-cima

10 dicas para melhorar seu controle financeiro empresarial

O capital de uma empresa é algo muito importante para definir desde as economias até o sucesso do empreendimento como um todo em seu ramo de atuação.

Se está difícil gerenciar essa área do seu negócio e você tem perdido o sono toda vez que pensa no tema, é um sinal de que é preciso melhorar o controle financeiro empresarial. A seguir, nós trouxemos dicas importantes que irão ajudar nessa tarefa. Confira.

10 dicas para melhorar o controle financeiro empresarial

  1. Por que o controle financeiro é tão importante?

A primeira coisa que se precisa é entender o porquê o controle financeiro é tão importante. Essa prática é essencial para manter a saúde vital de qualquer empreendimento e garantirá que a empresa tenha dinheiro em caixa para cumprir com suas obrigações legais, pagar colaboradores, fornecedores e poder projetar o crescimento em longo prazo, além de apontar uma possível necessidade de reduzir custos e dar parâmetro para saber como é possível fazer isso.

  1. Separe finanças pessoais e empresariais

Alguns gestores acabam cometendo o grande erro de misturar as finanças pessoais com as da empresa e criam uma porta de entrada para o descontrole financeiro e a falta de gerenciamento. Tenha contas distintas nas instituições financeiras e não misture os gastos.

  1. De olho no cenário financeiro

Esteja sempre atento à entrada e saída de capital da empresa. Manter um fluxo de caixa eficiente é um dos primeiros passos para fazer isso da forma correta e saber se as contas estão no azul ou no vermelho e é uma das práticas primordiais para um bom controle financeiro empresarial.

  1. Juros são perigosos

Apoie-se nas linhas de crédito apenas quando não houver outra solução. Os juros podem se tornar armadilhas perigosas e afetam a capacidade de lucratividade de qualquer empreendimento. Busque sempre pelas melhores opções do mercado, se for preciso recorrer a empréstimos.

Você vai gostar: Fluxo de caixa projetado: o que é e como elaborar?

  1. Fundo reserva

Um fundo reserva criado com investimentos empresariais pode ser uma ótima saída para evitar situações como a descrita no tópico anterior. Reserve uma quantia que seja destinada apenas para cobrir imprevistos, assim não será preciso recorrer aos empréstimos.

  1. Estoque bem planejado

Planejar o seu estoque faz parte de um bom controle empresarial também, saber o quanto ter de produtos em um determinado período do ano de acordo com projeções e históricos de vendas é um dos caminhos. A depender do tamanho do seu imóvel os produtos de uso diário e de escritório também podem estocados.

  1. Capital de giro saudável

O capital de giro é responsável pelo funcionamento da empresa. É com essa quantia que literalmente tudo acontece na empresa das despesas fixas às variáveis, garanta que ela sempre esteja garantida.

  1. Estreite a relação com fornecedores

Comprar de um mesmo fornecedor sempre pode garantir descontos e concessões de prazos maiores para pagamento. Encontre empresas que consigam atender a sua demanda e disponibilizem pagamento facilitado para a realização dos seus serviços.

Veja também: Investimento: seu dinheiro pode render mais

Aprenda Como Calcular Gasto Com Transporte Na Sua Empresa

  1. Planejamento em longo prazo

Um dos principais pontos positivos do controle financeiro empresarial é a capacidade de prever cenários e se preparar para eles. Por tanto, faça um planejamento que abranja pelo menos um ano. Nele devem conter todos os gastos fixos e variáveis possíveis de presumir.

  1. Controle o gasto com transporte corporativo

Controlar o gasto com transporte de funcionários irá ajudar a economizar e manter os custos supervisionados. Com a 99 Empresas é possível acompanhar e limitar o gasto dos colaboradores e/ou a quilometragem percorrida mensalmente e dar fim ao reembolso de colaboradores, prática normalmente usada por muitas empresas, mas que traz o risco da inexatidão dos valores. Clique aqui e saiba como podemos ajudar a sua empresa com o transporte de colaboradores!

Gostou do conteúdo? Acompanhe o Blog 99 Empresas e leia artigos diários sobre mercado e finanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *